domingo, 14 de julho de 2024

"PRIMEIRO DIA DE FESTA EM CARABUÇU", por Alfonso Castro Escalante

 


Neste sábado, 13 de julho de 2024, a Banda *"Lira Operária Bonjesuense"*, dirigida pelo Maestro Lino Rodrigues de Oliveira, com seus músicos, nos deslocamos às 4:30 da manhã de nossa sede no Município de Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, para participar da Primeira Alvorada Musical que, por motivo de suas festas, ocorreria no Distrito de Carabuçu, jurisdição do referido Município, a 18,8 km de distância. Chegamos às 5 da manhã na entrada do povoado, onde fomos recebidos com fogos de artifício e o alegre despertar de seus laboriosos moradores, que, ao som da melodia *"Cruzeiro do Sul"*, saíam de suas casas pelas portas e janelas para aplaudir a passagem da Banda *"Lira Operária Bonjesuense"*, que vinha alegrar suas festas com a Primeira Alvorada Musical. 

Ao chegar ao centro do povoado, uma grande quantidade de pessoas, que tinham amanhecido nas festas da noite anterior, nos esperavam também com palmas e eufórica alegria pela chegada da Banda para esta Primeira Alvorada Matutina. Ao chegar lá, o Maestro Lino Rodrigues de Oliveira fez o sinal correspondente para parar a música e seguir à esquerda, pela rua de paralelepípedos, subindo para continuar o percurso. Nesta ocasião, começou com o Hino a Carabuçu, aguardado por todos, dedicado a essa pitoresca cidade, o qual todos os moradores, saltando de emoção e alegria, entoavam ao ritmo das notas da Banda a canção que diz assim: 


Refrão: 

*"Carabuçu eterno caminho de paz, quem te conhece nunca te esquece mais. Carabuçu, nunca te deixarei. 

Caso algum dia eu vá a outra terra desconhecida, saberás que sempre voltarei para te visitar.* 

*Carabuçu, tu és parte da minha vida. 

Os outros filhos que se foram, não voltaram, onde quer que estejam, estarão pensando em ti.* 

*Oh minha terra querida, tenho orgulho de ser carabuçuense.* 

Refrão...


Este Hino foi cantado até a exaustão pela multidão, até chegar a uma pequena praça retangular e retornar, para adentrarmos no centro do povoado. Desta vez, com a muito conhecida melodia *"A Banda"*, que em um momento do percurso, houve um sinal para mudar o ritmo para um pot-pourri de canções brasileiras, até chegarmos a um pequeno Boulevard, onde nos formamos em posição horizontal, para deleitar a entusiasmada multidão com outras melodias como: Feira de Mangaia, Giripoca, Magdalena, com outro pot-pourri de canções curtas e encerrar a Alvorada com o Hino a Carabuçu.

É bom lembrar que nas festas do ano passado, o Café da Manhã para os músicos foi oferecido pela família formada pelo casal Senhor Delbio Machado Acevedo e Senhora Vera Lúcia Pereira de Acevedo. Este ano, 2024, nos deparamos com a triste notícia de que o Senhor Delbio Machado Acevedo havia falecido no dia 7 de maio de 2024, e foi a Senhora Vera Lúcia Pereira de Acevedo que, com muita saudade, nos informou sobre a ausência de seu esposo, mas com a mesma humildade, gentileza e bom coração de sempre, nos ofereceu em sua casa o Café da Manhã, acompanhado de: café preto e com leite, refrigerantes, pães recheados com mortadela, delicioso Bolo de milho, com grande amabilidade e gentileza. Os músicos nos sentimos muito agradecidos por essa nobre família, que nos acolheu em sua casa com muita cordialidade. 

Em seguida, nos dirigimos a uma pequena praça para tirar a foto de lembrança e retornar a Bom Jesus de Itabapoana. 


Alfonso Castro Escalante. 

Relator Histórico da Banda *Lira Operária Bonjesuense* 

Sax Horne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário