quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Os 77 anos de O Norte Fluminense

 


Os irmãos Ésio e Luciano Bastos, amigos de uma vida inteira 



O jornal O Norte Fluminense foi fundado no dia 25 de dezembro de 1946, por Ésio Martins Bastos, com apoio de Lao Monteiro, Delton de Mattos e outros idealistas, depois dos ventos da democracia que varreram o mundo após o fim da 2ª Guerra Mundial. 

O nome da publicação se refere à região a qual pertencia o nosso município, na época. 

Durante 57 anos, Esio Bastos foi seu diretor e redator, até seu falecimento no dia 24 de agosto de 2003. A partir de então, assumiu o comando do jornal o seu irmão Luciano Augusto Bastos, que dirigiu nossa publicação até o dia 08 de fevereiro de 2011, data de seu passamento.

Já disse um leitor, certa vez: "quem lê jornal sabe mais; quem lê O Norte Fluminense sabe muito mais". Trata-se de um reconhecimento à linha editorial adotada por nosso periódico, voltada para o resgate de nossa rica história e da afirmação de nossos valores. Estamos em consonância com a célebre frase de Leon Tolstoi: "canta a tua aldeia e serás universal".

Amém disso, há aqui um imperativo categórico, no dizer de Kant. Com efeito, é uma necessidade humana a afirmação do seu pleno desenvolvimento, diante dos graves desafios pelos quais passa a nossa sociedade.

Os valorosos articulistas que colaboram com nossa folha constituem uma evidência da força literária e cultural de nossa gente e região. 

Por ocasião de mais um aniversário, celebramos a memória dos irmãos Esio Bastos e  Luciano Augusto e reafirmamos nosso compromisso em dar continuidade a seus ideais. 

Somos o legado de nossa história, dos nossos antepassados, e continuaremos a fazer de nossa publicação uma trincheira em defesa da construção de uma sociedade humanizada.

Agradecemos aos articulistas, assinantes, anunciantes e diversos colaboradores que sempre apoiaram nossa publicação, desejando a todos um Natal de muita Paz e um Ano Novo de esperanças fortalecidas em dias melhores. 

Um comentário: