terça-feira, 12 de novembro de 2024

ROULIEN BOECHAT recebe o título de DEFENSOR DA AMAZÔNIA

 


O bonjesuense ROULIEN BOECHAT recebeu o título de DEFENSOR DA AMAZÔNIA, prêmio Internacional COP 30 Amazônia.

A honraria foi concedida pelo Instituto de Comunicação e Desenvolvimento da Amazônia (ICDAM). A cidade de Belém, no Pará, vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima (COP-30) em 2025. 

Roulien Boechat, historiador, antropólogo e fotógrafo social, faz registros e pesquisas na região amazônica desde 2022, e o resultado são as exposições que promove pelo Brasil. Sem patrocinador, ele promove suas amostras e oficinas sobre os povos originários, população ribeirinhas e quilombolas com recursos próprios.

O reconhecimento não demorou muito. Roulien Boechat foi convidado para, além de mostrar seus registros fotográficos, fazer parte também do ICDAM, onde apresentará suas propostas sobre combate à fome, pobreza e desigualdade; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e reforma da governança global na COP30. Também fará parte da COP20, sediada nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Rio de Janeiro.

Roulien Boechat menciona ainda a importância da mudança climática em relação às enchentes que assolam nossa região. O objetivo principal da iniciativa é “contemplar a Amazônia”. A atuação do instituto também inclui a realização de capacitações, fóruns internacionais e nacionais sobre a Amazônia, entre outros debates relevantes à região. 

Roulien reforça que o debate promovido em Belém se estende por outras regiões. “O instituto tem braços em toda a região norte, no estado do Amazonas, no estado do Amapá, na Guiana Francesa, no arquipélago do Marajó e também no estado de São Paulo”, afirmou. 

Estamos ansiosos e orgulhosos por ter um bonjesuense envolvido com as questões sociais e climáticas do mundo. 

Depois de Belém, o próximo passo da conferência será em Genebra na Suíça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário