quarta-feira, 3 de junho de 2015

Oficinas de cerâmica e de esperança em Laje do Muriaé (RJ)






As  oficinas de cerâmica realizadas no CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), em Laje do Muriaé (RJ), durante a 13ª Semana de Museus, trouxeram resultados além do esperado, constituindo em verdadeiras oficinas de esperança.

Raimunda, Maria Beatriz, Nelly Carvalho e Leninha na Casa da Cultura


O encerramento contou com a presença de Nelly Carvalho, presidente da ABA (Associação Bonjesuense de Artesãos), e apoiadora do ROÇARTE, projeto mantido pela Petrobras, de onde vieram as oficineiras Leninha e Raimunda, da Usina Santa Maria, além do professor pernambucano Daniel de Lima.






Maria Beatriz Silva, presidente do CCMB, foi a idealizadora da série de oficinas de cerâmica e de exposição. A ativista cultural lajense menciona um entre vários exemplos de fortes sentimentos: " a menina Mariana Tostes, de 6 anos, ainda não alfabetizada, me fez chorar de emoção. Ela, com os dedinhos delicados se misturando no barro, confeccionou sua primeira obra. Foi algo inexplicável".


Mariana e sua primeira obra





Segundo Maria Beatriz, "dona Nelly palestrou para as crianças, seguida de Leninha, que desenvolveu um trabalho brilhante, difícil de descrever, foi mesmo surpreendentes, tanto da parte dela quanto das crianças e jovens. Eu diria que foi um trabalho de doação e troca de amor", finaliza. 


Maria Beatriz Silva: um brilho na cultura de Laje do Muriaé (RJ)






2 comentários:

  1. É nessas oficinas, que se garante o futuro do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Maria Beatriz, estava com problemas no meu E-mail como você sabe, e só agora estou conseguindo ver todo o seu trabalho de divulgação que por sinal é excelente, quero mesmo te parabenizar tanto pelo teu trabalho quanto pelo teu carinho em ter nos dado este apoio, a nossa Coordenadora Nelly de Carvalho que sempre que pode nos acompanha e ao professor Daniel de Lima que nos passou o seu conhecimento em Cerâmica e nos capacitou para chegarmos até aqui.em nome dos aluno do Projeto Roçarte em Usina Santa Maria agradeço também ao Norte Fluminense pelo brilhante trabalho de divulgação, o meu muitíssimo obrigada a todos Edilene Peris (Leninha)

    ResponderExcluir