quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A GLÓRIA BONJESUENSE NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO

Obra póstuma do Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu lançada ontem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro 

 

Em uma das páginas da obra póstuma "COMPLEMENTANDO OS REGISTROS HISTÓRICOS, Uma breve contribuição à história de Bom Jesus do Itabapoana", lançada no dia 13 de dezembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o saudoso Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu se refere ao amigo Luciano Bastos assim: 

" O Dr Luciano Bastos, estimado e saudoso amigo... solicitou-me... desvendar esse enigma" (Nota de O Norte Fluminense: o enigma seria o local onde repousaria o corpo do Alferes Francisco da Silva Pinto - quem construiu a primeira casa em Bom Jesus, no século XIX). 

No lançamento da obra memorável, as irmãs Francia e Paula Bastos, filhas de Luciano Bastos, e as irmãs Elizabeth de Almeida Abreu e Beatriz de Almeida Breu Salomão, filhas do Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu, e responsáveis pela publicação, se encontraram no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A obra foi lançada pelo selo Lâmpada Mágica, da Estante Volante, e teve a colaboração de Maria Regina Zany Cristovao e Andreia Borges da Silva. Entre os agradecimentos constantes no livro, há os nomes de dois bonjesuenses: Cláudia Borges Bastos do Carmo e Dr. Reginaldo Teixeira Chalhoub.

Essa não foi apenas uma ocasião histórica para nosso município: foi um momento da Glória Bonjesuense!







As irmãs Francia e Paula Bastos, filhas de Luciano Bastos, e Elizabeth de Almeida Abreu, filha do Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu. Na foto, o consagrado artista plástico cubano Francisco Ribeiro.



 Elizabeth de Almeida Abreu, filha do saudoso Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu, Luiz Octávio, seu marido, e o filho Pedro Henrique, que trabalha e mora em Lisboa



Eunice de Almeida Resende e Beatriz de Almeida Abreu Salomão, filha do saudoso Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu



O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo abriu a solenidade de lançamento do livro 















Fotografias de Laura Spíndola do selo Lâmpada Mágica e TV Alcance 

Um comentário:

  1. Que luxuosa contribuição à história de Bom Jesus do Itabapoana!❤
    Parabéns!!👏👏👏

    ResponderExcluir