segunda-feira, 29 de abril de 2024

ERA DO AMOR

 

Wilma Martins Teixeira Coutinho 


A Cigarra cantava ao longe

Quando vi o sol se por 

A tarde morria lenta

No meu jardim muita flor!


Colhi seus botões coloridos

Armando um lindo buquê 

Guardei junto ao meu peito

Não sei até hoje o por quê?


A vida tem suas surpresas

A gente nunca espera 

Esse buquê que eu armei

Igual recebi em outra era!


Hoje me trouxe à mente

Essa saudosa lembrança 

Foi de um amor de outrora

Quando eu era uma criança!


Wilma

Biblioteca Municipal clama por ser divulgada

 

Biblioteca Municipal Rogério Figueiredo 

A Biblioteca Municipal Rogério Figueiredo, fundada no dia 14 de agosto de 2009, passa pelo que poderíamos chamar de uma "crise existencial".

Segundo informações, por falta de divulgação, boa parte da população não sabe de sua existência. E, dentre os que sabem, poucos a frequentam. 

O local, contudo, inspira cultura e história. O piso, de tacos de madeira, remete a uma época em que a cultura estava em alta no município. Alcyr dos Reis Carvalho Reis, economista de tradicional família bonjesuense, lá esteve hoje e se recordou de um júri que ocorreu naquele espaço. 

Aliás, uma demanda antiga do JONF (Jornal O Norte Fluminense), é que o município possa promover o resgate de parte nossa rica história relativa a este prédio. Ali havia o antigo Palacete do Malvino, que recebeu Getúlio Vargas Filho, na década de 1940, em noite memorável. Foi ali também que ocorreu o 1º júri de nosso município, onde atuou como advogado de defesa o pai dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, Boanerges Borges da Silveira. Uma parceria com a Associação do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, permitiria que a entidade produzisse gratuitamente, banners e publicações, que viessem a ilustrar esse período de nossa gloriosa história. O material poderia ficar fixado nas dependências da própria Biblioteca Municipal.

Katia de Araújo Carvalho é a bibliotecária responsável, e atua com o apoio de Vilcineia Pereira da Penha. Recentemente, a prefeitura designou a servidora Maria Catarina Moraes de Souza para colaborar nos trabalhos.

O clamor, contudo, é pela divulgação: "Ninguém conhece a biblioteca!".



Katia de Araújo Carvalho, Vilcineia Pereira da Penha. e Maria Catarina Moraes de Souza


Alcyr dos Reis Carvalho: "me recordo de um júri que ocorreu neste espaco, quando o Fórum funcionava neste prédio"



UM RESGATE DE NOSSA RICA HISTÓRIA QUE PODERIA CONSTAR NO INTERIOR DA BIBLIOTECA 




Palácio de Malvino de Souza Rangel se transformou em Fórum, e recebeu Getúlio Vargas Filho, na década de 1940. Depois, foi demolido para a construção do atual prédio, que não funciona mais como Fórum 


A notícia da visita de Getúlio Vargas Filho a Bom Jesus do Itabapoana, no Palacete de Malvino de Souza Rangel, dada pela jornal A Voz do Povo, na década de 1940


PRIMEIRO BAILE 


Às 22 horas os salões do edifício Rangel, onde teria logar a festa joanina em homenagem ao Dr. Getúlio Vargas Filho, já regorgitavam do que de mais representativo há em nossos círculos de elegância. Tocava um esplêndido conjunto, integrado por exímios musicistas de Campos e Bom Jesus. Ali chegavam, minutos após, os visitantes. Em ligeiras palavras, como de praxe, o Dr. Octacílio de Aquino, secretário da prefeitura, apresentou à sociedade bonjesuense o Dr. Getúlio Vargas Filho que foi carinhosamente saudado por uma forte salva de palmas. E as danças tiveram início, formando o primeiro par o Dr. Getúlio Vargas Filho e a graciosa senhorita Letícia Freitas, levada pelo braço do prefeito Sr. José de Oliveira Borges.

Ornamentado de folhagens o salão principal do edifício, que é onde se instalam os serviços locaes do foro, offereciam aspecto sertanejo. A isso vinha juntar-se a indumentária feminina, toda em chita e de colecção modesta. Trajos de passeio, para os moços, à frente do palacete estalejava a fogueira característica das noites de São João.

A última foto do Palacete do Malvino antes de ser demolido. Sua história, contudo, é para sempre!



Os presentes na despedida do palacete de Malvino: José Borges Filho, Dr. Elcy de Souza, Ronaldo Almeida, Yolle Mello Teixeira, Helvio Almeida, Ronei Almeida, Elói, Filhinho Barreto Loretti, Dr. Sebastião Freire Rodrigues, Dr. Geraldo Batista, Carlos Quintino, Dr. Francisco Batista de Oliveira, Braz Cyrillo (trabalhou na empresa que construiu o novo prédio), Leonides Catharina, Dr Guth Gallo, Dr. Nivaldo Valinho, João Batista Vieira (Bulaia), Dr. Luiz Alberto e Paulinho Lupinha.




"Linda Recordação", por Rogério Loureiro Xavier

 



https://espacoculturallucianobastos.blogspot.com/2013/11/lancamento-do-livro-o-veu-da-manha.html?m=1


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


Linda Recordação.


Local: Bom Jesus do Itabapoana-RJ no Espaço Cultural Luciano Bastos em 17 de novembro de 2013. Relançamento do livro "O Véu da Manhã" pela Editora O Norte Fluminense, em segunda edição, do Escritor Bonjesuense - "O Príncipe dos Poetas", Elcio Xavier ✍📖."


*"Que seja infinito o que nos faz bem."*


"Gratidão: Pai, abençoa nossos dias, nos enche de novas esperanças e nos dê a tua paz."


✍ ... Amigo Rogerio LX

Colégio Estadual Padre Mello celebra os 161 anos de Padre Mello e os 58 anos de sua fundação

 




O Colégio Estadual Padre Mello, dirigido por Nathyara Teixeira, Diretora-Geral, e Erica Costa, Diretora- Adjunta, comemorou, na manhã do dia 27 de abril, os 161 anos de nascimento de Padre Mello, e os 58 anos de fundação do educandário.

O evento memorável resgatou a história do gênio de Padre Mello e da história do glorioso educandário.

Muitas memórias e legados foram resgatados, incluindo a trajetória do Grêmio Estudantil Machado de Assis.

Os alunos do 3º ano, Clarice Linhares e Gabriel Vieira, fazem parte da história da instituição, e estiveram presentes na festividade. Eles são autores de um documentário intitulado "Saúde", sobre os profissionais de saúde e suas atividades.

No dia 15 de junho do ano passado, quando tomaram posse, as diretoras proclamaram palavras que ecoam até hoje: "FOMOS, SOMOS e SEREMOS O GIGANTE CE Padre Mello, cuja alma sempre viva sonha, por uma EDUCAÇÃO tamanha, visto que, pelo saber, já dizia o poeta Padre Mello: 'MORRER SONHANDO como é doce a morte'".

O Tiro de Guerra teve presença marcante.

A TV Alcance, de Isac Nascimento, fez a cobertura de mais esse evento histórico.











Erica Costa, Diretora-Adjunta, e Nathyara Teixeira dos Santos, Diretora-Geral


Profª Tereza Azevedo, mãe da diretora Nathyara, lecionou por mais de 40 anos no Colégio Estadual Padre Mello 


 Jussara Miranda, Profª de Filosofia e Sociologia


Gabriel Vieira, aluno do 3º ano, 1º tesoureiro do Grêmio Estudantil Machado de Assis 

Clarice Linhares, aluna do 3º ano, vice-presidente do Grêmio Estudantil Machado de Assis 

Isac Nascimento e Kayo Nicolas Motta Nascimento, da TV Alcance, e Drª Nisia Campos 








VÍDEO: BONJESUENSES CONTRA O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ


 

O Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região está promovendo, neste momento, uma manifestação em frente à agência do banco Itaú, realizando um abaixo-assinado contra o anúncio do fechamento da unidade em nosso município. 

O sindicato acusa o banco Itaú, em cartazes, de desrespeito a Bom Jesus do Itabapoana e seus moradores. Um banco possui também uma função social, que não pode estar submissa aos exclusivos interesses econômicos dos controladores da instituição financeira. A adesão da população bonjesuense é massiva.





O maior prefeito da história de Niterói comparece a lançamento de filme


 

O Jornal de Icaraí, de Niterói, em sua edição de 27 de abril, noticiou a presença do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira, considerado o melhor alcaide da história de Niterói, na pré-estreia do filme "Aumenta que é Rock n'Roll", no Itaipu Multicenter.

Jorge, que exerceu por quatro vezes o mandato de prefeito, é filho do ex-governador Roberto Silveira e Ismélia Saad Silveira. Visionário, realizou construções monumentais, que colocaram Niterói no cenário internacional de turismo, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e o Caminho Niemeyer. Ele implementou, ainda, unidades do Médico de Família, que passaram a atender a toda a população. Esse modelo foi copiado em vários municípios do mundo. Sob sua gestão, Niterói passou, também, a ser considerada a melhor cidade em qualidade de vida do Estado do Rio de Janeiro e a 4ª do Brasil.

Deve ser destacado que o bonjesuense Luiz Eduardo Travassos do Carmo foi vice-prefeito de Jorge Roberto Silveira, por ocasião de seu primeiro mandato.

Jorge está preparando um livro de memórias e foi condecorado pela Câmara Municipal com a Medalha José Clemente Pereira, a maior honraria da Casa Legislativa.

É com profunda alegria que recebemos, após vários anos, notícias do filho de Roberto Silveira, "honra e glória de Bom Jesus do Itabapoana".

domingo, 28 de abril de 2024

*"ABRIL: MÊS DE PADRE MELLO, 161 ANOS DE LUZ - BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ/BRASIL "*, por Rogério Loureiro Xavier

 


Olá 👋 pessoa amiga e do bem. 


*"ABRIL: MÊS DE PADRE MELLO, 161 ANOS DE LUZ - BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ/BRASIL "*


Reflexão:


"Muitas vezes as reviravoltas servem para nos sacudir, para nos fazer acordar. Para mostrar que a gente merece mais, muito mais. Não vale a pena se desgastar com ignorância, fofoca e falsidade. Não faz bem para a saúde conviver com mesquinharia. Ambientes carregados não fazem bem para a alma de ninguém."


*"Bom Jesus do Itabapoana - Rio de Janeiro - Brasil. Cidade Luz, Abençoada e Hospitaleira - Uma Histórica de Conquistas."*


✍ ... Amigo Rogerio LX




sábado, 27 de abril de 2024

O Livre Voo



Wilma Martins Teixeira Coutinho 


As Maritacas são Patriotas

Vestem a roupa do Brasil

É lindo quando elas voam

Por este Céu azul anil


Seus pios são barulhentos

Nas janelas ao amanhecer

É um despertador contundente

Mas é lindo de se ver!


De dia é uma algazarra

Cruzando o Céu sem parar

Do meu jardim aprecio

Eu não canso de olhar!


Wilma

VÍDEO: Pianistas açordescendentes brilham no Recital da Escola de Música MusicArt

 





Ocorreu, no dia 26 de abril, o Recital da Escola de Música MusicArt, de Thadeu Almeida e Juliana Pimentel, dentro da programação do Mês de Padre Mello. A Escola conta atualmente com mais de 50 (cinquenta) alunos.

Na ocasião, se apresentaram pianistas bonjesuenses/açordescendentes que nada devem aos melhores músicos do país. Segundo Thadeu Almeida, os Açores, atualmente, podem ser considerados o mais pianístico entre os arquipélagos, e é necessária uma investigação sobre a influência sobre a nossa cultura pianística bonjesuense 

Padre Mello foi quem estabeleceu as bases de nossa cultura pianística. Dona Nina, que administrou o Conservatório de Música e fundou a Escola de Música Levy de Aquino Xavier, foi organista da Igreja, quando Padre Mello era pároco em nosso município. Hoje, Bom Jesus do Itabapoana conta com 5 escolas de músicas: MusicArt, JEMAJ, Cristo Rei, São José e Camila.

As sementes que Padre Mello aqui estabeleceu, desde 18 de junho de 1899, quando aqui chegou, até 13 de agosto de 1947, quando faleceu, germinaram e floresceram, nesse "pedaço dos Açores na região Sudeste do Brasil", como bem acentuou Francisco Amaro Borba Gonçalves, ilustre açoriano que conheceu nosso município e costuma estar entre nós.

A Escola de Música MusicArt está localizada na rua 21 de abril, 140, Centro, Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Cel.: (22) 99750-7410.

A TV Alcance, de Isac Nascimento, fez a cobertura do evento histórico.

O repertório da noite festiva foi o seguinte:

Ana 

Brilha, brilha estrelinha 

Maria tinha um carneirinho 

Do, Ré, Mi, Fá

Cai, cai balão 🎈

 Arthur 

Arabesco 1 (C. Debussy)

 Thadeu 

Valsa brasileira n. 2 (José Carlos Ligiero)

Cananéa (Chiquinha Gonzaga)

Confidências (Ernesto Nazareth)

Terna saudade (Anacleto de Medeiros)

Alexandre e Thadeu

Sonata Op. 6 a 4 mãos (L. Van Beethoven)

Alexandre (Autorais)

“Nostalgia e gratidão”

“Um amor não correspondido”


Thadeu Almeida, Juliana Pimentel e a futura pianista Ana, filha do casal 



Arthur Borges 

Thadeu e Artur 


Tadeu e Alexandre 

Alexandre apresentou suas composições ao piano 


Piano a 4 mãos: Thadeu e Alexandre 


TV Alcance, de Isac Nascimento, fez a cobertura do evento histórico


Dois ícones de nossa cultura pianísticas: Marise Xavier e Thadeu Almeida 

Thadeu Almeida 

Dra Nisia Campos explanou sobre seu livro "Padre Mello, o Imortal"


Gino Bastos e Thadeu Almeida 

Bandeira dos Açores