quarta-feira, 19 de março de 2014


MARIA RIDOLPHI DEGLI ESPOSTI


Maria RIdolphi Degli Esposti e os filhos Lúcia, Filomena, Paulo e Penha, na zona rural de Santa Rita

Maria Ridolphi Degli Esposti reside em Santa Rita, zona rural de Calheiros, distrito de Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

Foi para esta região que imigrantes italianos se estabeleceram em Bom Jesus, no final do século XIX.

Residência de Maria Ridolphi em Santa Rita
  Maria, nascida no dia 29/08/1929, na localidade de Boa Sorte, em Varre-Sai (RJ), é neta dos italianos Ângelo Ridolphi e Antonia Delceti, e filha do italiano Fernando Ridolphi e Prudência Cappaci Ridolphi.

Segundo Maria "meu avô veio da Itália com dois filhos: Fernando e Dionísio. Os outros 8 (oito) nasceram no Brasil: Brasilino, Geraldina, Geraldino, Ana, Filomena Augusta, Assunta, Rosental e Pietro".

Ela é a única viva dos 11 irmãos: Irene, Antonio, Geraldo, Ângelo, Iria, Maria, José, Rosa, Vicente, Filomena Clara e Terezinha Aparecida.

Maria Ridolphi Degli Esposti e a região de Boa Sorte, onde residiu quando criança: casa demolida deixou lembranças


  Com cerca de 7 anos, mudou-se para a região de Córrego do Ouro.
Casou-se com Sebastião Degli Esposti, no distrito de Rosal, no dia 24/12/1951, e teve 7 (sete) filhos: Paulo, Penha, Lúcia, Geraldo, Filomena Catarina, Ana Margarida e Francisco.

Maria Ridolphi e o sobrinho José Fancisco
  Hoje, viúva, vive em companhia dos filhos, com exceção de Ana, que reside em Campos dos Goytacazes. Em sua casa acolhe também o sobrinho José Francisco Ridolphi e todos os familiares que necessitem.

Maria Ridolphi e Maria Bernadete (sobrinha), Anna Júlia, Filomena (sobrinha), Maria Aparecida (sobrinha) e o filho Paulo, em Varre-Sai (RJ)

Devota de Santo Antonio, seguindo a tradição dos avós e dos pais, Maria Ridolphi tem devoção, ainda, por Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da capela estabelecida próxima à sua casa, e por São Geraldo Magela.

Maria Ridolphi: vida e fé em Santa Rita


A região de Santa Rita vive economicamente da produção de leite e do café. A alta do preço do café animou a família Ridolphi e os demais cultivadores de café da região.


Café e rosca italiana são sempre oferecidos aos visitantes


Com 16 netos, Maria diz que "estou à disposição para quando Deus quiser me levar. Sinto-me realizada e sinto-me feliz vivendo junto com meus filhos".



Nova geração de ítalo-bonjesuense: Gabriela de Lourdes Souza Degli Esposti, 5 anos, filha de Francisco Ridolphi Degli Esposti e Terezinha de Fátima Souza Degli Esposti, uma das netas de Maria Ridolphi









Nenhum comentário:

Postar um comentário