quarta-feira, 21 de agosto de 2013


Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

O EMPREENDEDOR DE BOM JESUS DO ITABAPOANA




Joãozinho Bousquet



João Bousquet Júnior nasceu em Cambuci no dia 06/09/1915. Seu pai, João Bousquet, veio de Conceição de Macacu (RJ). Seus avós paternos são Luís Bousquet e Francisca. Sua mãe, Helena Gomes Bousquet, nasceu em Cambuci. Seu avô materno é Francisco Azevedo.

Casado com Yeda Silveira Bousquet, nascida no dia 19/02/1924, possui dois filhos: Paulo Sérgio e José Carlos, além de dois netos: Felipe e Lívia. 

Joãozinho Bousquet, como é conhecido, diz que "a familia Bousquet veio ao Brasil de uma leva de europeus que foram para Nova Friburgo. Em 1926, vieram para Bom Jesus do Itabapoana, atraídos pelo café da região. Meu pai vendeu um sítio em Cambuci, já que a produção de café tivera um declínio por lá, e veio para Bom Jesus".

Prossegue ele: "em 1934, substituí  Joaquim Ferreira Ramos na empresa de João Soares, que era sobrinho de Carlos Firmo, avô de Yeda, proprietário da Força e Luz, da Usina Santa Isabel e da Estrada de Ferro. Recordo-me que João Soares costumava dizer: 'quando quero ver um homem honesto, vou ao espelho'".


CARLOS FIRMO 


Em relação a Carlos Firmo, Yeda lembra que foi seu avô quem doou  terrenos para a construção do Ordem e Progresso, da Igreja e do cinema. O pai de Yeda, Plínio Figueiredo Silveira, é oriundo de São Pedro do Itabapoana (ES), enquanto sua mãe, Maria Firmo Silveira, é nascida em Bom Jesus do Itabapoana.

Yeda ressalta que ela e Joãozinho Bousquet casaram-se no dia 23/06/1945, em celebração presidida por Padre Mello. Daqui a dois anos, completarão 70 anos de casamento


Joãozinho Bousquet e Yeda, nas Bodas de Ouro


Carlos Firmo e Rosa são os avós maternos de Yeda, enquanto Carlos e Amélia Figueiredo Silveira são os avós paternos. Yeda relembra que Carlos Firmo construiu e doou três casas históricas que até hoje são preservadas, na Praça Governador Portela: " Uma das casas foi doada ao genro César Ferolla, outra, doada ao genro Plínio Silveira, enquanto a terceira foi cedida ao dr. Columbino Teixeira, também genro", salienta.

Yeda tem inúmeros serviços prestados à sociedade, especialmente na Casa das Meninas, hoje desativada: " Fiquei muito aborrecida quando eu soube do fechamento da Casa das Meninas. Trabalhei como voluntária na entidade, quando a presidente desta era a Libinha. Na ocasião, o presidente do Centro Popular Pró-Melhoramentos era Luciano Bastos. Esta instituição auxiliava muitas crianças", lastima.


Joãozinho Bousquet, por sua vez, se recorda de Nhonhô Soares, proprietário do antigo Cine Bom Jesus, localizado em Bom Jesus do Norte (ES). "Nhonhô Soares era irmão de João Soares e costumava ficar na sacada do prédio, com um farol iluminando as poças d'água da rua, que não eram calçadas. O cinema funcionava no térreo, enquanto o salão de danças ficava na parte de cima do prédio", salienta.




Yeda e Joãozinho Bousquet



Em 1937, Joãozinho Bousquet estabeleceu a empresa  Gomes e Borges, com Chiquinho Borges, que permaneceu até 1940, quando criou a Bousquet e Cia, juntamente com Luizinho Teixeira e Joaquim Ramos. Instalou, ainda, a empresa Silva, Júnior S.A., em Itaperuna, com José Maria de Azevedo, José de Oliveira Borges e Luizinho Teixeira.

Segundo Joãozinho Bousquet, "a empresa Distribuidora União Ltda foi estabelecida na cabeça da ponte, vendendo eletrodomésticos. Em 1963 criei o Hotel Itavale S.A., com 77 sócios. Como estes não quiseram prosseguir na sociedade, levei 12 anos para terminar o hotel, que foi inaugurado em 1975. O hotel foi construído onde era a casa de Alípio Garcia", assinala.


Hotel Itavale: referência na região


 Joãozinho Bousquet foi, ainda, concessionário da Chevrolet por 30 anos. Posteriormente, criou a Mercantil Guaçuí, juntamente com Luizinho Teixeira, com filial em Carangola (MG), em Muriaé (MG) e Itaperuna (RJ).

 "Era José Magalhães quem tomava conta do negócio. Criamos ainda a Mercantil Itaperuna, e compramos um prédio em Itaperuna. Recordo-me que, com a crise nesta empresa, todo o dinheiro  que Luizinho Teixeira ganhava como gerente do Banestes, ele entregava para recuperar a firma. Luizinho Teixeira era um grande parceiro e amigo, preocupado com as questões sociais, como o Hospital e o Rotary", registra Joãozinho.

 Joãozinho Bousquet se recorda  que "adquirimos, de José Antonio Fragoso Borges o Departamento de Café. Ocorreu, então, uma crise econômica, pois o café praticamente acabou". Em breve, os prédios que pertenceram à Distribuidora, e que estão abandonados, serão demolidos para o surgimento de um loteamento.  

 

Prédios onde funcionaram o Departamento de Café serão demolidos para darem lugar a um loteamento



Hospital São Vicente de Paulo, Centro Popular, Conferência dos Vicentinos, Rotary Club, Sociedade de Ampara ao Menor Luizinho  Teixeira são algumas das entidades, cuja criação tiveram a participação de Joãozinho Bousquet, conta sua esposa Yeda e seu amigo Joãozinho Borges, que acompanharam a entrevista. 

Joãozinho Bousquet não gosta de mencionar seus feitos em favor da sociedade e diz: "considero-me um homem com sorte nos negócios e na família. Devido à crise que se instalou em Bom Jesus, as pessoas ofereciam terrenos para mim, e acabei adquirindo propriedades". 

Joãozinho Bousquet diz, no alto dos seus 98 anos que completará nos próximos dias, que  "a idade vai colocando a gente cada vez mais cansado", mas faz questão de registrar que "não me arrependo de nada".

Sua visionária capacidade empreendedora, sempre apoiado por sua esposa Yeda, fez de Joãozinho Bousquet um exemplo de homem que soube conciliar a luta pelo desenvolvimento econômico com a dedicação ao bem comum.






Joãozinho Borges, Yeda e Joãozinho Bousquet
















Nenhum comentário:

Postar um comentário