Grupo GOTTA, de Campos dos Goytacazes, foi uma das grandes atrações do 19º Evento Cultural da Consciência Negra em Rosal |
Às 15h, ocorreu a histórica apresentação do premiado Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (GOTTA), de Campos dos Goytacazes (RJ), fundado em 2009, e dirigido por Simone Jardim, que contagiou a todos e todas.
Em julho, o GOTTA recebeu o prêmio Ativista Cultural Educacional, Melhores do Biênio 2021/2022, pela Senadoria do Estado do Rio de Janeiro, no Congresso da Sociedade Cultura Latina, no Cine Teatro São João, em São João da Barra.
Em Rosal, o grupo apresentou o Esquete Teatral intitulado "Menina de todas as Cores!!". O esquete apresentou uma menina que viaja pelo mundo e descobre que não somos todos iguais. De acordo com Simone, a história é um bom ponto de partida para falar acerca da Consciência Negra, nas suas histórias, permitindo assim, resgatar e valorizar a cultura afrodescendente, bem como, tomar consciência dos problemas causados pelo racismo.
Integram o GOTTA os seguintes alunos: Analice Bernardes, Brenda da Silva, Ester Anselmo, Luísa Anselmo, Rebeca Anselmo, Jhones Armando, José Lucas M. Pereira, Julia de Souza Cardoso, Kamilly Victoria, Kaylan Alves, Laura de Fátima, Maria Ysraella Lisboa, Mikaelly Lisboa, Rhyana Rosa, Rickelme Cordeiro da Silva. São professoras do Grupo: Maryhá Mendes Colodino da Cruz, Gisele Muguet Souza Silva, Kely Raquel Olímpio Barreto de Souza e Márcia Rocha.
O festival rosalense contou ainda com um concorrido Concurso de Dança, culminando com uma bela apresentação musical.
A TV Alcance, de Isac Nascimento, cobriu o evento, com o apoio do jornal O Norte Fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário