Forno indígena, da época colonial, descoberto em 2021, próximo à Usina Santa |
Em Bom Jesus do Itabapoana, a primeira manifestação de cultura, que pode ser observada ainda hoje, é a da cerâmica relativa a três fornos indígenas da época colonial.
Em 1968, pesquisadores do PRONAPA (Programa Nacional de Pesquisas Arqueológica) estiveram em nosso município e localizaram dois deles em Calheiros.
Um dos fornos de Calheiros restou danificado pelas máquinas que realizaram o asfaltamento, mas a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira adquiriu o terreno e mantém a memória do mesmo. O outro forno já testou localizado, mas não recebeu qualquer intervenção do poder público.
O mesmo se diga em relação ao terceiro forno Indígena descoberto em 2021, próximo à Usina Santa Isabel.
Seria importante que a Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo convocasse o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e deliberasse para articular a vinda de um profissional que visite os três fornos indígenas, e promova ações oficiais para a preservação dos mesmos.
Trata-se, em essência, de ouvir o silêncio ensurdecedor dos nossos fornos indígenas e preservar nossa história, que clama para ser estudada.
1º Forno Indígena de Calheiros, em 1982 |
2º Forno Indígena de Calheiros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário