quarta-feira, 29 de junho de 2022

ONG REDÍ visita o CINE TEATRO MONTE LÍBANO



Carlos Freitas conheceu, hoje, as instalações do antigo Cine Teatro Monte Líbano 

Carlos Freitas, vice-diretor da ONG REDÍ (Reflorestamento e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Itabapoana) e professor do Instituto Federal Fluminense, visitou, hoje, as instalações do antigo Cine Teatro Monte Líbano, desativado há 28  anos.

O prédio Monte Líbano, onde está situado o Cine Teatro, foi inaugurado pelo libanês Merhige Hanna Saad, no dia 14 de agosto  de 1950, com capacidade para mil pessoas, nada devendo aos melhores teatros da capital. O local recebeu os maiores nomes do teatro e da música brasileira. Na época de sua construção, ocorreu um investimento aproximado de CR$3.000.000,00 (três milhões de cruzeiros).

O Cine Teatro fechou suas portas em 1989. O último evento ocorrido lá, contudo, foi o Festeatro, em outubro de 1994. 

Festeatro foi o último evento ocorrido no Cine Teatro Monte Líbano, em outubro de 1994 (foto do acervo de Maria José Martins)

No dia 19 de novembro de 2002, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou o tombamento provisório do prédio pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Carlos Freitas disse que "é admirável um patrimônio como esse, que mostra a pujança do passado. Existem, no Brasil, poucos lugares como esse, com essa arquitetura. Bom Jesus e região merecem que esse local seja restabelecido. Não podemos deixar esse patrimônio perdido. Sabemos que existem trabalhos para a retomada desse local, mas a REDÍ quer dar a sua força, o seu apoio junto ao Executivo e ao Estado para que o Cine Teatro Monte Líbano volte a funcionar aberto ao público".





Carlos Freitas e a entrada do Cine Teatro Monte Líbano 

Prédio Monte Líbano, onde está situado o Cine Teatro Monte Líbano 



Nenhum comentário:

Postar um comentário