segunda-feira, 24 de abril de 2023

26 de abril: Peça teatral de Padre Mello vai encantar o mundo!



Em comemoração aos 160 anos de Padre Antônio Francisco de Mello, pároco oriundo da Ilha de São Miguel, do Arquipélago de Açores (Portugal), diversas atividades estão acontecendo no mês de abril, Padre Mello era um grande intelectual e chegou a Bom Jesus do Itabapoana no dia 18 de junho de 1899.

No próximo dia 26, ocorrerá a apresentação histórica da peça teatral de Padre Mello intitulada "Os Cavalos de Zebinho, no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, às 15h30. 

A peça foi escrita em 1926. 

Essa peça teatral foi resgatada graças ao Príncipe dos Poetas, o célebre e saudoso bonjesuense Élcio Xavier, que doou a relíquia ao Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB).

Segundo Padre Mello, ele estava preocupado com o estado crítico em que se encontrava o "carro de tração animal" de Zebinho, que também era sineiro da Igreja Matriz. Por esse motivo, compôs a obra com o objetivo de angariar recursos e comprar um carro novo para Zebinho. 

Deve-se assinalar que Pe. Mello mencionou, na época, que o referido carro era "o único a tração animal no meio de já considerável número de automóveis".

Octacílio de Aquino, outro gênio de nossa literatura e pupilo de Padre Mello - e que assinava seus textos como "Octaquino" - escreveu, por sua vez, uma poesia intitulada "O carro de Zebinho", que acompanha a peça teatral. Vale a pena registrar a seguinte estrofe:

"Leva este leite à casa de 'seu' Veiga,/ no carro do Zebinho. E Zé da Matta/ lá foi. Quando chegou, abriu a lata:/ -Que leite? Era manteiga..."

A organização é da profa. Meiry Ross, Curso Normal, turma 1001, disciplina Ateliê Pedagógico. A peça teatral  será dirigida pelo prof. Pedro Salim, e terá como atrizes as alunas  Jamylle, Maria Eduarda, Larissa, Ana Alice e Luiza.


A peça "Os Cavalos de Zebinho", doada por Élcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, ao ECLB, foi composta por Padre Mello em 1926



Profa. Meiry Ross e os preparativos para a apresentação histórica da peça de Padre Mello 




Nenhum comentário:

Postar um comentário