quarta-feira, 12 de março de 2014




















 




UMA NETA DO INTENDENTE MANOEL ANTONIO DE AZEVEDO MATTOS (final)


Ruth Fragoso de Azevedo Silveira


A mãe de Ruth, Hemínia, completou 100 anos de vida no dia 30 de julho de 1994. Na oportunidade, a família realizou grande festa e a residência da matriarca recebeu o cetro e a coroa da Festa do Divino Espírito Santo. Hermínia  faleceu no ano seguinte.


Hermínia, mãe de Ruth: com 100 anos de idade




O cetro e a coroa, da Festa do Divino do Espírito Santo, estiveram na casa de Hermínia, durante a comemoração dos seus cem anos de vida


Hermínia tinha o costume de colecionar miniaturas de objetos e Ruth seguiu a mãe nesse ofício. Sua predileção é colecionar objetos relativos a borboletas.


Ruth: paixão pela história e por borboletas



OUTRAS RECORDAÇÕES 



1.Os bisavós maternos eram portugueses, recordando-se do prenome de sua bisavó: Delfina. No álbum de família, Ruth escreveu, no dia 03 de maio de 2010: "Dedico este álbum em homenagem ao meu muito querido e amado papai, José de Azevedo Mattos, ele e minha amada mãe, juntos, são meus tesouros e orgulho de tê-los como pais".

















 




José Antonio, Maria da Penha e Tereza Cristina, filhos de Mercês Maria, única filha do intendente Manoel Antonio de Azevedo Mattos, em Petrópolis. Foto da década de 1930


2.Ruth teve quatro irmãos: Maria Mercês, Maria José, Branca (falecidas),  e Yolanda, que casou-se com José Correia Neto. Maria José  casou-se com Ademar Nunes da Silva, proprietário da Farmácia Normal, com quem teve 4 filhos: Paulo Sérgio, Luiz Alberto, atual magistrado em Bom Jesus do Itabapoana, Rogério, falecido, e Ademar Nunes da Silva Jr., médico.

 
Yolanda de Azevedo Correia, irmã de Ruth, ao lado desta e de  descendentes, na comemoração pelos 90 anos de Ruth. Foto de 18/08/2013.






HOMENAGEM DE RUTH A SEU PAI


No album de família, Ruth prestou a seguinte homenagem a seu pai:

" Homenagem ao meu querido paizão, do qual tenho muitas saudades...

Pai, esta homenagem singela a você tem uma razão - saudades, muitas saudades estão batendo forte em meu coração. esta homenagem está bastante atrasada, deveria ser feita há muito tempo.

Quando você partiu, deixou conosco nossa adorada mãezinha que com seu imenso carinho nos ajudou a superar um pouco tamanha perda.

O tempo passou, passou, ficamos com a nossa mãe até ela completar 101 anos de vida maravilhosamente bem vividos, o que nos encantou e ao senhor também, não foi?

Por esse deslinhamento que é raro chegamos a esta idade, passamos a quase veneração. Sabíamos que o senhor que lá de longe, bem longe, aplaudia também.
 
Hoje, pai, sem você e sem ela, ficamos como crianças assustadas. nosso equilíbrio sofreu grande abalo. As saudades de vocês se multiplicam.

Hoje, quero deixar no seu álbum de lembranças esta homenagem para as gerações futuras conhecerem este paizão e saber que você foi muito cedo para junto de Deus e dos entes que também já partiram.

Sua lembrança nos faz viver pois deixou de herança sua bondade, sua honestidade, seu trato amigo com as pessoas. Lutou ombro a ombro com Da. Hermínia, sempre visando melhores dias. A recomopensa disto tudo foi a prole linda que deixou. Obrigada por tudo, querido paizão, que voce foi para suas cinco filhas. N.B.: Agora estou sofrendo com outra perda, a do meu querido Ló. Sua filha muito saudosa, Ruth"


QUATRO GERAÇÕES


Ruth e seus 6 filhos: Luzia Maria, Lídia, Amilton, Silênia, Nereida e Adriano, em foto de 2012.



Ao final da reportagem, Ruth agradece ao jornal O NORTE FLUMINENSE: "graças à reportagem, pude manter contatos com familiares distantes, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que eu desconhecia. Além disso, a reportagem resgatou os nomes de meus avós, que tiveram parte importante no período em que Bom Jesus do Itabapoana alcançou sua primeira emancipação, no ano de 1890". 

Em relação aos seus sonhos, Ruth diz: "Meu sonho é a minha família. Quer ver todos organizados e felizes, assim como eu fui, desde criança, e continuo sendo. Minha missão não acabou. Quero sempre estar ativa, com coisas para fazer. Quero aproveitar minha vida para dar sempre o melhor de mim", finaliza, emocionada.

4 gerações: Ruth, Silênia, Rafaela e Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário