sábado, 2 de outubro de 2021

4 DE OUTUBRO: OS 74 ANOS DA INSTALAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL




Edição de 5 de outubro de 1947 de O Norte Fluminense informava sobre a instalação da Câmara Municipal e a eleição do prefeito Cel. Alfredo Ribeiro Portugal.



No dia 4 de outubro  de 1947, ocorreu a instalação da Câmara Municipal, após nossa segunda emancipação, efetuada no dia 1º de janeiro de 1939.

Nesta data, foi eleito prefeito, também pelo voto popular, o Cel. Alfredo Ribeiro Portugal.

Desta referida data a 4 de outubro de 1947, o prefeito José de Oliveira Borges, o Zezé Borges, governou sem a Câmara Municipal.

Foram eleitos, na época, os seguintes edis: Antônio Tinoco de Oliveira, Lao Monteiro de Carvalho, Esio Martins Bastos, Dr. José Duarte Vieira, Dr. José Vieira Seródio, Dr. Dirceu Cabral Henriques, Tito Nunes da Silva, Gauthier Pontes de Figueiredo, Mário Nunes da Silva, Agostinho Boechat, Abílio Sá Viana, João Gomes de Figueiredo e Cristóvão de Campos.

Deve-se ressaltar que, nesta legislatura,  Lao Monteiro de Carvalho renunciou ao cargo, sendo substituído por Carlos Marques Brambila. Tito Nunes da Silva se licenciou, sendo substituído por Boanerges Borges da Silveira, enquanto  Gauthier Pontes de Figueiredo se licenciou por trinta dias, sendo substituído por Olegário Teixeira de Faria.

Antônio Tinoco foi o primeiro presidente da Câmara, tendo como vice Lao Monteiro de Carvalho. Foi eleito como 1º Secretário o Dr. José Duarte Vieira, enquanto Gauthier Pontes de Figueiredo foi eleito o 2º secretário.

A PRIMEIRA DIRETORIA DA CÂMARA MUNICIPAL

Antônio Tinoco de Oliveira, na foto com sua esposa Izabel Fragoso de Oliveira, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal após a segunda emancipação de Bom Jesus  



Lao Monteiro: vice-presidente

Dr.  José Duarte Vieira: 1º Secretário 



Gauthier Pontes Figueiredo (2º Secretário)


Segundo o testemunho do dr. José Antônio Rangel, vereador por quatro mandatos ( 1983/1988; 1989/1992; 1997/2000; 2001/2004) e único edil remanescente entre os que atuaram em dois milênios, "pode-se dizer que estes vereadores constituem o Farol da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana".


Dr. José Antônio de Oliveira Rangel: os primeiros vereadores foram como um "Farol  para a Câmara Municipal"

Segundo dr. José Antônio Rangel, que conheceu os integrantes deste colegiado, "todos esses vereadores  constituíram-se na expressão máxima de nossa sociedade, com o objetivo de servir ao município. Neste sentido, deram continuidade ao trabalho de Zezé Borges - nomeado por Amaral Peixoto como prefeito/interventor - que destacou o município em nosso estado. Temos um passado grandioso, que será sempre um norte para construirmos o futuro". 



Dr. José Antônio Rangel e o atual prédio da Câmara Municipal


OS DEMAIS VEREADORES





                      Tito Nunes da Silva
Olegário Teixeira de Faria

Dr. Dirceu Cabral Henriques












Abílio de Sá Viana




Mário Nunes da Silva


Agostinho Boechat



Carlos Marques Brambila


Boanerges Borges da Silveira


As Comissões ficaram assim constituídas:


Higiene e Instrução Pública: dr. José Vieira Seródio, presidente; Tito Nunes da Silva, secretário; Agostinho Boechat, membro.

Justiça e Redação: dr. José Duarte Vieira, presidente; Gauthier Pontes de Figueiredo, secretário; Mário Nunes da Silva, membro;

Agricultura, Viação e Obras Públicas: Abílio Sá Viana, presidente; João Gomes de Figueiredo, secretário; Cristóvão Padilha de Campos, membro.


Finanças e Orçamento: Esio Martins Bastos, presidente; Dirceu Cabral Henriques, secretário; Carlos Marques Brambila, membro.






                           




Um comentário: