quinta-feira, 20 de junho de 2024

"Russian Seasons 2024 – A temporada de uma Rússia tropical, muito simpática, quase carioca", por Luís Otávio Barreto

Pronunciamento da Exma. Sra. Ministra de Cultura da Russia, Olga Lyubimova



Ah, meu amigo! Quem dera pudesse descrever, com justiça, o mundo de cores e sons em que vivi naquela segunda feira, 17 de junho de 24. A despeito dessa impossibilidade, deixa eu te contar que coisa é linda o Theatro Municipal do Rio; que beleza! Todos aqueles mármores, os bronzes, os lustres e lampadários! Os mosaicos dos pisos, olha, tudo deslumbrante! Os medalhões homenageando os grandes vultos das artes, os vitrais e o brilho antigo dos cristais das suntuosas arandelas.  

A multidão se ocupava em disputar um espaço na luxuosa escadaria do foyer, a fim de garantir o registro fotográfico. Outros, como eu, embevecidos com aquela arquitetura, se preocupavam em observar e viver a experiência e, com uma perícia mínima, procurar os melhores panoramas, enquadramentos e ângulos para saudar, num registro “menos eu e mais o Theatro”, aquela joia monumental incrustrada no coração do Rio de Janeiro.  

Depois de algumas fotografias e deslumbramentos, ouvi o primeiro sinal: uma clarinada, eis o código para “Atenção, vai começar o espetáculo”. Mais dois ainda soariam, pelo que resolvi não esperar e tomar logo o meu lugar: 47D balcão nobre. Chique não é?! Eu também achei. Desci ao andar correspondente e adentrei ao que, nas palavras da Ministra de Cultura da Russia, Olga Lyubimova, é um dos palcos mais importantes do mundo. Acrescento atmosfera mágica, imponente, mística.  

No palco, os instrumentos da orquestra, incluindo, ao centro, um piano Steinway & Sons, esperavam pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e pela constelação russa. Uma tela gigante e letreiros imensos traziam “Russian Seasons”. Entram os músicos e o maestro: LÁAAAAA... estão afinando os instrumentos. Silêncio. Segundo Sinal. Luzes começam a se apagar. Terceiro Sinal. Uma onda de aplausos acolhe uma lindíssima mestra de cerimônias e um elegantíssimo cerimoniário russo: abertura da “Russian Seasons – Brasil 2024”. Ato contínuo, a plateia recebe a Exma. Ministra da Cultura da Russia, Sra. Olga Lyubimova, e o representante da Exma. Ministra da Cultura do Brasil, Sra. Margareth Menezes. Cordialidades para aqui e para lá, inicia-se o programa.  

Os cantores Ildar Abdrazakov, baixo, e Zinaida Tsarenko, soprano, tinha no programa canções e árias de óperas famosas, de compositores Russos, com destaque para Tchaikovsky. Outros dois músicos, Daniil Kogan, violinista, e Sergey Davydchenko, pianista, ambos vencedores do Concurso Internacional Pyotr Tchaikovsky, foram os responsáveis pelo que chamo de êxtase coletivo: o teatro lotado, ao ouvir o hábil violinista tocar o Concerto para Violino em Ré maior, Op.35, 3º movimento, Tchaikovsky, explodiu num longo aplauso, entre bravos e magníficos. Pouco depois a sensação se repetiria, pois Sergey Davydchenko tocou o Concerto para Piano No2, 3º movimento, de Rachmaninov. Eu, confesso ao amigo, não contive a emoção. O teatro, outra vez, explodiu em aplausos, bravos, bravíssimos...  

Denis Vlasenko, o maestro, conduziu uma orquestra impecavelmente afinada, bonita, jovem e que, certamente, assinalou o nome de Barra Mansa na história do “Russian Seasons”. Por fim, os músicos se uniram para entregar duas peças bastante populares e queridas: “Noites de Moscou” e “Olhos Negros”. Foi um prazer muito grande, testemunhar essa noite russa nos trópicos, bem ali, naquele que é, com certeza, uma das mais belas obras da arquitetura no Brasil: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  


Daniil Kogan, violinista vencedor do Concurso Internacional Pyotr Tchaikovski




Cerimônia de Abertura da Russian Seasons


Final do espetáculo, com os artistas agradecendo ao público do Theatro Municipal








O publico lotou as escadarias e foyer do Theatro Municipal, antes do espetáculo



















Nenhum comentário:

Postar um comentário