Existem momentos em nossas vidas que se tornam inesquecíveis em decorrência do ambiente permeado de encontro de corações de pessoas especiais que entraram em nossas vidas e nos fizeram melhores.
Alcyr dos Reis Carvalho, um anfitrião inigualável, foi o feliz mentor de promoção de um desses memoráveis encontros de almas em sua paradisíaca propriedade de Bom Jesus do Norte, a histórica Fazenda Belo Jardim, do século XIX, aliada a um palacete de feições modernas, retratando a união de épocas que estão sempre presentes em nossas vidas.
Em seu admirável projeto de homenagear personalidades, galardoou, no dia 23 de novembro, uma outra grande personalidade bonjesuense, o dr. Reginaldo Teixeira Chalhoub, com uma placa em um de seus penedos intitulada"LADEIRA DO ESCRITOR REGINALDO TEIXEIRA CHALHOUB".
Anteriormente, Alcyr homenageou outra insigne personalidade bonjesuense com a placa "DECK DOS AMIGOS CELSO DE OLIVEIRA LOUREIRO".
Tudo isso em um cenário deslumbrante.
Alcyr e sua esposa Dora Baptista conceberam-no como Michelangelos dos tempos atuais. O casal preserva e resgata a história, apontando para o fato de que o futuro só pode ser construído com base no respeito à nossa história, aos nossos heróis, à nossa cultura e a nossos valores.
A majestosidade, contudo, foi integral, estendendo-se também à magnífica obra familiar, com filhos e netos que remetem à obra singular, mutatis mutandis, de um Leonardo da Vinci.
Foi nesse ambiente fabuloso que Alcyr aliou a imponente homenagem com a reunião de convidados mais próximos, todos eles oriundos de famílias tradicionais.
Já foi dito que uma das características do ser bonjesuense (capixaba ou fluminense) é que os membros de nossas famílias mantêm as memórias transmitidas ao longo das gerações. Napoleão Lyrio Teixeira, um gênio das letras bonjesuenses, tio do dr. Reginaldo, se referia à "querência bonjesuana".
O fato é que, fiel ao legado de sua extraordinária história, Alcyr projetou e implementou a Ágora Bonjesuense. No ambiente paradisíaco, em que reuniu parentes e amigos, aglutinou também os ideais da filosofia grega relativos à reflexão sobre o mundo, o cultivo da harmonia e da beleza. Concretizou de forma contundente o congraçamento entre os presentes, que remete ao anseio sempre atual da união da espécie humana, anunciador dos novos tempos.
Anfitrião e homenageado, dois gigantes de nossa sociedade, compartilham qualidades idênticas. Simples no modo de ser. Simplicidade autêntica sem se importarem com fatores externos. Vozes que estalam como ribombos. Erudição penetrante que fala à mente e ao coração. Homens de ação e de amor à humanidade. Imprescindíveis, portanto, como diria Brecht.
Após a abertura do grandioso evento, a palavra foi dada a Gino Martins Borges Bastos, que saudou os ilustres anfitrião e homenageado. O Amfitrúon recebeu um certificado de "HONRA E GLÓRIA" do JONF (Jornal O Norte Fluminense).
As qualidades literárias do dr. Reginaldo Teixeira Chalhoub foram assentadas. Ele lembra o flâneur do século XIX, que caminhava pelas ruas de Paris para registrar o que via. Suas crônicas, permeadas de fino jornalismo, textos ficcional e poético, constituem um patrimônio literário, seguindo a melhor tradição familiar encontrada em sua sempre amada mãe, a profª. Amália Teixeira Chalhoub, em seu tio Napoleão Lyrio Teixeira e em seu primo João Régis Fassbender Teixeira.
Dr. Reginaldo, filho do libanês Elias Teixeira Chalhoub, superou Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, no número de crônicas, e também com sua obra-prima "Carta para Amália", que se tornou um clássico da crônica mundial.
Deflui, da leitura dos textos reginaldianos, que os mesmos constituem instrumento relevante para a superação dos conflitos existenciais inerentes à natureza humana, porque carregam dentro de seu âmago o encômio à alegria de viver, à esperança em dias melhores e à convicção de que a existência haverá de ser sempre nutrida pela luta idealista, pela coragem destemida e pela fé na vida.
Ao após, seguiu-se um inolvidável almoço, com encontros que reverberarão pela eternidade.
Uma lição de Bom Jesus para o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário