quarta-feira, 12 de março de 2014







DONA ADÉLIA e o  CEABB (CENTRO EDUCACIONAL ADÉLIA BARROZO BIFANO)
                                                               Joelma Márcia Dias Sueth






 

Joelma Márcia Dias Sueth, a mãe Judith Sueh e o filho Renan Almenara Sueth Lima


Causa-me profunda emoção quando falo de Dona Adélia. Ela, dotada de boníssimo coração, assumiu com sua irmã, Bárbara Bifano Xavier, a educação integral de seus sobrinhos órfãos e, por isso, teve que abdicar de seus sonhos de ser médica ou freira, e, com sua vocação de sempre amar o próximo, sem medir esforços, iniciou a sua caminhada como educadora.

 Adélia Barrozo Bifano, natural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), nasceu no dia 13/05/1903, sendo levada à casa do Pai Celestial no dia 27/03/1994. Era filha de Francisco Bifano e Adélia Barrozo Bifano. Iniciou sua vida em prol da educação ainda jovem, como professora de matemática, história, ciências e auxiliar de direção do Instituto Euclides da Cunha, em Bom Jesus do Itabapoana. Sempre com o ideal de servir a Deus, a pátria e ao próximo, fundou seu próprio Colégio, com o nome de Zélia Gisner, sua grande amiga de infância. 

Ela manteve durante os 47 anos que esteve à frente do seu estabelecimento de ensino, os cursos de primeiro e segundo graus e adicional em várias áreas. Sonhava com uma faculdade, mas Deus não permitiu a realização de seu sonho. Dona Adélia tinha em seus planos os filhos que não possuiu, o carinho para com os mesmos era tão grande ao ponto de chamá-los "meus filhos". 

Dona Adélia tinha vários apelidos para os sobrinhos, afilhados, pessoas conhecidas e amigas: era Tia Adélia e Dinda e, por último, para seu sobrinho-neto Renan Almenara, a Dedé. vários de seus ex-alunos exercem as mais variadas profissões no cenário brasileiro, como juízes, advogados, médicos, dentistas, professores, bancários, engenheiros, etc. 

 Para patentear o que vos falo, eu, Joelma Márcia Dias Sueth, fui aluna deste conceituado educandário, e hoje exerço a função de diretora geral e administrativa do Centro Educacional Adélia Barrozo Bifano (CEABB) no município de Alegre (ES), e tenho imenso orgulho deste tão conceituado nome. 

Funcionando desde 1994, contando hoje com educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e com alguns cursos profissionalizantes. Em relato aos fatos que mexeram com o meu coração e sentimento, vejo que seu sobrinho-neto Renan Almenara Sueth Lima, atualmente cursa Licenciatura Plena em História, na Faculdade de Filosofia de Alegre (FAFIA), traçando, assim, o mesmo caminho da Dedé para ele, e com seu apoio e incentivo mantemos o CEABB juntos.

 Realizando um paralelo com o estimado Zélia Gisner, seguimos o mesmo ideal deste, pois somos uma família. Todos os alegrenses se referem à nossa escola como a família CEABB. Na continuação de sua trajetória, o nosso slogan é "educar não é cortar as asas, e sim orientar o voo", e o nosso lema é "Deus, pátria e amor".



Nenhum comentário:

Postar um comentário