Elias Melhin Chalhoub |
Elias Melhin Chalhoub e José Cordeiro foram destacados Alfaiates que marcaram época em nossa região. O libanês Elias Melhin Chalhoub estabeleceu a Alfaiataria Moderna, na rua Buarque de Nazareth, em Bom Jesus do Itabapoana, enquanto José Cordeiro exerceu seu ofício em Bom Jesus do Norte, próximo à ponte, onde hoje funciona a loteria esportiva.
Ambos eram amigos. Certa vez, segundo depoimento do Dr. Reginaldo Teixeira Chalhoub, filho de Elias, quando José Cordeiro adoeceu, Elias se ofereceu e realizou as atividades para o amigo, e ficou agradecido com o bonito gesto. Em outra ocasião, Elias adoeceu e José Cordeiro retribuiu a gentileza ao amigo.
Sobre o tema dos Alfaiates de Bom Jesus, Balthazar Franco da Silva, contador da Gráfica Almeida, de propriedade de Helton de Oliveira Almeida, em 2001, coletou dados sobre fatos, nomes e profissões de personagens das décadas de 50 e 60 do século XX, tal qual ocorria com os famosos almanaques do século XIX. Esse foi o motivo pelo qual deu o título ao seu texto de ALMANAK BOM JESUS.
Helton Almeida, conhecido como Heltinho, entregou, posteriormente, o texto ao jornal O Norte Fluminense, que fez a publicação do mesmo. Republicamos aqui o verbete "Alfaiates", em homenagem aos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento de nossa região.
Alfaiates - Homero Motinho (Tijolo), Juquita, José Cordeiro, Elias Chalhoub, Pedro Wakim, Moraes (O Az), Waldemar Moço, Mozart, Constantino, Sebastião Martins de Souza (Bá), Francisco Godoy, Manoel Ribeiro, Sebastião Lima, Zé do Olinto, Branco e Noro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário