sexta-feira, 10 de julho de 2020

Fragata D. Fernando II e Glória


A Fragata "D. Fernando II e Glória" o último grande navio à vela da Marinha Portuguesa e também a última nau a fazer a chamada "Carreira da Índia" - verdadeira linha militar regular que, desde o século XVI e durante mais de três séculos, fez a ligação entre Portugal e aquela antiga colónia - foi o último grande navio que os estaleiros do antigo Arsenal Real da Marinha de Damão, construíram para a nossa Marinha.

A Fragata recebeu o nome de "D. Fernando II e Glória", não só em homenagem a D. Fernando Saxe Coburgo Gota marido de D. Maria II, mas também por ter sido entregue à protecção de Nossa Senhora da Glória, de especial devoção entre os goeses.

A viagem inaugural, de Goa para Lisboa, teve lugar em 1845, com largada em 2 de Fevereiro e chegada ao Tejo em 4 de Julho.

Fragata D. Fernando II

Em 1963, um violento incêndio destruiu o navio em grande parte, tendo permanecido encalhado no Tejo até 1992, data em que foi posto a flutuar, removido e posteriormente levado para os estaleiros de Aveiro.

Restaurada a "D. Fernando II e Glória", é actualmente um navio museu, sendo o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa.

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário