![]() |
Dr. José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, à frente do busto de Padre Mello, em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 25 de julho de 2022 |
Dr. José Andrade, Diretor Regional das Comunidades Açorianas, do Governo dos Açores, nasceu a 7 de fevereiro de 1966, em Ponta Delgada, São Miguel, mesma ilha onde nasceu nosso querido Padre Antônio Francisco de Mello.
É um extraordinário intelectual, autor de 30 livros publicados, incluindo Açores no Mundo (2017), Transatlântico – As Migrações nos Açores (2023), Transatlântico II – Açorianidade & Interculturalidade (2024) e Conversas da Diáspora – 50 Açorianos pelo Mundo (2024).
Ele é considerado em nosso município um dos mais célebres bonjesuistas. Este vocábulo foi cunhado por Octacilio de Aquino, saudoso intelectual bonjesuense, discípulo de Padre Mello, para se referir àquelas pessoas que, embora não nascidas aqui, vivem como se bonjesuenses fossem.
Há um Bom Jesus Açoriano! Há Açordescendentes Bonjesuenses e há ilustres Açorianos Bonjesuistas, como Padre Mello, Dr José Andrade e Francisco Amaro Borba Gonçalves!
Esteve em nossa cidade em 25 julho de 2022, pisando o mesmo solo que seu conterrâneo Padre Mello alcançou, pela primeira vez, há cerca de 123 anos, em 18 de junho de 1899. Na época, em memorável discurso, utilizou versos do Hino de nosso município ao assentar: "parto, mas quase morro de saudade".
Após visitar o túmulo de seu conterrâneo, na Capela do Divino Espírito Santo, no interior da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, Dr José Andrade assinalou, em notável texto sobre o aniversário dos 160 anos de Padre Mello, que ele foi " 'homem dos sete ofícios' - sacerdote, empreendedor, escritor, poeta, historiador, compositor e professor - tornando-se figura maior da história local".
Com efeito, Padre Mello nasceu na ilha de São Miguel, micaelense do concelho de Nordeste, da freguesia da Achada, e constituiu-se num gênio da civilização e da cultura.
Segundo Dr José Andrade, o festejo em honra de Padre Mello "leva a cumplicidade fraterna da cultura açoriana ao Vale do Itabapoana neste final do mês de abril".
Neste toada, assinalou que Padre Mello "aqui nasceu a 27 de abril de 1863, viajou ao Brasil em 1895 e, em 1899 se fixou em Bom Jesus do Itabapoana, a que dedicou meio século de sua vida e entregou sua morte a 13 de agosto de 1947".
Dr José Andrade finalizou, de modo magistral, sua argumentação, registrando o reconhecimento do Governo dos Açores à figura proeminente de Padre Mello: "Por tudo isso, em nome do Governo dos Açores, curvo-me perante a saudosa memória do nosso comum Padre Mello e felicito os promotores desta merecida homenagem a que assim gostosamente nos associamos.
Ponta Delgada, 24 de abril de 2023.
José Andrade
Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores"
Os Açores dignificaram Bom Jesus do Itabapoana perante o mundo e continuam a nos enobrecer!
DR JOSÉ ANDRADE recebe merecidamente as justas homenagens do povo bonjesuense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário