Vista do Palacete de Malvino de Souza Rangel |
A despedida do nosso palacete
Esta foto marcou a despedida do palacete construído por Malvino Leite na década de 1930, que foi demolido em seguida para a construção do novo prédio do fórum.
Juiz de Direito, Promotor de Justiça, funcionários do 1o. Ofício, 2o. Ofício, do Registro Civil e demais serventuários estão na foto.
Notícia do jornal A Voz do Povo, da década de 1930 |
O jornal A Voz do Povo fez a seguinte matéria sobre o prédio: “O presente clichê mostra o bello palacete de propriedade do sr. Malvino de Souza Rangel, onde o mesmo reside, com sua família. Está situado á praça Governador Portella, annexo a esta redação, e é um dos melhores prédios de Bom Jesus, construído que foi dentro dos moldes da architetura moderna”.
Palacete de Malvino de Souza Rangel foi demolido para a construção de um "caixote". A reconstituição da fachada é possível de ocorrer, segundo especialistas |
A reconstituição da fachada do Palacete é possível de ser realizada, segundo profissionais consultados. Essa reconstituição poderia ser feita com investimentos privados, já que o município não possui recursos para isso, e dependeria de um pacto com o governo do Estado, que é o proprietário do imóvel.
Uma ideia importante seria, também, retirar a biblioteca municipal do local onde se encontra, pois ela está incapacitada de receber novos livros, e transformar a área no Museu Municipal da Justiça. Para tal desiderato poderíamos certamente contar com especialistas no assunto, como o historiador de arte Adilson Figueiredo e outros. Dessa forma, faríamos um importante resgate de nossa bela história.
A união entre o Poder Público Municipal, o Poder Público Estadual e a sociedade civil organizada, pode resultar em grandes conquistas culturais para nosso município. Para tanto, basta dar início à mobilização e, assim, fazer realidade o tão almejado sonho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário