Urubatan Frias Rabello é o 1o. Arbítrio Regional de Xadrez! |
Segue entrevista ao O Norte Fluminense.
1. Você é o primeiro bonjesuense a alcançar o título de Árbitro Regional. Pretende chegar a Árbitro Nacional?
Sim, é o meu próximo objeto. Depois, virar Árbitro Internacional.
2. Como começou seu interesse pelo xadrez?
Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos, existia um projeto social chamado “Recriança”. Logo, me apaixonei pelo xadrez. Mas, infelizmente como todo projeto bom dura pouco, ficamos a deriva com o xadrez. Isto, até ter o Dr. Gino como professor no Colégio Rio Branco. Pois nos incentivava a jogar, nos levava até a sua casa para jogarmos partidas de xadrez. Como fui aprovado no concurso da Polícia Militar do Espírito Santo e tendo que trabalhar fora, fui me distanciando do xadrez. Até que, em abril de 2019, meus filhos pediram para aprender jogar xadrez. Logo, todo o sentimento voltou. Porém, algo estranho aconteceu. No primeiro torneio que disputamos, tive que enfrentá-los e, como pai, desisti das partidas e parti para outra “variante” no xadrez. Comecei a fazer Pós-graduação em Xadrez Técnico e Pedagógico e resolvi virar árbitro. Fiz o curso de arbitragem com o Árbitro Internacional Élcio Mourão, onde conheci o Árbitro Nacional Paulo Rodrigues que tem sido um grande mestre para mim. E vamos com tudo para o próximo objetivo.
3. Você tem dois filhos, Gabriel, com 16 anos, e Lorenzzo, com 11, que estão se destacando no esporte-arte-ciência. Qual foi o seu papel no desenvolvimento do interesse pelo xadrez por parte de seus filhos?
Como eu disse, anteriormente, tento levar os meninos para o maior número de torneios oficiais possíveis. Mas tenho que destacar a grande importância do Dr. Gino Bastos como grande incentivador e por muitas vezes ajudando financeiramente para que disputem torneios e que tenham aulas com os melhores Grandes Mestres do país.
4. Seus filhos têm estudado xadrez cerca de 4 h por dia. Eles já comentaram sobre os objetivos que pretendem alcançar?
Falam em se tornar Grandes Mestres e conquistar títulos internacionais. Quem sabe um dia teremos um Grande Mestre de Bom Jesus do Itabapoana, um Campeão Mundial!
5. Você tem se destacado em nossa sociedade como uma grande liderança. Inaugurou, ano passado, a Academia de Xadrez Mentes Brilhantes e está organizando o II Torneio Aberto de Xadrez, que trará enxadristas de várias partes do país. Que outros projetos você pretende desenvolver?
Estou assumindo a coordenação do desenvolvimento de Xadrez na cidade de Varre Sai. Pretendo, em breve, realizar a Olimpíada Escolar de Xadrez – OEX em nossa cidade e região. Onde serão convidadas todas as escolas dos municípios que participarem. Estamos em estado de finalização da Academia de Xadrez Mentes Brilhantes no bairro Bela Vista, inclusive já estamos de posse do Alvará de funcionamento, CNPJ e material, faltando apenas pequenas reformas. E, após conversar com o Didi da Volta d’Areia, iniciaremos em breve uma extensão da Academia de Xadrez Mentes Brilhantes na área social do Clube Rio Branco F.C.. Um detalhe que não podemos esquecer, não cobramos pelas aulas de xadrez nesses bairros. Entendo e com o advento da Academia de Xadrez Mentes Brilhantes, pretendemos ajudar as crianças em estado de vulnerabilidade, mostrando outras opções (variantes) para o desenvolvimento destas.
6. Considerações finais.
Quero mais uma vez agradecer ao Dr. Gino pelo apoio que tem nos proporcionado para melhorar o desenvolvimento dos meus filhos no xadrez. Quero também, pedir aos empresários de nossa região que juntem a esta causa maravilhosa. Pois, assim, poderemos montar um grande polo sociocultural em nossa região. O bom-jesuense tem um espírito guerreiro e de campeão por si só, imagine se tiver apoio para o seu desenvolvimento. Chamo também a todos os políticos da nossa região, sejam legislativo ou do executivo, além da sociedade civil a darmos as mãos para que nossos jovens possam ter oportunidades verdadeiras na vida. Saindo assim das garras de pessoas más.
Vou terminar com uma frase do saudoso Dr. Nelson Soares Filho, onde sempre escrevia em seus boletins da Secretaria de Esportes de Bom Jesus do Itabapoana:
"O esporte visa irmanar os povos.”
Sensacional! Parabéns ao Xadresista Urubatan Monteiro e ao seu grande incentivador Dr
ResponderExcluirGino Bastos e a Bom Jesus que os tem como Patronos!🎖🎖