segunda-feira, 14 de julho de 2025

Estrelas de Itaperuna brilham em Santa Maria Madalena

 


Itaperuna teve destaque no 19º Evento do Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil (CSCL), realizado em Santa Maria Madalena, conhecida como a “Cidade das Estrelas”. A cerimônia celebrou os melhores do biênio 2023/2024 e foi presidida pelo senador Carlos Augusto Souto de Alencar.

A Academia Itaperunense de Letras (ACIL), presidida por Valber Meireles de Souza, recebeu o Troféu de Congratulação para Instituição Cultural, reforçando seu papel como referência no cenário literário e artístico do interior fluminense.

A revista Café com Folha, dirigida por Angelique Damadá, foi agraciada com o Troféu na Categoria Revista, destacando-se pela valorização da cultura regional e da literatura contemporânea.

Entre os premiados individuais, tivemos:

Lúcia Spadarotto, professora aposentada da rede estadual e escritora, tesoureira da ACIL e vice-presidente de administração da UBT (União Brasileira de Trovadores) - Seção Itaperuna, que recebeu o Troféu na Categoria Trovadora.

Luciana Pessanha Pires, professora da rede estadual, ex-presidente da UBT - Seção Itaperuna, que foi homenageada com o Troféu de Congratulação para Ativista Cultural.

Dr. Laércio Andrade, advogado e professor aposentado, conquistou o Troféu na Categoria de Ativista Cultural ou Educacional.

Valber Meireles, além de presidente da ACIL, é consagrado músico que se destaca no cenário musical nacional, professor, nutricionista, empresário, secretário e vice-presidente de cultura da UBT – Seção Itaperuna.

Todos os homenageados são escritores com obras publicadas, o que reforça o peso cultural da comitiva itaperunense.

A história do município de Itaperuna remonta à colonização da região, tendo como figura central José de Lannes Dantas Brandão, considerado um dos primeiros desbravadores locais. Ele fundou, em 1834, a Fazenda Porto Alegre, que deu origem ao povoamento. O nome Itaperuna tem origem indígena e significa “caminho da pedra preta”.

O prestígio alcançado no Congresso da CSCL reafirma a vitalidade cultural de Itaperuna e o empenho de seus representantes na preservação e promoção da literatura e das artes.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário