domingo, 14 de novembro de 2021

Uma das mais dolorosas perdas do patrimônio histórico de Bom Jesus do Itabapoana



José Borges Filho, Dr. Elcy de Souza, Ronaldo Almeida, Yolle Mello Teixeira, Helvio Almeida, Ronei Almeida, Elói, Filhinho Barreto Loretti, Dr. Sebastião Freire Rodrigues, Dr. Geraldo Batista, Carlos Quintino, Dr. Francisco Batista de Oliveira, Braz Cyrillo (trabalhou na empresa que construiu o novo prédio), Leonides Catharina, Dr Guth Gallo, Dr. Nivaldo Valinho, João  Batista Vieira (Bulaia), Dr. Luiz Alberto e Paulinho Lupinha.

Vista do Palacete de Malvino de Souza Rangel


A despedida do nosso palacete

Esta foto marcou a despedida do palacete construído por Malvino Leite na década de 1930, que foi demolido em seguida para a construção do novo prédio do fórum.
Juiz de Direito, Promotor de Justiça, funcionários do 1o. Ofício, 2o. Ofício, do Registro Civil e demais serventuários estão na foto.

Notícia do jornal A Voz do Povo, da década de 1930

O jornal A Voz do Povo fez a seguinte matéria sobre o prédio: “O presente clichê mostra o bello palacete de propriedade do sr. Malvino de Souza Rangel, onde o mesmo reside, com sua família. Está situado á praça Governador Portella, annexo a esta redação, e é um dos melhores prédios de Bom Jesus, construído que foi dentro dos moldes da architetura moderna”.


Palacete de Malvino de Souza Rangel foi demolido para a construção de um "caixote". A reconstituição da fachada é possível de ocorrer, segundo especialistas

A reconstituição da fachada do Palacete é possível de ser realizada, segundo profissionais consultados. Essa reconstituição poderia ser feita com investimentos privados, já que o município não possui recursos para isso, e dependeria de um pacto com o governo do Estado, que é o proprietário do imóvel. 

Uma ideia importante seria, também, retirar a biblioteca municipal do local onde se encontra, pois ela está incapacitada de receber novos livros, e transformar a área no Museu Municipal da Justiça. Para tal desiderato poderíamos certamente contar com especialistas no assunto, como o historiador de arte Adilson Figueiredo e outros. Dessa forma, faríamos um importante resgate de nossa bela história.

A união entre o Poder Público Municipal, o Poder Público Estadual e a sociedade civil organizada, pode resultar em grandes conquistas culturais para nosso município. Para tanto, basta dar início à mobilização e, assim, fazer realidade o tão almejado sonho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário