segunda-feira, 17 de março de 2025

SERRA DO TARDIN: A SUÍÇA BONJESUENSE




O suíço François Tardin edificou o Solar dos Tardin, na Serra do Tardin, em 1885, utilizando óleo de baleia oriundo do antigo Porto de Limeira, localizado entre Campos dos Goytacazes e Mimoso do Sul.

Viúvo, chegou à região, oriundo de Nova Friburgo, com seu filho João. Casou-se com a também viúva Jesuína, que tinha uma filha conhecida como Inhanhá.  Ela era filha de Francisco Furtado Costa, proprietário da região. A família  Tardin se expandiu com os seguintes filhos: Abílio, Olga, Lídia, José, Mário, Zilda, Zuleica, Francisco, Maria José, Leonides, Ana e Alfredo, o último a deixar a Serra do Tardin. 

Por outro lado, João, filho de François, casou-se com Inhanhá, filha de Jesuína. Tiveram doze filhos, ampliando ainda mais a família Tardin: Zoga, Zico, José, Alcira, Eufrásia, Maria, Geraldina, Otília, Sebastião, João, Ana e Filadelfo.

Posteriormente, o alemão Segismundo Fassbender, também oriundo de Nova Friburgo, chegou à Serra do Tardin e casou-se com Otília, 

Segundo observou Delton de Mattos, um dos grandes nomes da literatura nacional, "nessa terceira família, reuniram-se três vertentes psicológicas: a perspicácia mineira herdada de Dona Jesuína, a fleugma segura dos suíços Tardin e o gênio curioso e perseverante dos alemães Fassbender".

Segismundo e Otília tiveram os seguintes filhos, aumentaram a família Fassbender: João, Astolfo, Edmundo, Sidney, Ana, Hylda, esposa de Napoleão Teixeira e mãe do também escritor e professor universitário João Regis, Maria (Mariazinha), casada com o advogado e professor Deusdedit Tinoco de Rezende, e que era muito apegada à Serra do Tardin, Nair (Nairzinha), segunda esposa do saudoso médico e deputado César Ferolla e Otília (Otilinha), casada com o poeta e escritor Josival Barreto.

Outra família suíça, Boechat, se estabeleceu também na Serra do Tardin, na década de 1940. Altamiro José Domingues e Cristina Sindra Pains ali se fixaram e tiveram os filhos Brasil Boechat, Calvino Boechat, Altamiro Pains Domingues, Clarismundo Pains Domingues, Luís Pains Domingues, Júlia Domingues Pains, Ataliba Domingues Pains e Martha Boechat Sindra. Marciano Domingues Boechat nasceu na Serra do Tardin em 1949.

Recentemente, foi inaugurado o Museu do "Véio" Brasil Boechat, preservando a história da família e da região.

Deve ser registrado que dois nomes da literatura nacional viveram suas infâncias na Serra do Tardin: Delton de Mattos, um dos precursores da Tradutologia, e Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas.

Delton de Mattos era filho de Mário Nunes da Silva e Pautilha Nunes de Mattos, e nasceu na Serra do Tardin, no dia 20 de abril de 1925. Seus avós paternos foram Elias Nunes da Silva e Maria da Silveira Nunes. Os avós maternos foram, por sua vez, Porphirio Franca de Mattos e Etelvina de Mattos Picança.

Elcio Xavier eternizou a Serra do Tardin com os versos dedicados ao seu querido cavalo "Ventania". Elcio era filho de Waldemar Sigismundo Xavier e Elvira Cerqueira Xavier, neto de Samuel e Baldina Xavier.

O êxodo rural e a situação precária da estrada, que permanece assim há muitos anos, afetaram a região. Um movimento que estimula a visita ao Museu do "Véio" Brasil Boechat, ao Solar dos Tardin e ao Cemitério dos Escravos está se formando e pode ser a base para o desenvolvimento do Turismo Histórico.

Podemos ter esperança de que a história da Suíça Bonjesuense possa ser resgatada em toda a sua inteireza.

(A TV Alcance, de Isac Nascimento, realizou também mais uma cobertura histórica, na Serra do Tardin)


Solar dos Tardin foi construído por negros escravo em 1885, sob orientação do suíço Françoise Tardin 

Neste cômodo funcionava o Salão de Festas, onde casais costumavam namorar na janela à esquerda








Estrada tem estado precária há muitos anos 

Gado leiteiro e de corte é uma realidade econômica na Serra do Tardin 



Milho é plantado na Serra do Tardin 


Os irmãos Paulo e Altamiro se encontraram no Solar dos Tardin 










Brasil Boechat 


A Capela de São Sebastião está desativada 


No dia 20 de janeiro de 1938, a Capela de São Sebastião recebeu Padre Mello, com festa. Antonio Silva, o Poeta da Serra do Tardin, saudou o pároco com versos.


Antiga casa construída por Delton de Mattos, um dos grandes nomes da literatura nacional 


O interior da casa que pertenceu a Delton de Mattos 




Mário Nunes da Silva, pai de Delton de Mattos 

Pautilha Nunes Mattos, mãe de Delton de Mattos 







Cemitério dos Escravos 


Escravos construíram o Cemitério com pedras fixadas por justaposição 


Lápide registra sepultamento em março de 1895: Francisca Ângel Luísa, nascida em 21/02/1851 e falecida em 16/03/1895. Tributo de seu marido Afonso Ponce de Leão


Os pais de Delton de Mattos, Mário Nunes da Silva ( n. 20/12/1900, m. 13/11/1994) - vereador empossado no dia 04/10/1947 - e esposa Pautilha Nunes Mattos (n. 29/07/1905, m.16/11/1988), estão sepultados no Cemitério da Serra do Tardin


Eliane Salles de Souza, a Eliane do Instituto, e seu pai, David Nunes Salles, estão sepultados no Cemitério dos Escravos 


Brasil Boechat e Joadir Dutra Boechat estão sepultados no Cemitério da Serra do Tardin 


Os irmãos Brasilina Dutra Boechat (estampa), que ainda mora na Serra do Tardin, Marli (azul) e Joares, no aniversário de 
Maria Aparecida Dutra Domingues (de rosa), que nasceu e viveu na Serra do Tardin 











Nenhum comentário:

Postar um comentário