terça-feira, 12 de agosto de 2025

Santa Leopoldina, Clério e o canto dos trovadores



Entre os dias 6 e 9 de novembro, a ACLAPTCTC,  Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, abrirá suas asas poéticas sobre o município de Santa Leopoldina, Espírito Santo, para o XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.

Tudo é grandioso nessa notícia. Até a sigla da Academia, que, à primeira vista, parece uma sequência infinita de letras, revela-se como um alfabeto encantado, capaz de caber num verso e se expandir para além dele.

À frente da entidade está o idealista Clério José Borges de Sant’Anna. Seu nome, por si só, guarda um sopro de coletividade,  “Clério”, como um coro de sacerdotes em prece. E não é apenas nome: é escritor, historiador, Comendador, artesão de memórias e palavras.

Os poetas trovadores são herdeiros de uma tradição que funde literatura e música, semeando, há séculos, a língua portuguesa no coração das pessoas. Levam consigo não apenas a métrica e a rima, mas a alma cultural que nos define.

Santa Leopoldina, palco deste encontro, é ela própria um poema escrito em pedras antigas e águas correntes. Fundada em 1856 por sessenta imigrantes suíços que subiram o Rio Santa Maria, recebeu no ano seguinte duzentos imigrantes vindos da Alemanha e de Luxemburgo, prussianos, saxônios, hessienses, bandenses, holsacianos, nassauenses e outros germânicos que encontraram, nesta terra, um novo começo. Em 1860, o imperador Pedro II acrescentou-lhe a distinção: “Cachoeiro de Santa Leopoldina”, em homenagem à mãe, Maria Leopoldina, arquiduquesa da Áustria.

No século XIX, a cidade foi o maior centro comercial do Espírito Santo, até que novas estradas desviaram o tráfego do rio, que antes a ligava ao Atlântico e ao mundo. Ainda hoje, o Rio Santa Maria guarda, em suas águas, o reflexo desse tempo de grandeza.

Mas, em novembro, a cidade voltará a ser porto,  porto de almas e palavras. O XIII Congresso não será apenas um evento literário: será encontro, será comunhão, será um coro uníssono de amor à humanidade e uma prece pela paz.

Porque, quando trovadores se reúnem, a poesia se transforma em ponte,  e toda ponte leva ao coração do mundo.





Um comentário:

  1. ACLAPTCTC - REFERÊNCIA DE HISTÓRIA E NEOTROVISMO E LITERATURA. NÃO DÁ PARA DEFINIR EM POUCAS PALAVRAS 📚🖋️📕

    ResponderExcluir