sexta-feira, 26 de julho de 2013

DESCOBERTA VALIOSA É DOADA AO ECLB


Tijolo encontrado por Ricardo Dutra Pinheiro pertence a olaria instalada por espanhóis no início do século XX



O bonjesuense Ricardo Dutra Pinheiro, filho de Sebastião Pinehiro e Iraci Dutra Pinheiro, gosta de pesquisar a natureza, além de dedicar-se à pesca.

No dia 02 de novembro de 2012 resolveu obter minhocas para a pescaria no Bairro Pimentel Marques, nas imediações do rio Itabapoana e de onde está localizada atualmente a Secretaria do Meio Ambiente.

Para sua surpresa, encontrou, enterrado a cerca de 20 cm do chão, um antigo tijolo em perfeito estado.

O tijolo, com inscrição das letras B e E deram a Ricardo a certeza do mesmo ser um objeto de valor histórico e, por este motivo, resolveu doá-lo ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Com efeito, uma família de espanhóis estabeleceu-se nos idos de 1914 uma olaria exatamente onde hoje está situada a Secretaria do Meio Ambiente.

Com esta doação, abre-se espaço para outras investigações a respeito do estabelecimento dos antigos espanhóis em nossa região.

Com efeito, na matéria intitulada A FRANÇA BONJESUENSE, Catharina Carrereth, informara "que se recorda dos avós espanhóis, que vieram para Bom Jesus nos idos de 1914: ' Vieram vovô Jesus, vovó Ramona e os tios Maria, Rosa e Ramona. Genaro veio por último. Tio Genaro estabeleceu uma olaria em uma região do Bairro Pimentel Marques e passou a fabricar tijolos. Tia Rosa acabou casando com tio José Antonio, enquanto a tia Maria, irmã de tia Rosa, casou com tio João, irmão do tio José Antonio. Duas irmãs espanholas casaram-se em Bom Jesus do Itabapona, portanto, com dois irmãos descendentes de franceses'.

A olaria mencionada por Catharina funcionou onde atualmente está localizado o galpão da Secretaria Municipal de Obras, não havendo mais vestigio da mesma
".



Nenhum comentário:

Postar um comentário