terça-feira, 27 de março de 2012

A ÁRVORE CRIMINOSA

O Distrito de Calheiros, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), possui várias histórias fascinantes. Uma delas dá conta da conhecida “Árvore Criminosa”, que possuiria cerca de 200 anos.

A "Árvore Criminosa" do Distrito de Calheiros


Conta a tradição que bandidos costumavam se esconder por detrás dessa árvore, da espécie popularmente chamada de “Farinha Seca”, para matarem tropeiros que por ali passavam, roubando seus pertences. Conta-se ainda que escravos chegaram a ser pendurados na árvore, como punição por insubordinações.

Há algum tempo atrás, contudo, uma rachadura na Árvore Criminosa e um suposto fungo que a atingiu estão atormentando os moradores das residências próximas da mesma, preocupados com que alguma doença possa estar comprometendo-a, levando a eventual queda.

Segundo Paulo Fonte de Oliveira, “vizinho” da Árvore Criminosa, ele e sua esposa, Vilma de Fátima de Oliveira Dutra, entendem que seria possível combater o fungo e já teriam ido “à Prefeitura, à Secretaria do Meio-Ambiente e à Secretaria de Obras”, mas até agora não tiveram nenhuma resposta para suas preocupações.

Paulo Fontes de Oliveira e a rachadura na "Árvore Criminosa"


Se a árvore não for recuperada acabará desabando sobre alguma casa ou pessoa, e a fama da Árvore Criminosa permanecerá também por este motivo.

(Matéria publicada na edição de 12 de novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário