terça-feira, 19 de julho de 2022

A grandiosidade da comemoração do centenário da Lira 14 de Julho, de Rosal








Apoteótico é o nome que se pode dar aos festejos de comemoração dos cem anos da Lira 14 de Julho, dirigida por André Almeida dos Santos, no aprazível distrito de Rosal, que ocorreram entre os dias 14 e 16 de julho.

No dia 14, ocorreu a Alvorada histórica, seguida de um delicioso café e uma grande exposição de fotos históricas.

À noite, ocorreu a Santa Missa em Ação de Graças, na Capela Sant'Ana, seguido de uma memorável retreta da Lira, com os Maestros Cely Tinoco e Aldemir Morais, irmão do Secretário de Cultura, José Geraldo Morais, este também integrante da Lira 14 de Julho.

No dia 15, à noite, ocorreu o Culto de Gratidão na Igreja Presbiteriana, sucedendo uma bela apresentação do grupo Horas Vargas.

À tarde do dia 16, ocorreu um grandioso encontro de Liras, com a presença da Lira da Esperança, de Laje do Muriaé (RJ), Lira Santa Cecília, de Varre-Sai (RJ) e da Lira Santa Cecília, de Guaçuí (ES). O cortejo pelas ruas, com a união de todos os músicos, foi um dos pontos altos dos festejos, levando a mensagem de união entre os músicos, o que emocionou a todos e todas.

Em seguida, as Liras fizeram notáveis apresentações no palco, que encantaram o grande público presente.

A noite se encerrou com chave de ouro, com a apresentação impecável da Orquestra Voadora, do Rio de Janeiro.

Foi uma festividade à altura da comemoração dos cem anos da corporação rosalense!

Os cineastas Rocio Salazar e Philip Johnston, do Rio de Janeiro, estiveram presentes durante os festejos, para a elaboração de um documentário. A vinda do casal foi patrocinada pelo jornal O Norte Fluminense. André Luiz de Oliveira também foi enviado pelo nosso jornal para acompanhar as comemorações.

A seguir, O Norte Fluminense registra os nomes que estão eternizados, com letras de ouro, na Lira 14 de Julho e na história de nossa cultura!


               Diretoria do Centenário

Presidente: Andre Almeida dos Santos

Vice-presidente: José Soares Calheiro

Primeiro Secretário: Anselmo Júnior Borges Nunes

Segundo Secretário: Antônio Rezende da Fonseca Filho

Primeiro Tesoureiro: Geraldo Roseira Soares

Segundo Tesoureiro: Guido Rezende Nunes

Oradora: Sandra Rezende Nunes

Diretora de Patrimônio: Fabiana de Oliveira Morais Vargas

Diretora de Artes e Assistência Social: Carmélia de Fátima Ourique dos Santos 

Diretora de Cultura e História: Maria Auxiliadora Glória de Almeida Soares

Conselho Fiscal: Flávio Augusto Salles Gonçalves, Petrônio Figueiredo, Crebylon Nino Gonçalves Lopes Silva, Marly Ferreira Vargas , Maria do Carmo Glória de Almeida Soares e Luiz Tito Nunes de Almeida.

Músicos

Maestro: Cely Tinoco de Oliveira, Barítono: Carlos Eduardo de O. da Silva, Clarinete: Maria Laura da Silva Dias, Eliane Graciliana da Silva, Rebeca Vargas Tinoco, Amanda Borges Nunes Boechat, Laura de Souza Ribeiro, Lorena Boechat Crisóstomo, Ana Júlia de Oliveira Borges; Percussão: Mariele Graciliana da Silva, Luiz Tito Nunes de Almeida, Geraldo Roseira Soares; Sax Alto: Fabiana de Oliveira Morais, Dominique Ferreira Nunes; Sax Tenor: Anselmo Júnior Borges Nunes, Giovana Crisóstomo Félix, Glauber Pereira da Silva; Trombones: Clemilton Gonçalves Dias Jr, Diego Carvalho da Silva, Guilherme Lima Ferreira; Trompete: Davi de Oliveira Morais Vargas, José Geraldo de Oliveira Morais.

Futuros Músicos 


Clarinetes: Nailanny Crisóstomo Pereira, João Pedro de Souza Silva; Saxofones: Verônica A. Bastos Leite Machado, Raimundo Marcus de Mello, João César Neto Marques; Sax Tenor: Érika Lacerda Vargas; Trompetes: João Vitor Alves de Souza, Guilherme de Oliveira Glória Vargas, Maycon Pereira Campos.

Segue o depoimento de um rosalense sobre o evento histórico.

"Acho tão difícil destacar alguma coisa!!!
Alvorada indescritível,
Missa e culto lindos,
Retreta emocionante e perfeita,
Apresentação dos novos músicos comprovando a continuidade,
Show excelente da Banda Horas Vargas, com a apresentação de um dobrado no formato rock in roll,
Bandas convidadas pra lá de excelentes,
com apresentação linda
Orquestra Voadora cumpriu brilhantemente seu papel de encerramento festivo, inspirador, por usar os mesmos instrumentos das bandas tradicionais, conseguindo total interação com o público que já estava fascinado!
Evento patrocinado principalmente pelas contribuições dos associados, admiradores, comunidade.
Estrutura pela prefeitura.
Trabalho voluntário e dedicação dos músicos, professores e maestros.
Foi sentida a ausência da Lira Operária Bonjesuense.
O evento foi um sucesso, sem qualquer confusão, sem lixo nas ruas, com som moderado e o jardim preservado… todos os visitantes ficaram encantados! Uma comemoração perfeita para os cem anos da Lira 14 de Julho ".

Parabéns, Gloriosa Lira 14 de Julho, pelo seu Centenário!!

Andre Almeida dos Santos, presidente da Lira 14 de Julho 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário