quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

DIA DE SÃO SEBASTIÃO MARCA A LUTA PELO RESGATE DA HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO DO SACRAMENTO (MG)


 A diretora da Escola Estadual São Sebastião do Sacramento, Elizete Maria da Silva, capitaneia movimento de resgate da história do importante distrito mineiro


São Sebastião do Sacramento é importante distrito mineiro que foi povoado antes da cidade de Manhuaçu (MG).

Sua rica história, contudo, foi se perdendo com o passar do tempo. A histórica Capela de São Sebastião, por exemplo, fundada por volta de 1845, e tombada pelo Patrimônio Histórico do município de Manhuaçu, desapareceu por completo em 2003, pela omissão das autoridades.


Sesquicentenária Igreja de São Sebastião, fundada em 1845, desapareceu há alguns anos

Um movimento pelo resgate da história do distrito, contudo, está sendo capitaneado pela diretora da Escola Estadual São Sesbastião do Sacramento, Elizete Maria da Silva.

O primeiro passo nesse sentido, está sendo a realização de um documentário pelos cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar, radicados no Rio de Janeiro, e que integram o Circuito Cultural Arte Entre Povos, movimento que percorre vários municípios de estados brasileiros, com a proposta de promover o desenvolvimento cultural nas comunidades e, assim, sua consciência social.


Os consagrados cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar estão produzindo um documentário sobre São Sebastião do Sacramento


Segundo Elizete, "nosso distrito teve uma fase áurea em que suplantava Manhuaçu no desenvolvimento econômico e cultural. Por outro lado, o despertar da consciência deve ser o primeiro objetivo de um educandário. Com este documentário, procuramos mostrar Sacramento especialmente para os sacramentenses, rompendo com as ideologias sutis que fazem com que desvalorizemos os valores locais em favor de ideias dominadoras e discriminadoras desenvolvidas pelos grandes centros nacionais e estrangeiros", salientou.

O documentário que está sendo produzido sob a liderança de Elizete deve ser exibido na escola, em agosto deste ano, por ocasião de mais uma etapa do Circuito Cultural Arte Entre Povos. A diretora salienta, contudo, que " entendemos ser desejável que, no futuro, dentro desta perspectiva de resgate de nossa história, que a comunidade possa se unir e promover a reconstituição da antiga capela, que representou o ápice de nosso desenvolvimento cultural. Se um dia fomos grandes, é possível que voltemos a sê-lo novamente, embora sob novas perspectivas, e sob o prisma da prevalência dos valores culturais", finalizou.


Escola São Sebastião do Sacramento honra as melhores tradições mineiras 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, que a historia nunca acabe e que no futuro todos
    possam se relembrar das passagens de quem viveu em um local de
    muitas lutas para conduzir uma vida plena sempre ao lado das
    pessoas queridas as quais lhe sustentaram para serem homens e
    mulheres que se formaram para contar e escrever a historia que
    nunca deve ser esquecida.
    meus sinceros votos das pessoas que estão trabalhando para
    que isso venha se concretizar.

    ResponderExcluir