sábado, 1 de junho de 2024

"Festa de Corpus Christi em Bom Jesus do Norte, Estado do Espírito Santo, Brasil", por Alfonso Castro Escalante

Alfonso Castro Escalante

 




A Festa de Corpus Christi é uma festividade católica que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. O nome "Corpus Christi" significa "Corpo de Cristo" em latim. Esta celebração ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ou seja, 60 dias após o Domingo de Páscoa.

A festividade inclui missas solenes, procissões com o Santíssimo Sacramento e diversas celebrações litúrgicas. As procissões costumam ser muito elaboradas, com a participação de numerosos fiéis, e frequentemente percorrem as ruas das cidades e vilas, levando a Eucaristia em uma custódia.

A festa foi instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus de hoc mundo", e seu propósito é honrar e dar testemunho da fé na presença real de Cristo na Eucaristia, assim como promover a adoração pública do Sacramento.

Em muitas culturas, a Festa de Corpus Christi é celebrada com diversas tradições e costumes locais, como danças, tapetes de flores e outras expressões artísticas e religiosas. Em Bom Jesus do Norte houve missa solene na Igreja São Geraldo Magela, às 17 horas, oficiada pelo Pe. José Carlos Brasil, com a presença dos Ministros da Eucaristia, grupos de apostolado e fiéis.

Desde a noite anterior, os grupos de apostolado fecharam as ruas adjacentes à praça principal onde se encontra a igreja, para pintar o que no Brasil é conhecido como: "Os Tapetes de Corpus Christi". Os quais foram elaborados com vistosas passarelas de serragem, pintadas com cores vivas e temas alusivos à tradicional festa religiosa.

Após a missa, houve a procissão do Santíssimo Sacramento, que ia sob um pano bordado chamado **pálio**. O pálio é uma espécie de dossel ou baldaquino portátil que se leva nas procissões religiosas, especialmente durante a Festa de Corpus Christi, para cobrir e honrar o Santíssimo Sacramento enquanto é transportado pelo sacerdote.

O pálio costuma ser sustentado por varas douradas ou de metal, e frequentemente é ricamente decorado com bordados e outros adornos litúrgicos. Além de fornecer uma cobertura simbólica e prática, o pálio ressalta a solenidade e a dignidade do ato de levar a Eucaristia em procissão.

A procissão iniciou-se com cânticos alusivos à festa religiosa, exaltando honras e homenagens ao Santíssimo Sacramento. Houve três paradas: a primeira em um altar em frente à sede da Prefeitura Municipal, com a presença do Senhor Prefeito Toninho Gualhano, sua esposa Márcia e o Vice-Prefeito. Em seguida, houve duas paradas mais com presença de altar: uma na entrada do Edifício Galeno Pimentel, onde residem vários fiéis muito devotos do Santíssimo Sacramento, e outra na esquina adjacente à igreja paroquial, onde o sacerdote pediu pela saúde dos enfermos e dos mais necessitados.

Ao chegar à igreja paroquial, houve as orações de rigor ao Santíssimo Sacramento e foi dada a bênção.


Alfonso Castro Escalante

Historiador e Escritor










Nenhum comentário:

Postar um comentário