domingo, 20 de outubro de 2024

III JOGOS FLORAIS DE ITAPERUNA E A AFIRMAÇÃO DA VIDA E DA ESPERANÇA!

 


Solenidade de Premiação dos âmbitos Nacional Veterano, Estadual Veterano e Novo Trovador no auditório da Unimed. Gilvan Carneiro da Silva, Dr. Almir Azevedo, Luciana Pessanha Pires e Arlindo Tadeu Hagen.



Após o encerramento dos III Jogos Florais de Itaperuna, 2024, ocorrido na manhã de hoje, ficou evidenciado que os mesmos constituem-se instrumentos essenciais de afirmação da vida, da união e da esperança.

Os bravos trovadores e trovadoras itaperunenses, comandados pela presidente Luciana Pessanha Pires, dispensaram uma organização esmerada com o forte tempero do amor, que foi ao encontro dos corações imensos dos trovadores e trovadoras de outros municípios, que estiveram presentes no Caminho da Pedra Preta.

O 2º dia dos III Jogos Florais de Itaperuna 2024 teve início com uma Missa Ecumênica na Matriz de São José do Avahy, seguida de um Passeio Turístico no encantador distrito de Raposo, única Estância Mineral do estado do Rio de Janeiro, cujas águas são comparadas às de Vichy, na França. A TV Alcance, de Bom Jesus do Itabapoana, fez a cobertura.

No Auditório da Unimed Norte Fluminense, às 18h, ocorreu a cerimônia de premiação dos classificados no concurso de trovas 2024 da UBT Itaperuna/RJ no âmbito Nacional, categoria Veterano; âmbito Nacional, categoria Novo Trovador; âmbito Estadual, categoria Veterano.

Maria Júlia Pereira de Lima foi eleita a Musa dos III Jogos Florais. Ela pertence à turma 902 (9° ano) da E. M. Francisco de Mattos Ligiero.

Gilvan Carneiro da Silva, de São Gonçalo (RJ), alcançou o 1º lugar no âmbito Estadual, com o tema "Esperança". Segue a trova premiada:

“Talvez eu volte, descansa!…”

e essa sentença me fez

escravizar-me à esperança 

desse angustiante “talvez”.

Hoje,  pela manhã, ocorreu o "Café com Trova", no Hotel Meireles. Os trovadores de outros municípios participaram de um concurso relâmpago com o tema "OLEIRO". O certame revelou trovas memoráveis.

1º lugar:

O tempo passa e a mazela 

dos oleiros não varia.

A mão que o barro modela

quase sempre é mão vazia.

(Arlindo Tadeu Hagen)


2º lugar:


Que ousadia dos meus dedos

tocando teu corpo vem,

como a revelar segredos

que os dedos do oleiro têm!…

(Gilvan Carneiro da Silva - São Gonçalo)


3º lugar:

Que eu seja a matéria prima 

nas mãos do Oleiro Divino!...

Dê vigor à minha rima 

ao traçar o meu destino!

(Talita Batista, Campos dos Goytacazes)


O evento foi repleto de inspirações. As trovadoras Rozimar Gomes, da UBT de Viçosa (MG) e Lúcia Spadarotto, da UBT de Itaperuna, assim se expressaram:


Se a UBT fosse um rio,

jorrando esse movimento, 

dele eu levaria um fio

d'água para o nosso evento.

(Rozimar Gomes, UBT de Viçosa, MG)


Sei que a UBT não é um rio

nem cachoeira nem mar,

mas oceanos... desafio 

para juntos desbravar.

(Lúcia Spadarotto)


É com regozijo que o jornal O Norte Fluminense (JONF) parabeniza os gigantes trovadores reunidos em Itaperuna, que ofereceram seus ombros para apoiarem e engrandecerem às ações empreendidas pela seção Itaperuna e às novas gerações que se despontam para o mundo!


Cerimônia de Premiação de Veteranos e de Novos Trovadores no auditório da Unimed

Gilvan Carneiro da Silva recebeu a premiação relativa ao 1º lugar do Concurso no âmbito estadual, com o tema "Esperança"

Luciana Pessanha Pires recebeu a premiação do Concurso no âmbito estadual, com tema "Esperança", ladeada por Almir Azevedo e Arlindo Tadeu Hagen 

Luciana Pessanha Pires, Arlindo Tadeu Hagen e Rozimar Gomes 



Gilvan Carneiro, Arlindo Tadeu Hagen e Valber Meireles 


Antônio Rosélio Nunes Pacheco, conhecido como Gogó Pacheco alcançou o 4º lugar na categoria Novo Trovador com o tema "Cartilha"

Lúcia Spadarotto alcançou o prêmio Menção Honrosa no Concurso no âmbito estadual, com o tema "Esperança" 





Visita à Casa do Artesão, em Itaperuna. Os trovadores foram recepcionados com uma mesa de café, após a missa na Paróquia São José do Avahy

Trovadores visitaram o charmoso distrito de Raposo 

Luciana Pessanha Pires, presidente da UBT Seção Itaperuna, foi entrevistada pela TV Alcance, de Isac Nascimento 


Arlindo Tadeu Hagen, Vice-presidente da UBT Nacional e presidente da UBT MG

Talita Batista, Presidente da UBT Seção Campos dos Goytacazes


Gilvan Carneiro, Membro da UBT São Gonçalo (1° Lugar no concurso Lírico filosófico)







Sarau na magnífica residência de Gogó Pacheco 


















Adilson Figueiredo 







(Sarau das Águas, uma abordagem da poética das águas primordiais, das águas que correm, das águas turvas e das águas que curam. Trabalho espetacular com autoria de Luciana Pessanha Pires, presidente da UBT)







(Cerimônia de Premiação do Âmbito Municipal Estudantil, na Câmara Municipal.
Fabiana França Subsecretára de Educação, Luciana Pessanha Pires, presidente da UBT Itaperuna, Arlindo Tadeu Hagen, e Almir Azevedo, representando, respectivamente a UBT Nacional e a UBT Estadual do Rio de Janeiro)




Maria Júlia Pereira de Lima 


Café com Trova









Um comentário:

  1. Parabéns, Gustavo, pela matéria! Parabéns, Itaperuna, por esta intensa solenidade que escreve mais uma bela página na História de Itaperuna. Brilhante diretoria!

    ResponderExcluir