Scheila Brasil Rodrigues Spadarott Bullus |
Filha de Aristides Rodrigues Pinto, do Arraial do Café e da professora Eny Brasil Pinto, de São José do Calçado (ES), Scheila tem dois irmãos: Renan e Rui. Casada com o artista plástico Javerson Spadarotti Bullus, tem três filhos: Raphael, Ravel e Raí e três netos: Raphaela, Andrey e Catarina.
Foi a partir de 1993, no departamento de cultura no governo do prefeito José de Oliveira Raft, em São José do Calçado, que Scheila pôde desenvolver suas habilidades culturais.
Segundo Scheila, "depois que vi como funcionava a Feira de Artesanato em Vitória, levei essa prática para minha cidade natal. Como resultado, o artesanato local foi levado pra feiras nacionais em Maceió e Belo Horizonte, resultando em produtos vendidos para a França (bonecas de palha e bordados). O Coral Vozes da Montanha foi uma das ações culturais no Departamento de Cultura, em São José do Calçado. A primeira Festa do Carro de Boi foi realizada durante sua atuação no Departamento de Cultura, em parceria com o Secretário Municipal de Agricultura, Mauricio Valinho.
Por duas ocasiões, na Feira dos Municípios em Vitória, ganhamos duas ambulâncias para o município", assinala.
Desde 1998, Scheila atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Estadual Governador Roberto Silveira em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), de 1998 a 2017. Atualmente, trabalha na secretaria do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin. De 2001 a 2004, atuou como professora da rede municipal no distrito de Calheiros. Em ambas as instâncias, sempre desenvolveu importantes atividades culturais com seus alunos.
Exerceu a Chefia de Gabinete da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana por sete anos e foi Secretária de Cultura interina por ocasião de uma das edições do Festival de Chorinho.
Scheila é membro correspondente da Academia Maria Antonieta TATAGIBA Arte -Historia -Letras do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana e é membro honorário da ALACEB (Academia de Letras e Artes do Centro Educacional Batista, de Bom Jesus do Itabapoana ).
Recentemente, passou a se dedicar à literatura, mais especificamente à poesia. Como resultado dessa imersão na literatura, Scheila foi convidada a integrar a Academia Feminina Espírito-Santense.
Trata-se de um importante reconhecimento à sua atuação literária.
A seguir, publicamos uma de suas poesias.
Entre linhas
Sentimentos diversos
dores d'alma
esperanças por melhores dias
entre linhas e inspirações,
descobertas, aprendizados, transformações
o despertar das sensações
E, assim, entre linhas,
vou tecendo a vida.
Scheila Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário