segunda-feira, 15 de julho de 2013




ARTISTAS E OFICINEIROS DO CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS

CINEASTA ARGENTINO CARLOS PRONZATO
O cineasta argentino Carlos Pronzatoirá produzir um documentário sobre o evento, e irá realizar oficinas sobre cinema.
Carlos Pronzato é um cineasta nascido na Argentina, que reside no Brasil. Atuou na "Revolta do Buzú", quando estudantes tomaram a rua para protestar contra o aumento da passagem do ônibus, e no dia 16 de maio de 2001, quando universitários exigiram a cassação do senador baiano Antonio Carlos Magalhães. Seu mais recente documentário, "Madres de Plaza de Mayo, Memoria, Verdad, Justicia" (Produção Executiva de Lola Laborda) ganhou o Prêmio Especial do Juri na XXXVI Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2009) e o Premio Internacional Roberto Rossellini, no Festival de Maiori, na Itália (2009).
Lista de audiovisuais de Carlos Pronzato
Carlos Pronzato é entrevistado por Valdeck Almeida de Jesus em março de 2012 http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=50054
Um dos sites mais prestigiados de História menciona o documentário Revolta do Buzu do cineasta argentino Carlos Pronzato
ARTISTA PLÁSTICO CUBANO FRANCISCO RIVERO
O artista plástico cubano Francisco Rivero levará suas obras para exposição e realizará oficinas. Nascido em Havana, Cuba, Francisco Rivero, artista plástico, pintor e ilustrador, pinta imagens em histórias próprias à cultura de seu país. Sua pintura é em cores fortes, nutrida de signos saídos diretamente de suas raízes caribenhas.
Desde 1991 trabalha como artista independente: suas pinturas foram objeto de numerosas exposições pessoais e coletivas em países como França, Espanha, Itália, Brasil, e compõem uma obra rica e singular.
Atualmente o pintor divide seu tempo entre Paris e Brasil, onde tem realizado pinturas murais e exposições.
Blog do artista plástico Francisco Rivero
Francisco Rivero é notícia no RJ Inter TV
“Itaguara na visão de um artista de além-mar”
Francisco Rivero pinta painéis em Itaguara
Exposição As Mãos
POETA E OFICINEIRO CAMPISTA ARTUR GOMES
O poeta e oficineiro campista Artur Gomes oferecerá oficinas, recitais e mostras. Artur Gomes poeta, ator, vídeo, maker, produtor cultural De 1986 a 2002, dirigiu a Oficina de Artes Cênicas do Cefet-Campos. Em 1999, criou o FestCampos de Poesia Falada que coordenou até 2004. De 2011 a 2012, dirigiu Oficinas de Produção de Vídeo no IFF - Campos Centro Campos onde coordenou o I Festival Nacional e Cinema do IFF. Desde 2008 circula pelo Sesc em São Paulo com a performance poética Poesia In Concert, interpretando poesias de sua autoria.
Publicou os livros:
Um Instante no meu Cérebro - 1973
Mutações em Pré-Juízo - 1975
Além da Mesa Posta - 1977
Jesus Cristo Cortador de Cana - 1979
Boi-Pintadinho - 1980
Suor & Cio - 1985
Couro Cru & Carne Viva - 1987 - Prêmio Internacional de Poesia - Universiade de Laval - Quebec - Canadá
20 Poemas com Gosto de JardiNÓpolis & Uma Canção com Sabor de Campos - 1990
Conkretude Versus ConkrEreções - 1994
CArNAvalha Gumes - 1995
Brazilírica Pereira: A Traição das Metáforas - 2000
Inéditos: Juras Secretas e SagaraNAgens Fulinaímicas.
Conheça mais sobre o Poeta:
TROVADOR CHILENO PABLO TROVA
O cantor chileno Pablo Trova é multi-instrumentista de cordas latinoamericanas e medievais. Participou de diversas agremiações musicais desde 1995, passando pela música folclória andina, a música clássica, a bossa nova, o jazz e a trova. Toca piano, guitarra, saxofone, flauta transversal, viola e uma variedade de instrumentos latinoamericanos como quena, zampoña, charango, cuatro e tiple. Na percussão, toca bongo, maracas, pandeiro, güiro, claves e cajón peruano. É formado em Música pela Universidad Metropolitana de Ciencias de Educación, do Chile.




3PIANO
O 3piano, por sua vez, é formado por três pianistas de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). São eles: Ana Luiza Xavier, Antônio Bendia Jr. e Luis Otávio Barreto. Os jovens pianistas, todos com formação, propõem através de uma estética diferenciada um contato maior entre as pessoas e a música seja ela clássica ou contemporânea por meio de concertos. Os músicos usam simultaneamente três pianos ou tocam, os três, no mesmo instrumento.
Saiba mais acessando o link abaixo:
EDITORA INVERTA
A Editora Inverta do Rio de Janeiro, continuará marcando presença com inúmeros livros e camisas.
A Inverta é uma cooperativa de prestação de serviços editoriais e noticiosos. A Inverta além de prestar serviços, produz também livros. A produção dos materiais dela é uma produção de conteúdo alternativo que visa resgatar a identidade cultural do povo. Para divulgar e levar essa proposta de conteúdo, todo ano a Inverta participa do Circuito Cultural Artes entre os Povos.
Saiba mais através do link abaixo:
www.inverta.com.br
FOTÓGRAFO BRASILEIRO CIMAR PINHEIRO
O fotógrafo brasileiro Cimar Pinheiro, de Dores do Rio Preto (ES) realizará três oficinas: 1 - Fotografia Digital Básica: oficina de fotografia para fotógrafos amadores iniciantes (Duração: 4 horas); 2 - Olhar Fotográfico: oficina de fotografia para fotógrafos amadores (avançados) e profissionais (Duração: 4 horas); 3 - Fotografia Digital na Sala de Aula: Palestra sobre o uso de fotografia digital na sala de aula, para professores e estudantes universitários da área de educação (Duração: 2 horas).
Cimar Pinheiro é historiador, fotógrafo, poeta e andarilho. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 20 de julho de 1954, foi criado em Angra dos Reis (RJ) e atualmente reside em Dores do Rio Preto (ES); é formado em História com Especialização em História Social e História Cultural Afro-brasileira, mas sempre se dedica a espalhar cultura pelos lugares onde anda.
É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia.
Pesquisa, desde 1999, os caminhos antigos da região sudeste, inicialmente os da região de Angra dos Reis e Paraty que foram importantes para o desenvolvimento da Província do Rio de Janeiro, no século XIX, dedicando atenção especial à Vila de Mambucaba, tombada pelo IPHAN, e sua estrada antiga. Em 2009, iniciou uma pesquisa sobre o município de Dores do Rio Preto e a antiga estrada ligando Mariana (MG) à Vila de Itapemirim (ES), construída no século XIX.
Em fevereiro de 2001, editou o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, com a intenção de mostrar a beleza da história angrense por meio de seus monumentos. Em 2012, participou com três textos sobre a vila de Mambucaba, no livro “Histórias e imagens de Angra dos Reis”, editado pela Água Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Angra dos Reis (RJ).
Foi agraciado, em novembro de 2005, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis, pelos serviços prestados à cultura angrense. Em dezembro de 2007, foi agraciado pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, com o Colar de Cunhambebe. Em outubro de 2011, recebeu da Câmara de Vereadores de Dores do Rio Preto, o título de Cidadão Riopretense, pelas mãos do Vereador Eder Polido de Aguiar.
Saiba mais através do link abaixo:
CONTADORA DE HISTÓRIAS CAPIXABA
MARIA ELVIRA TAVARES COSTA



A contadora de histórias capixaba Maria Elvira Tavares Costa realizará oficinas de contação de história sobre Rubem Braga. Ciente de que as histórias mexem com a vida das pessoas, provocando mudanças, salienta que "quando se conta história, a criança vem".
Ela levará, também, uma bela exposição sobre Rubem Braga, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.
Maria Elvira Tavares Costa detém vários títulos:
Administradora de Empresas, Pós-graduada em Psicopedagogia e Especialista em Psicodrama. Mas os olhos brilham mesmo é quando ela fala de contar histórias. "Escolhi cuidar de gente", define.
Conheça um pouco mais sobre a contadora de história Acesando o link :
A Arte de Falar
GRUPO GOTTA
Grupo Gotta ( Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria), de Campos dos Goytacazes (RJ), tem sido um êxito por onde passa.
Era uma vez... Nas profundas do passado quando os bichos falavam e os alfaiates casavam com princesas, que aconteciam as mais lindas histórias... O grupo Gotta voa aos confins da terra e traz de volta para as crianças a magia e o encantamento das histórias infantis!
O GOTTA é um grupo mirim de contadores de histórias composto por 30 integrantes com faixa etária entre 7 a 15 anos, alunos e ex-alunos da E. M. Professora Sebastiana onde as oficinas do projeto acontecem.
O Grupo Gotta foi criado em 2009 pela professora Ana Lucia de Souza e se apresentava internamente dentro da própria escola, porém, convites de toda parte da cidade foram surgindo e, atualmente, o Gotta já se apresenta em diversos municípios. O projeto foi premiado muitas vezes a nível municipal e estadual e, hoje, encontra-se no Banco de Dados da O.E.I.

Blog :
Página no Facebook com todo o noticiário do Grupo Gotta:
CIA DE TEATRO AMÉRIA LATINA
A Cia de Teatro Améria Latina , de Guaçuí (ES), formada por consagrados jovens artistas, apresentará o musical "SONETO DO POETINHA À BOSSA DO ADEUS", em comemoração aos 100 anos de nascimento de Vinícius de Moraes, com direção de Dyonne Mayk, que também realizará oficinas de teatro.
“... E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada.”
O Espetáculo “Soneto do Poetinha à Bossa do Adeus”, utiliza dos sonetos, poemas e músicas do grande mestre Vinicius de Moraes, para narrar o universo do amor e do ódio, transpassando por barreiras de ciúmes e preconceitos, onde um jovem vive o seu amor eterno e cada vez mais forte por uma jovem mulher, onde ambos buscam o amor no outro, em cada forma, em cada gesto, em cada olhar, mas não seria o amor a maior alegria e tristeza de quem o sente?
Memoráveis lembranças de um tempo que já se foi à eterna busca pelo amor verdadeiro e o amargo das conseqüências dos erros cometidos... Todo esse turbilhão de emoções permeia o enredo do espetáculo, onde cada cena é o trecho de um sonho e cada sonho é um pedaço de nós mesmos... E o amor é a lembrança de um adeus que não foi dado, mas que o seguirá na eterna “Valsa do amor de nós dois”.
Mais informações no blog da Cia de Teatro América Latina:
IPATRUPE (GRUPO MUNICIPAL DE TEATRO DE IPANEMA/MG)


IPATRUPE outro grupo de teatro premiado que estará presente no Circuito Cultural. O Grupo apresentará uma adaptação de Alice no País das Maravilhas.
O espetáculo teatral “As Aventuras de Alice no país das Maravilhas” é o resultado de um exercício do curso de teatro oferecido pelo Centro cultural de Ipanema. Esta versão do clássico texto de Lewis Carroll foi inspirada visualmente na recente versão de cinema do diretor Tim Burton, mesclando trechos do livro “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e de sua continuação “Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá”. A partir do exercício de estudo dos personagens do Filme de Tim Burton, e seu bom resultado foi iniciada uma adaptação dos textos que não possuem estrutura linear, interessante abordagem não convencional para o universo infantil, além da inspiração na assinatura sombria que caracteriza os trabalhos de Tim, nesse mote trabalhamos com luz negra, poucas cores e muitas sombras também para descaracterizar a imagem colorida com que geralmente se reproduz o universo infantil. Na adaptação do texto foi acentuada a busca de Alice para encontrar sua própria personalidade e a responsabilidade que se deve ter com as escolhas que se toma na vida sem deixar de lado a fantasia e os sonhos típicos da infância.
Saiba mais através do link:

LUDÔ COMPANHIA TEATRAL
Outro grupo de teatro consagrado também estará presente no evento. Trata-se da Ludô Companhia Teatral, de Itaperuna (RJ), que apresentará a peça "A DONZELA, O FORASTEIRO E OS FAZEDORES DE SOM", e possui o seguinte lema "Precisamos ir para as ruas! Temos de destruir esta arquitetura que separa os homens. Temos de ir em direção ao homem na rua para fazer com que ele conheça suas possibilidades de ser" (Julian Beck).
Ludô Companhia Teatral
Formada em 2012 através das Oficinas de Teatro SESI, a companhia adota uma linguagem artística de um teatro que vai do popular ao erudito, da tradição a contemporaneidade, intercala o teatro de rua e o palco.
A peça “A Donzela, o Forasteiro e os Fazedores de Som“, é contextuada na cultura popular brasileira e se mistura a tradições de outros países, evocada pelos artistas nos adereços, instrumentos e na figura narrador cordelista e conta histórias de uma linda Donzela que vê sua vida mudar a partir da chegada de um forasteiro. A apresentação é rica pelo texto e pelas músicas cantadas durante o espetáculo.
Confira Ludo Companhia Teatral em Outra Revista:
Página no Facebook com todo o noticiário do Ludô Cmpanhia Teatral:

BALLET GUAÇUÍ (ES)
O premidado Ballet Guaçuí (ES),
com cerca de 30 membros, também participará do evento. Um de seus integrantes foi selecionado para atuar no Teatro Bolshoi, um dos mais respeitáveis do mundo.
www.youtube.com/watch?v=9BqQRTteBbc


Nenhum comentário:

Postar um comentário