sábado, 30 de setembro de 2023

O BARQUINHO

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Quero ver você sorrindo

Quero ver você amando

Quero ver um barquimho

Em pleno mar navegando


As águas uas sempre serenas

Numa noite de luar

O barquinho navegava 

A gente feliz a cantar!


Noite linda de luar!

As estrelas brilham no mar

O barquinho a navegar

E todos nós  a sonhar!


Wilma

Os 90 anos do Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira




Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira e seu filho de criação Eliton de Souza Polverine, o Muchacho, um dos melhores músicos do país (arquivo)


Nilo Rodrigues Oliveira, Maestro e presidente da Lira Operária Bonjesuense, nasceu no dia 02/10/1933, em Bom Jesus do Norte/ES. 

Seus pais são Pedro Rodrigues de Oliveira e a italiana Amélia Bartolomeu Pira. Os avós paternos são Pedro Rodrigues de Oliveira e Maria de Jesus Rosa. Os avós maternos são os italianos Bartolomeu Pira e Davina Serra. São 6 os filhos com a saudosa Anésia Teixeira de Oliveira: José Luís, Pedro, Nilo Antero, Maria Amélia, Maria Cristina e Eliton. "Eliton tem contato com a música desde os 7 anos de idade, e sempre esteve ligado à Lira. Hoje, já formado, entende tudo de música e me substitui como maestro, quando estou ausente", explica.

Nilo possui 5 irmãos: Maria, Humberto, Maria Amélia, Aurelina e Nair.

O primeiro instrumento musical que aprendeu tocar foi uma sanfona, quando tinha cerca da 12 anos, e morava na zona rural conhecida como Barra do Ribeirão Alegre. Com 17 anos, já animava eventos com sua sanfona. Posteriormente, teve, como mestre, o Professor Bastião, regente da Lira Operária, que formou uma geração de músicos. Ingressou então na agremiação em 1952, estando na mesma até hoje, com muito idealismo e dedicação. Quando era jovem, estudou no Grupo Escolar Pereira Passos.

Ao passar a dar aulas, na Lira, teve de comprar livros e, para se aperfeiçoar, acabou se tornando autodidata.

Desde 1982, é maestro e presidente da Lira, chegando, com sacrifício, a investir recursos próprios para mantê-la funcionando.

No dia 9 de julho de 1999, organizou uma grande festa onde inaugurou, na sede da entidade, os retratos dos fundadores da Lira.

Na época de pandemia, Nilo não mediu esforços para ensinar música, na Escola da entidade, a três irmãos: Emily, 9, Asaf, 10, e Lavinnya, 12, filhos de Luís Fernando Rodrigues Aureliano e Cinthia de Souza do Nascimento. Continua, desde então, com o idealismo de sempre, preocupado com a formação de novos músicos.

Um fato marcante na vida de Nilo, que revela a grandeza de seu coração, foi a decisão em adotar Eliton de Souza Polverine, conhecido como Muchacho, quando este tinha 8 anos de idade e estava sem lar. Hoje, com 51 anos, Muchacho é um dos melhores músicos da Lira Operária Bonjesuense e do país, com apresentações na Itália. Muchacho testemunha que "Deus colocou um anjo em minha vida: o Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira". Em breve, o jornal O Norte Fluminense irá publicar entrevista exclusiva com Muchacho, que, com seu saxofone, faz sucesso por onde passa.

Nilo deixa uma mensagem para as novas gerações: "Procurem a Lira Operária, que terão aulas gratuitas para aprenderem a tocar instrumentos musicais. Ninguém pagará nada, nem os cadernos utilizados na Escola!".

Nilo Rodrigues completará 90 anos no próximo dia 2 de outubro, com o vigor e os sonhos de um jovem. Constitui, portanto, um grande exemplo de vida para as novas gerações, na luta pela construção de um mundo culto e humanizado.

O jornal O Norte Fluminense parabeniza o Maestro Nilo, com votos de muitos anos de vida!


Asafe, 10, Maestro Nilo Rodrigues, Emily, 9, Lavinnya, 12, e o pai Luís Fernando Rodrigues Aureliano, na sede da Lira Operária Bonjesuense (arquivo)






Sede da Lira Operária Bonjesuense


(Extraído de espacoculturallucianobastos.blogspot.com)



O maestro Nilo Rodrigues Oliveira


Nilo Rodrigues e a Lira Operária em apresentação no Espaço Cultural Luciano Bastos


(Matéria com a colaboração de Luís Fernando Rodrigues Aureliano)





sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O BRILHO DO SARAU COM ABERTURA DO BAZAR CAFÉZIN


Ocorreu, hoje à noite, no Espaço Cultural Cafézin, de propriedade do consagrado artista plástico Adilson Figueiredo, um Sarau com abertura do Bazar Cafézin.

O evento contou com a participação do renomado pianista Luis Otavio Barreto, que brindou a todos com um belíssimo repertório.

O Espaço Cultural Cafézin, agora contando com um precioso Bazar, fortalece ainda mais o desenvolvimento cultural de Bom Jesus e região.











quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Baden Powell ganhou monumento em sua homenagem na praça central de Varre-Sai, cidade natal do violonista e compositor



Nesta terça-feira, dia em que completa 23 anos de morte do violonista e compositor Baden Powell, filho mais ilustre de Varre-Sai, a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Turismo, inaugurou um monumento em homenagem ao artista na Praça Antônio Camilo de Oliveira. Além do prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini, do vice João do Godo, da secretária de Turismo, Fátima Pimentel, e autoridades municipais, a homenagem contou com a presença do filho de Baden, o também violonista Marcel Powell e esposa Karla de Sá.

Baden Powell de Aquino nasceu em Varrre-Sai, em 06 de agosto de 1937, filho de Lilo de Aquino de Adelina de Aquino (D.Neném), foi considerado um dos grandes músicos brasileiros de sua época e um dos maiores violonistas de todos os tempos. Com parceiros importantes, como  Vinicius de Moraes, compôs dezenas de músicas, entre as quais, os consagrados afro-sambas.

 A escultura foi doada pelo artista Célio Nogueira que falou do privilégio de esculpir o artista mais famoso do município.

“É uma honra e uma oportunidade que todo artista gostaria de ter que é esculpir o varre-saiense mais famoso que é Baden Powell. E a gente passa a ser conhecido na cidade por outro dom”, disse

Marcel Powell destacou a satisfação em ver o reconhecimento de Varre-Sai pela vida e obra do pai.

“É uma coisa especialíssima, essa homenagem na cidade onde meu pai nasceu. Não tenho palavras para definir, me faltam adjetivos para dizer o quanto estou feliz. Sou músico por influência do meu pai. Infelizmente meu irmão e minha mãe não puderam comparecer. Mas agradeço à secretária Fátima, ao prefeito Dr.Silvestre e ao artista, pela belíssima escultura. Paco de Lucía tem uma escultura na sua cidade e agora Baden Powell também tem na sua terra. O legado dele fica e essas coisas vão mostrando o tamanho do artista e de sua obra”, disse Marcel.

A secretária Fátima lembrou que o projeto foi iniciado em 2018 quando fez um orçamento, mas não foi concretizado e quando descobriu as habilidades de Celinho.

“Pedi a ele um orçamento e ele disse que não cobraria nada. A minha gratidão ao artista. Baden Powell e Varre-Sai merecem essa obra de arte de grande significado. Baden essa personalidade ilustre que foi e será sempre aplaudido e eternizado. Agradeço a presença de Marcel e da Karla, que não mediram esforços para estarem presentes nesse momento símbolo para nossa cidade. Com certeza, será mais um atrativo turístico a ser divulgado no mundo virtual”, destacou a secretária.

O prefeito Silvestre Gorini lembrou o orgulho de Baden de ser varre-saiense.

É uma bonita homenagem e Baden Powell, um grande músico varre-saiense e sempre foi fiel às suas origens. Tive a oportunidade de ir a dois shows dele no Rio e sempre iniciava suas apresentações com imagens de Varre-Sai e da Lira Santa Cecília. A escultura eterniza a presença dele aqui na praça”, disse.

A cerimônia contou com apresentação do grupo Baden Baden, que canta as músicas de Baden Powell, dos alunos da tia Rita e da Lira Santa Cecília. 

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai








terça-feira, 26 de setembro de 2023

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

4ª Escola de Música será estabelecida em Bom Jesus do Itabapoana

O Espaço Cultural Cafézin conta agora com dois pianos 

O Espaço Cultural Cafézin, do consagrado artista plástico Adilson Figueiredo, anuncia para ano que vem, a fundação 4ª Escola de Música de nosso município. 

Para tanto, Adilson adquiriu seu segundo piano. As aulas devem ficar a cargo do pianista Luis Otavio Barreto, idealizador do projeto "Bom Jesus, a Capital do Piano". Além disso, professores do Rio de Janeiro devem ser trazidos para a realização de "masterclasses", que constituem aulas dadas por mestres.

No dia 12 de setembro de 1985, Marise Xavier  fundou a Escola de Música Cristo Rei.

No dia 17 de fevereiro de 1997, Anizia Maria Pimentel Gomes fundou a Escola de Música JEMAJ.

No dia 6 de fevereiro de 2017, Thadeu Almeida fundou a Escola de Música MusicArt.

Saudamos o Espaço Cultural Cafézin, Adilson Figueiredo e Luis Otavio Barreto, por protagonizarem o fortalecimento do desenvolvimento cultural de nossa região!



Descubra o seu espírito aventureiro neste fim de semana!


 "Descubra o seu espírito aventureiro neste fim de semana!

 Explore deslumbrantes cachoeiras, acampe sob um céu estrelado, domine as águas do rafting e trilhe caminhos que revelam paisagens de tirar o fôlego.

 Uma experiência única que vai despertar seus sentidos e deixar memórias inesquecíveis.

 Seja ousado, desafie-se e venha viver essa emocionante aventura com JoCa Aventuras!"

"Começo a semana sensibilizado com a magia do EXISTIR..." por Dr Pedro Antônio de Souza


Começo a semana sensibilizado com a magia do EXISTIR.

Constatar...me basta!

Acreditar...me submeto!

Surpreendências...me venham! 

Confiança...me expanda! 

Fé... me COMPLETE! 


Pedro Antônio de Souza

II Casa Cenário no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana


 

E vamos que vamos, usando a FORÇA dessa UNIÃO para que o II CASA CENÁRIO seja um sucesso e se torne mais um EVENTO TRADICIONAL no nosso Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, o melhor recorte histórico do Espírito Santo no final do século XIX e começo do século XX. 

Precisamos ser incansáveis em convidar nossos familiares e amigos e divulgar nas nossas redes sociais. 

A PROGRAMAÇÃO está diversificada e muito bonita. 

De parabéns a Comissão Organizadora.




domingo, 24 de setembro de 2023

MARIA BEATRIZ RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃ BENEMÉRITA

 


A Câmara Municipal realizou no dia 14, uma sessão solene em comemoração ao 61º aniversário  de Emancipação Político-administrativa da cidade de Laje do Muraé, na ocasião Maria Beatriz Silva recebeu o Título de Cidadã Benemérita em reconhecimento pelo seu trabalho prestado  a cultura do município.   A concessão do título foi oficializada através da Resolução nº 156/2023 e a  indicação pelo vereador Lucas Terra Bastos. 

Emocionada ao receber a honraria, Maria Beatriz estendeu a homenagem aos seus familiares, aos companheiros que juntos labutam pela cultura e aos colaboradores dos projetos culturais.  

"É gratificante receber esta homenagem, sinto-me feliz e honrada. Sinceros agradecimentos ao vereador Lucas Terra pela indicação e pelo reconhecimento ao meu trabalho". 

Maria Beatriz Silva, natural de Laje do Muriaé (RJ), nascida aos 13 de maio de 1962, Graduanda do Curso de Letras da UFF/CEDERJ - Polo Itaperuna (RJ), Graduanda do Curso de Pedagogia/ Estácio de Sá, Concluiu o curso de Habilitação Profissional de Magistério Para o 1º Grau em 1982 e Curso Técnico em Contabilidade. Funcionária pública há 40 anos, na área da saúde, exercendo, no momento, o cargo de Assessora de Secretaria.  É poetisa, trovadora, Aldravista e ministra oficinas de poesia e incentivo a leitura. Dama de Honra da Obra Poética e Literária Brasileira, Assessora da Senadoria da Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Estadual de Política Cultural RJ - 2016/2018, Membro Correspondente e fundador das Academias de Letras: de Búzios, São Pedro da Aldeia, dos Intelectuais e Escritores do Brasil em São Paulo, da Federação Febacla Rio de Janeiro. Autora do livro Trovas ao Luar. Diretora do Centro Cultural Maria Beatriz. Organizadora Nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa – Portugal. Teve seu projeto em Exposição no Museu Dom Diego Braga Portugal. Tem e-books publicados e hospedados em Portugal. Participações em várias Antologias, nacionais e internacionais. Detentora de vários títulos literários nacionais e internacionais pelos relevantes serviços prestados a Cultural e a Educação.

sábado, 23 de setembro de 2023

Três poemas clássicos de Padre Mello: "LEÃO XIII", de 1887 , "MORIBUNDA", de 1906, e "MORTA", de 1906


LEÃO XIII

Composta em março de 1887, pelo então seminarista Antônio Francisco de Mello, no Seminário de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores 


O verbo incendiado ao sopro onipotente

da Pomba que descera em nuvem refulgente,

qual mística centelha iluminando o espaço,

convida o mundo inteiro ao fraternal abraço.

Chove a graça divina e apaga a sede intensa,

alteia-se a virtude onde germina a crença,

e surge por encanto a luz do sol fecundo,

da bruma envelhecida o criminoso mundo.

O Cristo levantara o célico edifício,

que na verdade assenta, e aponta o precipício,

e os séculos ha visto em rápida passagem

morrer a um e um na túrbida voragem,

e vê cair ao pé o raio da impiedade

gerado na explosão de hórrida tempestade.

E tu, no entanto, ó príncipe do abismo,

levantando o pendão do vesgo modernismo,

prisioneiro da Cruz, lá vais na senda inglória

cantando sobre a Igreja efêmera vitória...



Um dia quando aprouve ao árbitro superno

doar ao grande Pio o diadema eterno,

o espírito do mal, nos homens encarnado,

em tom de urna ovação, com importuno brado,

clamava ás multidões: « Morreste, Pio Nono!

e tu ó Pedro, aí tens a Barca em abandono! »

Louco ! bem poderá, minando o régio assento,

quebrar o diadema e o cetro num momento,

os povos' conglobar de um e outro hemisfério

e desde o norte ao sul formar um só império,

e quando coroar a portentosa obra

verá que um soberano impávido desdobra,

rindo dos vãos troféus, o lábaro da Cruz,

que o soberano é Pedro e o reino de Jesus.

Lançai a vista além na esplendorosa Roma;

eis que uma nova cena aos olhos vos assoma.

Ainda chora o Tibre, envolto na saudade,

o seu famoso Atlante, o Pai, da cristandade,

ainda tem banhada a fronte entristecida,

órfã do seu Pastor, a grei estremecida,

e já novo Leão por arbítrio divino,

toma da santa Igreja as chaves e o destino.



É Pecci, o grande gênio, o portentoso vulto,

Pecci que às musas dera aprimorado culto

e, escondendo o esplendor no véu da humildade,

no sólio pontifício assenta a majestade;

Pecci que à viva luz das pedras e do ouro

coroas misturou de verdejante louro.

Estranha luz inunda a Catedral divina

e o sábio e o nobre e o grande e o potentado inclina

a fronte reverente à majestosa fronte,

de insólita ciência esplêndido horizonte.

Vê com assombro o mundo o gênio infinito

Como farol assente em rocha de granito,

E pasma quando vê pospor o assento régio

Afonso prepotente e o Estadista egrégio,

para a seus pés ouvir o decisivo aresto

que lhes detém do embate o ímpeto funesto.

Mirífico sucesso! em letras de ouro a Historia

já prestes o escreveu para eterna memória.

Vêde-o grande na causa e grande no efeito:,

—indômito, Mavorte ao verbo está sujeito.

Não ribomba no vale o tiro da metralha,

deixando ao que sucumbe o sangue por mortalha.



Não há dores no lar nem lágrimas nos olhos,

não traga o frio chão cadáveres aos molhos.

As artes, o comércio, a provida ciência

seguem no mesmo curso e mesma refulgência.

Reina o direito e brilha a cândida justiça;

o trabalho modera o esto da cobiça.

O ódio não se acende e nem o amor se apaga,

e da amarga tristeza a onda não alaga

da risonha alegria os páramos florentes...

Salve, benigno Sol! em teus raios fulgentes

aos homens dás a paz, à terra a luz do dia

convertendo o conflito em plácida harmonia.

Senhor universal e Mestre verdadeiro,

Oráculo da fé, ouve-te o globo inteiro.

Tu falas, e as nações unem-se em meigo abraço,

gigantes mas em paz bem como os sóis no espaço;

falas, e a grande voz que os ímprobos fulmina

traça direito rumo e as sirtes descortina

falas, e o doce verbo é luz que se derrama,

as almas ilumina e os corações inflama;

falas, e na ferida o bálsamo goteja,

falas, e Deus falou à militante Igreja.



Quem vê aquele vulto altivo e majestoso

regendo com império um povo numeroso,

qual antigo Moisés nos cálidos desertos

conduzindo Israel aos sítios encobertos;

quem vê aquela fronte e aquele olhar profundo

contempla em novo Ancião novo Moisés no mundo.

Mas não temais, fiéis, nem vós, homens sem crença,

de tanta realeza e divinal presença;

na doce irradiação de paternal sorriso

difunde com amor a luz do Paraíso.

A fala, o gesto, o olhar, tão doce e prazenteiro 

não vos dizem Leão mas tímido Cordeiro.

Correi que vos convida, ao amoroso amplexo

vós que do seu rebanho interrompeis o nexo.

Entrai, ele é Piloto, em sua Barca enorme

onde, entre os escarcéus, Jesus sereno dorme.

Não vos assuste a rija e assídua tempestade

que só fundeareis além na Eternidade.

Entrai, e a voz unindo aos cânticos da Igreja

que este dia feliz com júbilo festeja,

dizei : — Salve, Leão ! Salve, Pastor superno

nos séculos porvir será teu nome eterno!


MORIBUNDA


 Publicada no jornal "Itabapoana" em 08/08/1906


Quem a conhece? Quem dirá que outrora

Foi um primor de graça e de candura?

Cheia de vida, cheia de frescura,

e tão desfeita e esmorecida agora!...


Parece aquela flor que à luz da aurora

E ao sorrir da manhã serena e pura

A fronte inclina para a terra dura,

Murcha, definha, abrocha-se e descora.


Perto lhe vem os últimos momentos;

Vai desprender-se a divinal essência

Do débil organismo em ritmos lentos.


Olhos que a vistes rindo na inocência

Que lágrimas tereis, em vãos lamentos,

Para chorar tão longa e triste ausência?!...


31/07/1906



MORTA 


 Publicada no jornal "Itabapoana" em 15/08/1906

 


E ausentou-se!...já corre o pranto triste

Sobre o gélido invólucro sem vida

Ei-lo como uma pétala caída

de pobre flor que solitária existe.


E tu, filha do céu, que ao céu subiste

Sempre o verás na fúnebre jazida

Como relíquia sacra ao pó volvida,

Venerada por nós, a quem fugiste.


Bela chamou-te quem te viu as graças

Boa quem viu segredos de tua alma,

e santa o esposo que no céu abraças.


Menos punge esta dor que não acalma

Menos sentimos amargo as taças

Que na terra e no céu tens linda palma.


04/08/1906

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

04 e 05 de outubro: MUSICAL "EU TE AMO, O nosso amor é brega, e daí?", com CIA CORRE COXIA


Venda na loja Laçarote: total de 400 ingressos, sendo 100 por sessão.

04/10 - (4ª feira)

💛 : 19h

💚 : 21h

05/10 - (5ª feira)

🩵 : 19h

🩷 : 21h

LAMENTO

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


Ontem chorei baixinho

No silêncio dos lençóis 

Que enxugam minhas lágrimas

E fica tudo entre nós 


A lágrima alivia o peito

De um Poeta sonhador

Que vive em sofrimento

Pela perda de um amor


Dizem: coração de Poeta

Tem muitas moradas

Hoje chora por uma

Depois outras namoradas!


Wilma

Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA - Artes - História - Letras, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul/ES, comemorou o DIA MUNICIPAL DA POESIA (VÍDEO)

 


A Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA - Artes - História - Letras, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul/ES, comemorou o DIA MUNICIPAL DA POESIA, criado por Lei Municipal 2752, de 17 de agosto de 2022, com Missa em Ação de Graças, na Igreja Católica de São Pedro do Itabapoana, com hinos ao som do órgão executados pelo Organista Pedro Poubel. 

A presença de muitos visitantes e também da Comunidade local, propiciou um momento de reflexão e fé. 

Agradecemos ao Padre Gracione Alves, que impossibilitado de comparecer, autorizou o convite ao Padre Alcir Silva, da Paróquia de Santa Maria de Campos, Distrito de Campos dos Goytacazes/RJ.

Agradecemos a presença honrosa de cada pessoa que compareceu, entendendo estas presenças como um ato de especial carinho com as Poetisas e Poetas de Mimoso do Sul.

Os Secretários Municipais de Educação e Turismo, Gracielli Defanti e Wellington Ribeiro, respectivamente, representantes do Prefeito Peter Costa e do Vice-prefeito Paulinho Barros. A Secretária de Municipal de Cultura, Andréa Lima, justificou sua ausência. O Poder Legislativo esteve representado pelos Vereadores Cassiano Mendes e João Malavoti. 

Uma presença muito especial foi a do Prefeito de Bom Jesus do Norte/ES, Toninho Gualhano e Primeira Dama Márcia. 

Nossos parabéns às POETISAS e POETAS de Mimoso do Sul pelo DIA MUNICIPAL DA POESIA. 

Dr Pedro Antônio de Souza. 

Presidente da Academia.




quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Seleção Municipal de Xadrez em Bom Jesus


A EMEF Municipal Antônio Honório, de Bom Jesus do Norte, deu início hoje à histórica formação da uma Seleção Municipal de Xadrez, prevista em lei, sob a supervisão do professor de Educação Física Afonso, com o objetivo de representar o município nos torneios externos.

A abrangência da lei municipal se estende ao funcionamento noturno da Biblioteca Romeu Couto, ofertando a todas as idades a referida modalidade esportiva, sob os cuidados do professor Fabio Vargas

Parabéns aos dirigentes e professores do educandário, assim como à Secretária de Educação e Cultura Maria, Angélica Baptista, e ao prefeito Toninho Gualhano, pela feliz implantação deste projeto.

O 1º time de futebol de Rogério Loureiro Xavier

 


*Olá 👋 pessoa amiga e do bem.* 


*"Bom dia ao lado de amigos é sempre 10!"*

*Família e amigos são tesouros, mantenha-os por perto e desfrute de suas riquezas.*

*Hoje, aproveite a vida, o ontem já passou e o amanhã pode até nunca chegar."*

*Aonde vocês estiverem nunca se esqueça de mim... Muita paz e amor para todos!*

*"A foto, acima, é do Esporte Asteca Rio." Os Canarinhos de Ramos - RJ (Meu primeiro time de futebol). Aos Eternos Craques e Amigos, Aquele Abraço... Saudade 💖"*


*Ano: 1966*


⚽️⚽️⚽️⚽️


👇👇👇👇


*✍ ... Rogerio Loureiro Xavier*

Secretaria de Turismo de Varre-Sai vai lançar Roteiros Turísticos durante a Expo Café

 


Além de Feira de Negócios e Mostra Tecnológica da Cadeia Produtiva do Café no Estado do Rio de Janeiro, a Expo Café Varre-Sai, realizada pela Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol),  em parceria com a Prefeitura de Varre-Sai, através das Secretarias Municipais de Agricultura e  de Turismo, terá espaço para fomentar o turismo rural do município.

Durante o evento, que vai acontecer de 28 a 30 de setembro, na Praça Praça de Lazer Pedro de Assis Moraes, a Secretaria Municipal de Turismo de Varre-Sai, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), vai lançar os roteiros turísticos do município, com realização de Visitas Guiadas.

Criados pelas alunas do Curso "Elaboração de Roteiros Turísticos", ministrado pelo Turismólogo do Cidennf, Bruno Barcellos, os roteiros "Tour Caminhos do Café", "Acolhida Rural" e "Saberes e Sabores de Varre-Sai" incluem propriedades produtoras de cafés premiados do município, gastronomia local, adegas e cervejaria artesanal, além de turismo de experiência.

A secretária municipal de Turismo de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou que a criação dos roteiros turísticos significa um marco para o Turismo de Varre-Sai.

“Essa experiência será a virada de chave para o desenvolvimento do Turismo em nosso município", afirmou a secretária de Turismo de Varre-Sai, Fátima Pimentel.

As saídas para as Visitas Guiadas vão acontecer durante os três dias do evento, sempre a partir das 8h30, da Expo Café Varre-Sai. O valor é R$ 61 e o pagamento pode ser por Pix, depósito em conta ou dinheiro. Os interessados em participar devem entrar em contato através dos telefones (22) 99816-0949 ou (22) 99236-7694.





Os 50 anos de casamento de Maurino e Wilma

 

Maurino e Wilma (foto do arquivo)


No dia 8 de julho, o casal Maurino Gomes de Vasconcelos e Wilma Fraga de Oliveira Vasconcelos, do Centro Histórico de São Pedro do Itabapoana comemoraria 50 anos de casamento.

Maurino faleceu em 17 de fevereiro de 2021, deixando eterna saudade!

O jornal O Norte Fluminense compartilha com Wilma a imorredoura recordação, admiração e gratidão por este gigante de nossa era!

Maurino vive!

Casarão onde reside Wilma é uma preciosidade e foi construído pelo Comendador Leopoldino Gonçalves Castanheira, na época imperial



Seguem links das entrevistas realizadas pelo jornal O Norte Fluminense com Maurino Gomes de Vasconcelos.


O aniversário de Raul Travassos, um gênio de nossa cultura

 

 

Raul Travassos, um dos gênios de nossa cultura, aniversaria no dia 24 de setembro.

Ele foi cenógrafo de cerca de 60 (sessenta) novelas da TV Globo e é reconhecido, na Universidade de Brasília (UnB), como um dos cenógrafos mais importantes do país.

Como restaurador, realizou um trabalho dos mais difíceis: a restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças, que foi dilacerada em 528 pedaços, após o desabamento da Igreja de São Sebastião, em fevereiro do 2020, no município de Varre-Sai/RJ.

Construiu, com recursos próprios, a bela Capela em honra a Nossa Senhora de Fátima, em Bom Jesus do Itabapoana.

Formou-se em Medicina e é músico.

Por 3 vezes foi nomeado Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, promovendo grande desenvolvimento ao nosso município.

O jornal O Norte Fluminense parabeniza Raul Travassos, orgulho de nossa terra, com votos de muitos anos de vida!

A seguir, reproduzimos sua biografia extraída da Wikipedia, na internet.

Biografia

Raul Travassos do Carmo é um cenógrafo, restaurador, músico e artista plástico brasileiro. Nasceu em Itaperuna, Rio de Janeiro, no dia 24 de setembro de 1949. Fez seus estudos fundamentais em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro. Formou-se em música (piano) pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro e graduou-se em medicina especializando-se em Psiquiatria, pela Universidade Federal Fluminense de Niterói. Tornou-se cenógrafo da Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro em novembro de 1973, participando na novela O Semideus de Janete Clair. Além de mais de cinquenta novelas (como Terra Nostra, Roque Santeiro, Esperança, O Clone, …), participou de "Casos Especiais", musicais e minisséries. Seu nome está nos créditos da série "Grandes Nomes": Elis Regina Carvalho Costa, Luís Gonzaga do Nascimento Júnior, Rita Lee Jones e Paulinho da Viola. Das oito vezes que a revista Contigo! premiou o melhor cenógrafo do ano, Raul Travassos recebeu por sete vezes o troféu de melhor cenografia.

Instituiu no calendário da cidade a Feira da Providência, que é realizada até os dias de hoje e os recursos angariados são destinados às obras sociais da Igreja.

A principal rua do centro do município de Natividade, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro leva o nome de seu avô materno Dr. Raul Travassos da Rosa.

Católico fervoroso, construiu, com recursos próprios, uma capela em Bom Jesus do Itabapoana em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Carreira

Na televisão (como cenógrafo)

Fogo sobre Terra (1974)

Escalada (1975)

Bravo! (1975)

Anjo Mau (1976)

Estúpido Cupido (1976)

Locomotivas (1977)

Te Contei? (1978)

Sem Lenço, sem Documento (1978)

Pecado Rasgado (1979)

Feijão Maravilha (1979)

Os Gigantes (1979)

Água-viva (1980)

Coração Alado (1981)

Baila Comigo (1981)

Sol de Verão (1982)

Sétimo Sentido (1982)

Partido Alto (1984)

Roque Santeiro (1985)

Selva de Pedra (1986) (1986)

Mandala (1987)

Terra Nostra (1999)

Esperança (2002)

Um Só Coração (2004)

A Lua Me Disse (2005)

Cobras & Lagartos (2006)

Maysa - Quando Fala o Coração (2009)

Viver a Vida (2009)

Música. Raul Travassos defende sua canção

Ainda jovem, Travassos participou do II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira de Miracema - RJ (1970) e foi o vencedor do festival com a música “Apostasia”.

Era uma composição futurista, tida como, rebuscada. Trazia um título que muita gente até hoje não sabe o que significa.

A própria apresentação da canção já era um modernidade: luzes apagadas, com slides que eram projetados na fumaça. As imagens alternavam fotos do teto da Capela Sistina (um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512), imagens da Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda) e do Fórum Romano.

Referências

 «Rede Globo»

 «Novela Terra Nostra»

 «Prêmio Contigo! de tv». contigo.abril.com.br

 «Santuário de Fátima»

Ligações externas

Raul Travassos (em inglês) no Internet Movie Database

Cobras & Lagartos (Luxux)

Revista Veja (Roque Santeiro)

Gente & TV (Cobras & Lagartos)

O Fuxico, cenografia (Viver a Vida)

Prêmio Contigo! (IMDB)

Prêmio Contigo! (2003)

Área Vip

Prêmio Contigo! de tv (1997)

Memória Globo (Prêmio Contigo!)

Memória Globo (Baila Comigo)

Sessão Solene na ALERJ

Estadão (Arte e Lazer) Novela Esperança

Estadão (Arte e Lazer) Prêmio Contigo! - Senhora do Destino

Teledramaturgia (A Lua Me Disse)

Revista Paradoxo Prêmio Contigo! (2005)

Estúpido Cupido (Mario Prata)

Novela Viver a Vida (J. Anselmo)

The Internet Movie 

Database - Prêmios

Revista In Cena (2003)

Fonte: Wikipedia


Raul Travassos formou-se em Medicina, em 1972, pela Faculdade Fluminense de Medicina 


Raul Travassos recebeu o título de cidadão varresaiense 


Raul Travassos, Conceição Pedrosa, Lourdinha do Capitão, Maura Tannus e Ana Maria Baptista Teixeira, pelos idos de 1965/66, no Aero Clube


Raul Travassos construiu, em Bom Jesus do Itabapoana, com recursos próprios, a bela Capela Nossa Senhora de Fátima