quinta-feira, 20 de abril de 2023

Um pequeno histórico sobre o Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria

 



  Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, foi referência nacional. Nele se apresentaram artistas consagrados como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego 
(Foto: "De Campos aos Fluminenses")




Os irmãos José Carlos Pereira Pinto e Jorge Pereira Pinto, proprietários das Usinas Santa Maria e  Santa Isabel, construíram o Teatro Cinema Conchita de Moraes na década de 1950 e tornaram-no referência nacional. Por ele, se apresentaram ídolos nacionais como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego.

Com a crise da cana de açúcar e o fechamento das Usinas, os prédios acabaram abandonados, inclusive o Teatro Cinema Conchita de Moraes.

Em 1974, ocorreu a reinauguração do Teatro Cinema Conchita de Moraes, que passou a ser conhecido como "Clube Conchita de Moraes". A solenidade foi considerada o maior acontecimento da época.

Na década de 1990, o Teatro Cinema Conchita de Moraes voltou ao abandono.

O abandono do Conchita de Moraes, em 2015

Eduardo Rosa, ex-funcionário da Usina Santa Maria, que passou a residir no antigo escritório do Teatro Cinema Conchita de Moraes, passou a zelar pelo prédio, passando a ser conhecido como o "Guardião do Conchita ".

No dia 2 de janeiro de 2016, uma das paredes laterais do Conchita desabou, levando ao chão também o que restava do teto, em decorrência dos fortes ventos que acompanharam uma tempestade.



No dia 16 de abril de 2016, a parede do  Conchita foi restabelecida.




No dia 16 de janeiro de 2019, o então Secretário de Cultura, Turismo e Urbanização, Bob Flávio, esteve na Usina Santa Maria com Eduardo Rosa, o Guardião do Conchita, que impediu a depredação do prédio por muitos anos. Bob Flávio acompanhou as tratativas do jornal O Norte Fluminense para a implantação do teto metálico no Teatro Cinema Conchita de Moraes.

A inauguração do teto metálico do Conchita está marcada para o dia 11 de agosto 



No dia 29 de março de 2023, foi anunciada a Diretoria do Teatro Cinema Conchita de Moraes, ficando assim constituída:

Presidente: Jorge Roberto de Almeida;
Vice-presidente: Luiz Carlos Robaina de Souza;
Secretário: Eraldo Salutto de Rezende; 
Tesoureiro: André Luiz de Oliveira e
Diretor Cultural: Adilson Figueiredo.

A data para a inauguração do teto metálico do Conchita de Moraes está marcada para o dia 11 de agosto, às 15h, o que constituirá passo importante para o estabelecimento do templo da cultura da Usina Santa Maria e de Bom Jesus do Itabapoana.

 José Carlos Pereira Pinto  
("De Campos aos Fluminenses")

Jorge Pereira Pinto  (Do livro "Quem quebrou a casa de meu pai?")






No dia 11 de agosto de 2013, Eduardo Rosa, o Guardião do Teatro Cinema Conchita de Moraes, foi homenageado pelos moradores da Usina Santa Maria  no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto


                                  

Eduardo Rosa, o Guardião do Conchita, que impediu a depredação do prédio por muitos anos, e o então Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, em 16 de janeiro de 2019










Nenhum comentário:

Postar um comentário