quinta-feira, 14 de maio de 2020

TÊNIS, por ROGÉRIO LOUREIRO XAVIER

Olá pessoa amiga e do bem.

TÊNIS

(O esporte solitário e de pontuação diferente)

Ténis ou tênis é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvo do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário, etc.).

O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido — geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

GUSTAVO KUERTEN

A muitos anos atrás, quase ou nenhum brasileiro tinha um conhecimento mínimo sequer de tênis. E aquela regra de como funcionava, aquela confusa contagem de pontos “40 a 15” e “iguais”. Um certo Gustavo Kuerten (Manezinho da ilha – Florianópolis) conseguiu, por fim, colocar o tênis no mapa dos brasileiros, que mesmo sem entenderem muito, vibravam com o único brasileiro a se tornar o número 1 do mundo no esporte.
Guga se aposentou, não vimos nenhum brasileiro se destacar daquela forma novamente, mas o tênis ganhou o coração de muitos no país. Hoje, é um esporte altamente recomendado por fornecer diversos benefícios para a saúde, independente da idade. Além de trabalhar o corpo, o tênis pode ser proveitoso para combater as doenças.

OS QUATRO BENEFÍCIOS DO TÊNIS PARA A SAÚDE:

01 – Desenvolvimento para os jovens.
Se você procura por um esporte para matricular os seus filhos, encontrou uma ótima opção! Além de, claro, ajudar no desenvolvimento físico, por trabalhar a musculatura das pernas, braços, costas e abdome.
Mas apesar de exercitar os músculos de forma intensa, é uma atividade muito prazerosa. Isso porque o tênis proporciona um desenvolvimento mental para as pessoas.
As partidas exigem um alto nível de concentração e fica nítido que um jogador desconcentrado está em desvantagem durante a partida. O esporte desenvolve bastante o equilíbrio e a coordenação. Sendo assim, uma opção completa para os jovens.

02 – Combate a doenças.
As práticas regulares de atividades físicas em si são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde. Por ser um esporte com intensidade moderada, em que não se tem grandes piques e um atleta respeita o ritmo do outro, o tênis é altamente indicado para o combate à hipertensão e a doenças cardiovasculares.
Apesar das pausas frequentes, o ritmo cardíaco pode ficar bastante elevado, levando a adaptações positivas no seu corpo. Assim, a prática melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, diminui o risco de ataques cardíacos, além de ajudar na prevenção à osteoporose e auxilia no bem-estar da mente. Também diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão.

03 – Redução de peso.
Conforme dito, embora seja um exercício com constantes pausas, o tênis pode elevar bastante os batimentos cardíacos e trabalha quase todos os músculos do corpo, como a natação. É uma prática bastante proveitosa, não é raro em uma partida se gastar entre 600 a 800 calorias. Claro que esse número pode variar de acordo com idade dos atletas.

04 – Contato com o sol.
Como, praticamente, todas as quadras de tênis são ao ar livre, a prática do esporte obriga o atleta a ter contato com o sol, o que é fundamental para a obtenção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio (explicando assim o combate à osteoporose). Para isso, o ideal é manter a prática antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde.
O tênis é um esporte extremamente divertido e que traz um grande número de benefícios à saúde do corpo e da mente. O melhor: é recomendado para todas as idades.

Fonte internet.

Roger LX


Nenhum comentário:

Postar um comentário