Em 2014, Rita de Cássia Côgo lançou seu primeiro livro: "A BONECA SAPEQUINHA", no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) |
Em 2016, começou a empreender atividades como artesã e consolidou a união da literatura infantil com o trabalho manual, construindo personagens dos clássicos da literatura confeccionando bonecas e príncipes estilizando bonecas e bonecas em príncipes e princesas.
Segundo Rita, "depois, comecei tecer roupas de crochê estilizadas também nas princesas dos clássicos da literatura. E logo depois comecei a tecer na técnica do amigurumi personagens do meu próprio livros e de outras histórias.Em 2018 através de um curso do SEBRAE construí o meu primeiro projeto de livro sensorial temático (também conhecido quiet book ) o livro "Boneca Italiana" retirando um pouco da influência da cultura italiana em nossa história, logo após os projetos de outros livros como : O boneco Português, A boneca Africana, O indígena . Ressaltando que os livros sensoriais ou quiet book são instrumentos lúdicos e pedagógicos fundamentados na teoria o método montessoriano".
E agora em 2024 lancei no teatro Fernando Torres em Guaçuí, meu primeiro livro infantil ilustrado no crochê na modalidade ebook, um projeto contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo .E na FLICbonjê lancei o livro impresso"
Rita de Cássia nasceu no dia 23 de outubro de 1969, em Muniz Freire (ES). Descendente de italianos, é filha de Ignez Figueiredo Côgo e do saudoso Ivo Côgo. Tem como avós maternos José Carlos Figueiredo e Maria Lina Ribeiro Soares. Os bisavós maternos são João Mação e Filomena Favoreto. Os avós paternos são Luzia Mação e João Cogo. Os bisavós paternos são Moisés Cogo e Maria Zamban. Seus tios são Irene Cogo Laerce Cogo, Braulina Cogo, Zita Cogo, Ivo Cogo, Arinda Cogo e Maria Mercedes Cogo.
Possui os seguintes irmãos: João Bosco Figueiredo Côgo, Domingos Savio Côgo, Ivo Cesar Côgo, Gotardo Côgo, Débora Figueiredo Côgo (falecida) e Carlos Antônio Figueiredo Côgo
Karla Luiza Vilela de Andrade é sua filha de coração, que cuida com todos os carinhos de uma filha de sangue.
Ela frequentou as seguintes escolas:
*Jardim Ademar Vieira da Cunha " (1° e 2°)Muniz Freire .
*Jardim de Infância "Zélia Vianna de Aguiar" (3°periodo) Guaçuí
*Escola "Professora Lia Therezinha Merçon Rocha"
*Estudou Primário e curso normal Muniz Freire -ES
*Escola "Bráulio Franco" estudou 5° a 8° - Muniz Frere-ES.
*Escola Polivalente Monsenhor Sanctis" fez o curso de Estudos Adicionais Área de Educação Pré-escolar.
*Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Alegre.
Fez o curso de licenciatura curta em Estudos Sociais e retornou para fazer complementação de licenciatura plena em História.
*Fez curso de pedagogia pólo da UNIUBE em Cachoeiro do Itapemirim.
*Cursou na primeira turma de pós graduação em Deficiência Intelectual no pólo de Bom Jesus RJ na Escola Padre Melo, oferecido pela UNIRIO.* *Fez pós graduação em psicopedagogia na faculdade São Camilo em Cachoeiro do Itapemirim.
*Faculdade de Educação da Serra - FASE , cursou pós - graduação em Gestão Educacional com Habilitação em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar.
*Estudou de Teologia Pastoral Dom Bosco.
No dia 5 de Junho de 1988, mudou-se para Guaçuí, onde atuou profissionalmente nos seguintes locais:
.*APAE de Guaçuí
.*Escola Pluridocente Fazenda Alcantilado
*Escola particular "São Geraldo"
*Escola municipal "Deocleciano de Oliveira "
*Escola municipal José Antônio de Carvalho "
*Escola municipal"Professora Elvira Bruzzi"
*Escola municipal Eugênio de Souza Paixão "
*Escola municipal "São Geraldo
*Escola municipal"Anísio Teixeira "
* Cemei" Zélia Vianna de Aguiar" (Jardim de Infância)
*Escola "Estadual Antônio Carneiro Ribeiro "
Segundo Rita, "minha inclinação para a escrita infantil teve início, primeiramente, através do exercício diário de contar história para meus alunos, fui me apaixonando pelos textos infantis. E, através da elaboração das atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula fui construindo pequenas histórias para introduzir e contextualizar as palavras chaves de introdução das letras e sílabas, e demais conteúdos. Ao trabalhar educação infantil, essa prática se consolidou em forma de teatro em atividades culturais e projeto de clube de leitura".
Rita de Cássia Côgo é um exemplo de superação e de amor à vida, de fé e esperança no futuro!
Lançamento do livro "O voo da águia", na Casa da Cultura, em Muniz Freire |
Lançamento do livro "O QUE É QUE UM LIVRO TEM", no Rotary Clube de Guaçuí |
Registro da sala de aula |
Foto do livro "A PEQUENA FLOR CELI" no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí |
Registro de teatro realizado na escola com base em um de seus livros |
É na invisibilidade do nosso caminhar que construímos a nossa própria história. E quando olhamos para trás, toda a invisibilidade do nosso processo de vida se torna visível em cada experiência vivida. ❤️
ResponderExcluirGratidão! Ao jornal Norte Fluminense pela honrosa reportagem.