domingo, 4 de dezembro de 2022

A Festa da Consciência Negra, em Rosal, ainda repercute em nosso Município


 Anselmo Junior Borges Nunes


Santa Missa em Ação de Graças na Capela Sant'Ana


Depois de uma sombria pausa causada pela pandemia do coronavírus e pela perda imensurável da matriarca e grande incentivadora, Sra. Azenir de Souza, mais conhecida como Dona Zeni Miranda, a 18ª edição do evento possibilitou aos rosalenses e aos visitantes momentos festivos diversos.

A começar, no dia 20 de novembro, com uma missa em ação de graças, presidida pelo Revmo. Pe. Edison dos Reis, filho da terra, que destacou a importância de se viver numa civilização do amor, sem ódio e discriminação entre os povos e à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Após a missa, as escolas municipal e estadual promoveram exposições culturais e informativas, elaboradas pelos seus alunos, que deram ênfase à temática de combate ao racismo e à valorização e ao reconhecimento de negros que fizeram diferença no mundo, no país e na comunidade.

Em seguida, organizada pelas irmãs Penha e Romilda, uma saborosa e farta feijoada foi servida a toda comunidade e visitantes.

No turno da tarde, aconteceu um momento de formação com uma palestra sobre o papel do negro na história e, logo após, aconteceram apresentações de capoeira e competições artísticas com pessoas da comunidade sob organização da comissão dos festejos, presidida pela idealizadora, Sra. Ana Maria de Souza, que ostentava um lindo turbante amarelo e esbanjava simpatia e muita alegria.

Ainda no turno da tarde, algumas homenagens foram realizadas, como ao adolescente Francisco Antônio da Silva Pires, aluno especial da Escola Estadual e da APAE, que ganhou a medalha de ouro em lançamento de dardos na olimpíada para especiais na capital fluminense e foi parabenizado pelo Sr. Miguel Freitas, da comissão de festa. Também foi homenageada a poetiza Tereza Cristina Nazareth, que sensibilizou a todos com sua poesia, humildade e simpatia. E a homenagem aos que dessa vida já se foram e marcaram presença na comunidade, foi dirigida à família da Sra. Geralda Ângela, falecida há dois anos, sendo entregue uma placa por seu tio, Andrezinho, ora representante do Jornal O Norte Fluminense, que desferiu belas palavras aos familiares presentes, sobretudo, à Sra. Diomar Cesar e ao Sr. Amilto Mendes, mãe e esposo da homenageada.



Exposição na Escola Municipalizada Luiz Tito de Almeida 

Exposição na Escola Estadual Luiz Tito de Almeida 


Deliciosa feijoada foi servida à comunidade 



Comissão Organizadora 




Dona Azenir, a eterna sauda


2 comentários:

  1. Que maravilha de evento!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️

    ResponderExcluir