sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

ENCONTRO DAS FILHAS DE MARIA DA ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA SÃO JOÃO MARIA VIANEY, COMEMORA OS 90 ANOS DA PIA UNIÃO DE VARRE-SAI

 

                                  

Isabel Menezes

 

 Aconteceu domingo, dia 3 de dezembro, o ENCONTRO GERAL DA PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA DA ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA SÃO JOÃO MARIA  VIANEY. A Paróquia Pessoal Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, de Varre-Sai, sediou o evento promovido pelo padre Leonardo Henrique Wagner, que contou com a presença de 127 Filhas de Maria, sendo 20 as anfitriãs de Varre-Sai, que comemoram seus 90 anos de existência. As demais, membros das delegações de Natividade, Itaperuna, Calheiros, Pádua, São Fidelis, Campos, Bom Jesus do Itabapoana e Belo Horizonte, foram fundamentais para a realização da brilhante  confraternização católica.

“Esta Associação teve origem no século XII, em que pela primeira vez se fundou uma Confraria dos Filhos e Filhas de Maria.(...) Nos primeiros decênios do século passado, porém, tomou novo incremento e foi principalmente na paróquia de Santa Inês, fora dos muros de Roma, que atingiu seu pleno desenvolvimento e perfeição. Em 1864 foi canonicamente ereta, na mesma paróquia, com o título: Pia União das Filhas de Maria, sob o patrocínio da Virgem Imaculada e de Santa Inês, Virgem e Mártir. Com 0 Breve Apostólico «SACRI JUBILAEI ANNUS» de 25 de novembro de 1950 o Papa Pio XII declarou Santa Maria Goretti, também Virgem e Mártir, Padroeira das Pias Uniões, ao lado de Santa Inês. (Festa litúrgica a 9 de julho).” (Manual da Pia União)

De acordo com os estatutos, moças de todas as idades podem se juntar a esta Congregação. As candidatas são admitidas como ouvintes, recebendo uma fitinha azul, e em seguida como aspirantes, recebem a fita verde e passam por um período de formação, quase sempre de 1 ano. Após sua confirmação, recebem o diploma de Filha de Maria e passam a ser Filhas de Maria Militantes e a utilizar a fita azul com a medalha.

É característico das Filhas de Maria o uso de um uniforme que consiste em vestidos e véus brancos e uma fita azul (ou verde, no caso das aspirantes) com a medalha de Nossa Senhora das Graças. Existem muitas Pias Uniões espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. 

Em Varre-Sai, a Pia União local foi elevada a  Patrimônio Histórico Imaterial do Município, pelo projeto de lei Nº 005/2023, de autoria do vereador Cláudio Paulanti, com a aprovação de todos os Edis, entrando em vigor, dia 06 de novembro de 2023.

O encontro memorável, onde as Filhas de Maria se confraternizaram, assistiram palestras e entraram solenemente na igreja para adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, assistência à Santa Missa e Comunhão Eucarística, contou com a presença do Bispo Administrador Apostólico da Administração Apostólica São João Maria Vianey, D. Fernando Arêas Rifan. O bispo passou várias orientações às Filhas de Maria, dentre elas pedindo que nenhuma Filha de Maria possa estar de alguma forma criticando as autoridades da Igreja Católica. “Deixa essa incumbência aos inimigos da Igreja. A nós cabe rezar pelos sacerdotes, pelo bispo e pelo Papa.”

A palestra proferida pelo Youtuber padre Leonardo Wagner, foi realizada no interior da igreja, devido ao calor e uma de suas palavras foi contra o movimento feminista, que segundo ele rebaixa a mulher. “As Filhas de Maria são as florzinhas de Nossa Senhora.” Incentivou as associadas a se valorizarem como mulheres cristãs, frequentando sempre ambientes saudáveis para viverem tranquilas neste mundo e alcançarem a salvação de suas almas na eternidade.

Participei como historiadora, fazendo  várias observações históricas sobre a associação, desde a sua fundação em 2 de julho de 1933, e informei sobre o documentário que retrata a vida da Associação em Varre-Sai, erigida pelo padre José Maria Janeiro Moita, até a direção do Padre Antônio Alves de Siqueira, de feliz memória. O referido documentário, de minha autoria,  está na editora e será lançado em janeiro de 2024, como o nome de “As Filhas de Maria na Colônia Italiana de Varre-Sai”. O livro, com mais de 400 páginas, traz centenas de fotos, depoimentos, fatos históricos da religião católica em Varre-Sai, e o resumo das Atas referentes às reuniões mensais da Associação, com as falas dos sacerdotes diretores no decorrer dos anos. Já é um documentário muito esperado em toda Administração Apostólica, inclusive temos a fala do Dr. José Luís Teixeira, advogado Católico, que fez a apresentação do livro “Lendo o livro, o qual, por não ser uma obra de ficção e sim uma pesquisa, culmina por trazer a essência dos valiosos ensinamentos proporcionados pela sabedoria perene da Igreja, através de seus ministros, além de servir para contar a história de um tempo que se foi mas que descobrimos que continua muito vivo em nosso íntimo.”

O bolo de parabéns não podia faltar e as aniversariantes Filhas de Maria estavam radiantes de alegria. Como elas sempre repetem: “Ser Filha de Maria, não ter outra alegria.”

( Isabel Menezes - professora, escritora  e historiadora de Varre-Sai/RJ













Nenhum comentário:

Postar um comentário