domingo, 11 de janeiro de 2026

Contra a Ditadura do Celular

 Durov explica por que não usa celular


Papel Durov, o fundador do Telegram: A decisão de não usar o celular

No Brasil o clima é de sempre para baixo nunca para a grandeza 

O clima é para abater o indivíduo e não elevã-lo.

O noticiário está sempre mostrando a maioria das mazelas de locais distantes, no Brasil e no exterior. E nossos vizinhos e conhecidos completam o quadro informativo relatando as mazelas da nossa aldeia.

O fato é que o cenário que nos é apresentado leva o cidadão necessariamente a ficar abatido, desiludido com o mundo mal .

Há um viés político nisso tudo.

Se a maioria das notícias nos trazem abatimento, o melhor caminho é ficarmos isolados e seguros em nosso mundinho. 

Por outro lado, uma matéria intitulada "por que não usar celular" sobre o fundador do Telegrama, Papel Durov, é reveladora. Segue a mesma.

O empreendedor não quer que outras pessoas, empresas ou organizações lhe digam o que é importante hoje e no que ele precisa pensar.

O cofundador do Telegram, Pavel Durov, explicou em uma entrevista com Lex Fridman por que ele não usa celular e como esse hábito afeta sua vida. X

"Não acho que um telefone seja um dispositivo necessário ", disse o empreendedor, lembrando que nunca teve um durante a infância ou a faculdade. 

Quando finalmente conseguiu um celular, nunca ligou e sempre o colocou no modo avião ou no silencioso, porque "odiava a ideia de ser incomodado". 

Segundo Durov, o telefone é um obstáculo para ele, pois tenta evitar a influência de outras pessoas e empresas em sua mente

"Minha filosofia é bem simples: quero definir o que é importante na minha vida

Não quero que outras pessoas, empresas ou organizações me digam o que é importante hoje e no que devo pensar. Você só precisa definir sua própria agenda, e o telefone vai atrapalhar ", explicou.

Nesse contexto, o empreendedor observou que se uma pessoa pega o telefone logo de manhã, ela acaba sendo "uma criatura que recebe ordens sobre o que pensar pelo resto do dia ". 

Para não se perder nesse fluxo de informações, Durov aconselha reservar um tempo para "pensar sobre o que é realmente importante para você e o que você quer mudar neste mundo".

O cofundador do Telegram afirmou ter chegado à conclusão de que "quanto mais conectado e disponível você estiver, menos produtivo você será". 

"Como você consegue lidar com isso se é constantemente bombardeado com todos os tipos de informação, a maioria das quais é irrelevante para o sucesso do que você está tentando construir?", perguntou o empreendedor, referindo-se ao seu trabalho no desenvolvimento do Telegram.

https://share.google/fomS4lBryV63O5B3C

Nenhum comentário:

Postar um comentário