Senador Carlos Augusto Souto de Alencar à frente da igreja do Senhor Bom Jesus, fundada em 1881 |
O Senador Carlos Augusto Souto de Alencar, um dos grandes nomes da cultura nacional, alto dirigente do Congresso da Sociedade de Cultura Latina (CSCL), Seção do estado do Rio de Janeiro, esteve pela primeira vez em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 17 de novembro, onde anunciou nosso município como sede do grande evento realizado bienalmente, onde ocorrerá a entrega do prêmio “Melhores do Biênio de 2025/2026" do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2023, o município de São João da Barra sediou a grandiosa Celebração da Cultura do CSCL. No próximo ano, o evento histórico ocorrerá em Santa Maria Madalena.
Quem é o Senador Carlos Augusto Souto de Alencar
Nasceu em 16/08/1969 (Nova Iguaçu-RJ).
Poeta, cronista, trovador, contista, haicaísta, professor, geógrafo, historiador e técnico em meteorologia.
Formado em geografia pela Universidade Federal Fluminense em 1992 e pós-graduado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense em 1996.
Professor do Colégio Estadual Benta Pereira desde 1999 e técnico em meteorologia do Aeroporto Bartolomeu Lisandro desde 1993.
Filho de Carlos Emmanuel Saboia de Alencar (bancário) e Iza Souto Gonçalves (compositora). Mais velho de quatro filhos do casal.
Membro efetivo de Instituições como a Academia Campista de Letras, o Congresso da Sociedade Cultura Latina, a Academia Pedralva Letras e Artes, a Academia Poçoense de Letras e Artes, o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, a União Brasileira de Trovadores seção Campos dos Goytacazes, o Conselho de Cultura de Campos dos Goytacazes, o Café Literário Antônio Roberto Fernandes, a Academia de Letras do Brasil seção Campos dos Goytacazes e o Centro Cultural Marcelo Sampaio. Membro correspondente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores e da Academia de Letras e Artes Paranapuan.Waldir de Carvalho na Academia Campista de Letras e assume novo mandato como secretário titular da Academia Pedralva Letras e Artes. Seus poemas “Agradeço sinceramente”, “Certo dia”, “Cidade açucarada”, “José”, “Ladilala”, “O poeta”, O relógio das almas vendidas”, “Saudade sertaneja” e “Uma criança” são publicados na coletânea intitulada “O caminho da poesia”, feita pelo Café Literário Antônio Roberto Fernandes. Vence o concurso de trovas dos Jogos Florais de Campos dos Goytacazes no âmbito municipal. É eleito para compor a comissão de História, geografia e ciências afins do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Torna-se membro suplente do Conselho Municipal de Cultura do município de Campos dos Goytacazes. Compõe a diretoria do Centro Cultural Marcelo Sampaio como diretor de relações institucionais. Elabora projetos, apresentados pela vereadora Auxiliadora Freitas e aprovados pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, que nomeiam as praças dos Trovadores e poeta Antônio Roberto Fernandes.
Em 2015 é escolhido como um dos sessenta melhores haicaístas do Brasil no concurso realizado pela Editora Litteris, o que lhe garantiu a participação na coletânea “Novos haicais brasileiros”, publicada neste ano. Torna-se vice-presidente de cultura e relações públicas da União Brasileira dos Trovadores seção Campos dos Goytacazes. Seu livro “Prisma” recebe o prêmio de melhor livro de poesia moderna de 2014 pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina. Recebe o título de “Personalidade Estadual da Senadoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro” pela mesma Instituição.
Currículo científico:
Tem trabalhos científicos apresentados em congressos de geografia em Niterói, Salvador e Belém, publicados pela Universidade Federal Fluminense, pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, pela revista da Academia Campista de Letras e pela revista do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Entre eles destacam-se:
“Processos Erosivos Atuantes na Área da Praia Vermelha”, em co-autoria com as geógrafas Edilene Ramos e Malva Mancuso, publicado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros nos Anais do Congresso Brasileiro de Geografia de 1990.
“O Transporte Rodoviário Coletivo no Subcentro Comercial da Tijuca”, em co-autoria com a geógrafa Cátia Valéria Fernandes da Silva publicado pela Universidade Federal Fluminense nos Anais do Encontro do Instituto de Geociências de 1992.
“Populismo: Um Conceito Historiográfico”, sob orientação do historiador Paulo Knauss, tese de pós-graduação apresentada na Universidade Federal Fluminense em 1996. Publicada na Revista da Academia Campista de Letras em 2007.
“André Martins da Palma”, publicado pela revista do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes em 2018.
Várias vezes foi entrevistado em jornais e telejornais das redes Globo e Record, além de jornais impressos como Folha da Manhã, O Diário e Monitor Campista para tratar de assuntos referentes a meteorologia e geografia. É debatedor fixo do programa Folha 1 apresentado pelo jornalista Antônio Filho.
O Jornal O Norte Fluminense (JONF) saúda o Senador Carlos Augusto Souto de Alencar e sua digna família, agradecendo a honrosa visita.
Senador Carlos Augusto na Capela do Divino Espírito Santo, onde estão os restos mortais de Padre Mello |
Senador Carlos Augusto e a 1ª placa de rua biográfica, na rua Expedicionário Paulo Moreira |
Senador Carlos Augusto e a família, no Café Bistrô |
Senador Carlos Augusto acompanhado de Gino Martins Borges Bastos e André Luiz de Oliveira |
Senador Carlos Augusto Souto de Alencar, um dos grandes nomes da cultura nacional |
Nenhum comentário:
Postar um comentário