O Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida dá início a um projeto inédito de implantação do Xadrez em sala de aula. |
O Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, do distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana, com a implantação do Novo Ensino Médio em 2022, introduz o Xadrez em sala de aula.
A eletiva “Matemática nos tabuleiros” é ofertada aos alunos do 1º ano, com a expectativa de aprimorar a disciplina, o raciocínio lógico, a concentração e o planejamento. No Xadrez o tabuleiro propõe problemas e mais problemas, e através da análise das situações vividas durante as partidas, pouco a pouco, os alunos aumentam a capacidade de transferir essas experiências fictícias para a vida real, solucionando problemas com mais simplicidade e eficiência.
A proposta curricular é pautada na percepção de que as atividades lúdicas exigem concentração e análise, suas práticas voltadas para objetivos específicos e orientados contribuem para a aprendizagem nos mais diversos campos dos saberes. A prática enxadrística favorece o desempenho emocional, afetivo, cooperativo, moral e social, o espírito competitivo, desafiador, transmitindo confiança e servindo de motivação, mesmo diante de decisões que não são favoráveis em determinado momentos, mas que fazem parte de uma estratégia elaborada com o intuito de alcançar seus objetivos.
Parabéns à direção e ao pedagógico da Escola pela implantação da disciplina, que com certeza frutificará, elevando ainda mais o nível cultural local e, por consequência, da nossa querida Bom Jesus do Itabapoana.
Fabio Vargas
Muito bacana ver escolas aplicando esta proposta pedagógica que alinha o "útil ao agradável".
ResponderExcluir