segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Hoje, faz 60 anos da morte de Roberto Silveira




Roberto Silveira, Ismélia e os filhos


 Hoje, 28 de fevereiro, faz 60 anos da morte do ex-governador Roberto Silveira, vítima de atentado em Petrópolis (RJ), em 1961.

 

Roberto Silveira é glória de Bom Jesus do Itabapoana

 

Nascido no dia 11 de junho de 1923, no Sítio Rio Preto, em Bom Jesus do Itabapoana - assim como seus irmãos Badger, Zequinha, Maria da Penha e Dinah - Roberto estudou na Escola Municipal de Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger.


Roberto Silveira estudou na Escola Bom Jesus, da professora Amália Teixeira, localizada na parte superior do prédio

 

Colégio Rio Branco, onde estudaram os irmãos Roberto, Badger e Zequinha Silveira, funcionou entre 1920 e 2010, e, hoje, compõe o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos)


Posteriormente, estudou na escola da professora Amália Teixeira e no Colégio Rio Branco, ambos localizados na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.



Na década de 1940, Roberto estudou na Faculdade de Direito de Niterói.

Elegeu-se deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1950.

Ismélia e Roberto Silveira

 

Ana Maria Silveira e Badger Silveira Filho, sobrinhos de Roberto Silveira, sustentam que o tio foi alvo de atentado

 

Em 1951, casou-se com a bonjesuense Ismélia Saad, filha do libanês Melhim Hanna Saad e Alzira Sauma Saad. Com ela teve três filhos: Jorge Roberto, quatro vezes Prefeito de Niterói, Dôra, museóloga e historiadora, e Márcia, socióloga. Jorge é casado com Cristina Ramalho Silveira com quem tem um filho: Roberto. Márcia é casada com o médico Alberto Domingues Viana, radiologista e professor da UFF. Eles possuem um casal de filhos: João Alberto, médico como o pai, e Maria Roberta, que é administradora de empresa.

Secretário estadual do Interior e Justiça, foi eleito vice-governador em 1954. 

Foi eleito governador em outubro de 1958.

Tido como futuro presidente da República, sucedendo a João Goulart, após adentrar em helicóptero, onde pretendia verificar os estragos causados pela enchente em Petrópolis, o aparelho, alvo de trama de forças interessadas em seu desaparecimento, desgovernou-se ao decolar. A queda da aeronave causou a morte de Roberto Silveira, em decorrência de queimaduras.

 

Um mar de guarda-chuvas no adeus ao inesquecível Roberto Silveira

 

Ismélia Silveira: lágrimas que nunca findam

(Fotos do livro ROBERTO SILVEIRA, A PEDRA E O FOGO, de José Sérgio Rocha)


Ana Maria Silveira, sobrinha do ex-governador, prestou declaração ao O Norte Fluminense confirmando a tese de atentado, que pode ser lida no link: http://onortefluminense.blogspot.com.br/2014/06/roberto-silveira-foi-vitima-de-um.html )

No dia 10 de agosto de 2014, no Sítio Rio Preto,  onde nasceram Roberto e seus irmãos, foi realizado o lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que foi inaugurado, com muita emoção, no dia 7 de agosto de 2016.


 

Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2016

 

A eterna primeira dama Ismélia Silveira e sua filha Dora Silveira participaram da inauguração do Memorial. Na foto, acompanhadas de João Bosco de Figueiredo Côgo, responsável pela organização do acervo

 

Ismélia Silveira e o rico acervo do Memorial 

 



Seu exemplo de luta e de vida é luz a iluminar nossos caminhos.


ROBERTO SILVEIRA VIVE!

2 comentários:

  1. Muita saudade!!! Pobre povo Brasileiro!!! Que exemplo maravilhoso para o país teria sido Roberto se pudesse ter vivido mais!!!

    ResponderExcluir
  2. A saudade continua em nossos corações. Perda incalculável. Certamente teríamos um dia como nosso Predidente, mas a fatalidade impediu.🙏🙏🙏⚘⚘⚘❤

    ResponderExcluir