domingo, 15 de setembro de 2013





  4o. CIRCUITO CULTURAL FEZ HISTÓRIA POR ONDE PASSOU

O 4o. Circuito Cultural ocorreu, em Bom Jesus do Itabapoana, por ocasião das comemorações pelo 2o. aniversário do ECLB
                                                   


O 4o. Circuito Cultural Arte Entre Povos, que percorreu, a partir de Bom Jesus do Itabapoana, no dia 8 de agosto, cerca de 13 municipios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, fez história por onde passou. Aqui mencionamos os seguinte registros:

1) 1o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), ressaltando e valorizando o rico patrimônio cultural dos distritos, incluindo os seus 4 (quatro) Museus: a) Museu do ECLB; b) Museu da Imagem, em Pirapetinga de Bom Jesus; c) Museu da Associação de Calheiros; e d) Museu da Alcedina Decimoni, em Calheiros. Trata-se de uma constatação extraordinária para um município que possui  cerca de 35.400 habitantes e 598 km2.
ECLB, na sede do município
 

Museu da Imagem, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus
Casa da Cultura, no distrito de Calheiros, mantém Museu

Museu da Alcedina, no distrito de Calheiros, é mantido pela família Decimoni

2) Com o objetivo de divulgar os grandes escritores bonjesuenses e bonjesuístas, a Editora O Norte Fluminense lançou a Coleção Literatura Bonjesuense. O 1o. volume, "A seara de vento e o sacrifício inútil" do dr. Ayrthon Borges Seródio, foi lançado no ELCB no dia 09 de agosto. 
 

O segundo volume da Coleção será o livro "O Véu da Manhã", de Elcio Xavier, que será lançado no ECLB, em 2a. edição, no dia 16 de novembro, às 19h30min. Sobre Elcio Xavier, o crítico mineiro Lúcio Cardoso  o compara ao poeta modernista Augusto Frederico Schmidt:

"Algumas vezes, e de longe, lembra o Sr. Augusto Frederico Schmidt: - é que a compreensão da Poesia que o Sr. Elcio Xavier tem, assemelha-se à revelada pelo cantor da "Estrela Solitária". Para ambos, o poeta, destinado a uma missão superior, possui um caráter excepcional e divino"
  

 Capa da 1a. edição de O Véu da Manhã
 

 3) Idealização da Coleção Música Bonjesuense, cujo lançamento do primeiro álbum de cd deverá ocorrer no final do ano.
 
4) Fundação da Associação dos Amigos do Teatro Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Trata-se de um patrimônio cultural construído na década de 1950 e que se encontra abandonado. A partir desta entidade, o prédio será reformado;
Diretoria da Associação dos Amigos do Teatro Cinema Conchita de Moraes

5) Criação do verbo "BONJESUIZAR-SE". Na noite das atividades culturais do dia 9 de agosto, no ECLB, o capixaba Tom Lourenço, realizador de cinema em novas mídias,
ao ser indagado por Gino Martins Borges Bastos a respeito de como se sentia em Bom Jesus do Itabapoana, respondeu: "Estou bonjesuizando-me". Criou, assim, no ambiente do ECLB, um neologismo, ou seja, o verbo "bonjesuizar-se".

Foto
Tom Lourenço criou o verbo "bonjesuizar-se"
 
6) Fundação do Centro Cultural Maria Beatriz Silva, em Laje do Muriaé (RJ), no qual constam o Espaço Portinari e o Espaço de Documentários Carlos Pronzato;
Centro Cultural Maria Beatriz
O cineasta Carlos Pronzato e a poeta Maria Beatriz

 

7) Fundação do Museu da Saudade, em Guaçuí (ES);
Museu da Saudade e seu idealizador João Bosco Cogo

 
8) Documentário sobre Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), que será lançado em dezembro;


Carlos Pronzato produziu documentário sobre Rubem Braga




 Além disso, o Circuito Cultural  contribuiu para o resgate de dois importantes episódios da História do Brasil:


a) GARRAFADAS DE LAJE DO MURIAÉ (RJ)
 
Um deles trata-se do episódio conhecido como "Garrafadas de Laje do Muriaé" (RJ), ocorrido no dia 16 de abril de 1889, em que cerca de 400 negros libertos e estimulados por escravocratas invadiram uma conferência republicana que ocorria com a presença de Nilo Peçanha.

 b) REPÚBLICA DE MANHUASSU (atual MANHUAÇU)

Outro fato histórico resgatado é o da proclamação da República de Manhuassu (MG), ocorrida no século XIX,  levada a efeito pelo Coronel Serafim Tibúrcio que, inconformado com a derrota na disputa para a reeleição para prefeito municipal, e alegando fraude, reuniu um contingente de 800 homens e proclamou a república independente do Brasil no dia 15 de maio de 1896. A independência levou 22 dias, sendo necessárias três intervenções federais para pôr fim ao levante.
 
O 4o. Circuito Cultural se consolida, portanto, como um evento de integração regional e formador de cultura.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário