Os pais Mariza Silvano da Silva e Natalício Pereira de Lima, e os filhos Paulo, Daniel, Daniela, Ana Paula e Elaine |
Daniel Pereira de Lima nasceu no Recife, capital de Pernambuco, no bairro Afogados, no dia 1o./07/1977. Por volta dos 12 anos, viajou com seus pais para a cidade de Tracunhaém, famosa pela qualidade de seus artesanatos. Na época, ocorriam as filmagens de uma novela da TV Globo. Pensou, então em ser artista, e pediu ao pai para que ficasse em Tracunhaém, na casa de seu irmão, na expectativa de que outra novela fosse filmada lá. Por outro lado, passou a observar que seus coleguinhas pegavam o barro da beira do rio e faziam passarinhos, vendendo para turistas. A partir daí, passou a fazer o mesmo. Esse foi o início por seu gosto pelo barro.
E foi em Tracunhaém que Daniel aprendeu toda a arte com a argila, observando os trabalho dos Mestres e participando do Núcleo de Produção Artesanal, onde aprendeu a queimar as peças e fazer o acabamento.
Pai Natalício, Paulo, mãe Mariza, Ana Paula, Elaine, e sobrinhos Nataniel e Lucas, em Tracunhaém |
Tracunhaém é uma cidade turística do artesanato em barro, celeiro de artesãos e artistas que usando conhecimento e vocação transformam argila em excelentes obras de artes ou utilitárias, com inúmeros artesãos conhecidos nacionalmente. Foi nesse rico ambiente que Daniel adquiriu os conhecimentos sobre a argila, passando a transformá-la em artesanato e obras de arte. Chegou a realizar trabalhos na localidade de Nossa Senhora do Ó.
Depois, foi para Sapê e Alhandra, na Paraíba. Trabalhou em Brasília e, depois, alcançou as terras fluminenses: Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e, agora, está fixado em Farol, distrito de Campos dos Goytacazes, desde 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário