sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ TITO DE ALMEIDA É DESTAQUE NO SEMINÁRIO DO NOVO ENSINO MÉDIO

                                                    Fabio Sousa Vargas 


A eletiva “Matemática nos Tabuleiros”, que ensina Xadrez, alavanca o coeficiente de rendimento dos alunos.


No último 14 de dezembro foi realizado pelo Ministério da Educação o evento “Seminário do Novo Ensino Médio”, que teve como objetivo disseminar práticas exitosas no âmbito do desenho do Novo Ensino Médio. A live transmitida através do canal do MEC na plataforma Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=uV_kmLQYcCM), teve duração de mais de quatro horas e contou com a participação de coordenadores de ensino de vários estados brasileiros. 

A mesa foi composta por Mauro Rabelo, Secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, Elber Vieira, Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Básica e Rubens Campos de Lacerda Júnior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep. Participaram virtualmente Getúlio Marques, do Conselho Nacional de Secretários da Educação CONSED, o presidente do Conselho Nacional de Educação Luiz Roberto Liza Curi e, também, Leandro Costa, do Banco Nacional para Construção e Desenvolvimento BIRD Banco Mundial.

Na oportunidade o Coordenador do Ensino Médio/SEEDUC, senhor Amandio de Carvalho Pereira, explanou sobre as “Boas Práticas no Ensino Médio” realizadas no Estado do Rio de Janeiro e entre elas destacou os avanços conquistados no C.E. Luiz Tito de Almeida, escola pertencente à Regional Noroeste Fluminense, localizada em Bom Jesus do Itabapoana. 

A eletiva “Matemática nos Tabuleiros”, que ensina Xadrez aos alunos do 1º ano do Ensino Médio impactou significativamente o aprendizado na disciplina matemática.  O gráfico apresentado na live demonstrou que os alunos que optaram pela eletiva “Matemática nos Tabuleiros” obtiveram um coeficiente de rendimento em matemática superior quando comparados aos que não optaram pela eletiva que ensina o Xadrez. Foi observado que o professor da eletiva não é o mesmo que ensina matemática, o que demonstra a lisura do experimento, não havendo a possibilidade de direcionamento das notas obtidas pelos alunos.

Amandio finalizou agradecendo o empenho de todos os professores da Rede pela dedicação em implementar o Novo Ensino Médio.




Um comentário:

  1. Parabéns, Fábio! Vocês estão conseguindo transformar o Xadrez Escolar numa ferramenta de grande importância por seus resultados pedagógicos comprovadamente eficazes. 👏🏿👏👏🏼

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