Maestro Sebastião Vitorino de Sá e sua filha Maria de Lourdes de Sá Andrade, em 2014 |
Em 2014, o JONF (Jornal O Norte Fluminense) esteve na residência do Maestro Sebastião Vitorino de Sá, que era um dos únicos integrantes vivos da tradicional Sociedade Musical de Santa Maria, na Usina Santa Maria, onde realizou uma entrevista histórica. Ele completou 99 anos no dia 14 de maio do referido ano.
Segue o texto da reportagem da época:
"Maestro Vitorino disse que foi maestro da Sociedade Musical por 8 anos. Os pais de Vitorino se chamavam Eugênio Vitorino de Sá e Maria Goulart, nascidos em Santa Maria Madalena (RJ).
Ele vive com sua filha Maria de Lourdes de Sá Andrade, que segue o caminho do pai e é a presidenta da Sociedade Musical Santa Maria, mantendo viva a tradição da família. Viúva, seu marido Jorge Andrade era músico e carpinteiro. “Ele nasceu em Santo Eduardo e foi criado no Patronato criado pelos Pereira Pinto, em Campos dos Goytacazes. Depois, ele foi trabalhar na Usina Santa Maria”, assinalou.
O irmão de Lourdes, João Antonio Chipoleicho de Sá, que também é músico e trabalha em Farol de São Tomé, é outro idealista que vem para a Usina Santa Maria todo o fim de semana exclusivamente para dar aula gratuitamente para cerca de 12 alunos da banda.
Segundo Maria de Lourdes, “já tivemos 25 alunos, mas necessitávamos de um outro professor que pudesse dar aulas também durante a semana, pois há alunos que ficam desejando mais aulas”, pontuou.
De acordo com Lourdes, “a banda já teve como maestros José Primo, Geovani e meu pai”. Seu sonho é ter uma sede definitiva, já que a sede da Sociedade ainda é provisória: “O Teatro Cinema Conchita de Moraes seria o ideal para ser a sede da nossa banda”, imagina Lourdes, que tem, ainda, como irmãos Paulo, José, Amélia, Otávio, Maria da Penha, Dita e Maria Augusta. Ela possui 3 filhos Marco Antonio (músico), Mônia (cantora) e Aline, e 5 netos: Marco Antonio, Mateus, Júlia, Amanda e Valentina".
Com a reinauguração do Teatro Cinema Conchita de Moraes, ocorrida no dia 11 de agosto passado, o sonho de Maria de Lourdes poderá ser realizado, já que o presidente Jorge Roberto Almeida, o Betinho, colocou o Conchita à disposição para apoiar o restabelecimento da agremiação musical.
Teatro Cinema Conchita de Moraes pode ser a sede da Sociedade Musical da Usina Santa Maria |
Nenhum comentário:
Postar um comentário