domingo, 2 de setembro de 2012

Os proprietários nômades

Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

                                                        Nilo e Alcebíades
                                      

Alcebíades Soares de Souza e seu irmão Nilo Soares de Souza nasceram em Carabuçu nos dias 18/03/1914 e 17/05/1917, respectivamente.

Filhos de João Soares de Souza e da portuguesa Ana Querubina de Assunção, sempre se dedicaram a suas propriedades rurais.

Alcebíades trabalhou com seu pai até os 18 anos, quando passou a trabalhar por conta própria, passando a comprar e vender animais. Foi criador de cavalos, especialmente da raça mangalarga marchador. Nilo, por sua vez, dedicou-se à criação de gado leiteiro.

Ambos podem ser considerados uma espécie de proprietários nômades, devido às inúmeras residências em que viveram. Alcebíades explica  que "gostava de comprar uma propriedade, melhorá-la e vendê-la, em seguida". Ele enumera as propriedades em que viveu: "Em Carabuçu comprei uma propriedade na Ponte Caída. Daí fui para a Serra do Tardin. Depois, mudei-me para São Pedro do Itabapoana (ES) e, em seguida, para a Fazenda da Barra, em Mimoso do Sul (ES). Depois, fui para as seguintes localidades de Mimoso do Sul (ES): Rochedo,  Fazenda do Caju e Fazenda das Perobas. Posteriormente, mudei-me para a Fazenda São Miguel em Bom Jesus do Norte (ES). Fui então para a Barra do Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, retornei à Fazenda São Manuel e, finalmente, comprei uma fazenda em Águas Claras, que pertence a Itaperuna (RJ). Esta fazenda está arrendada a meus filhos".

Rômulo (neto de Nilo), Rosemberg (filho de Nilo), Nilo, Alcebíades, Maria José (secretária de Alcebíades) e Ercília (filha de Nilo)


Casado com Albanice Gomes de Souza, teve 5 filhos: Maria Ilka, Sebastiana, Edson, José Carlos e João Batista, com inúmeros netos e bisnetos. É viúvo há cerca de 7 anos.

Seus filhos estudaram no Grupo Escola Marcílio Dias e, quando foram morar em Bom Jesus do Itabapoana, estudaram no Colégio Rio Branco, com exceção de Sebastiana, que foi estudar em São José do Calçado (ES).

Alcebíades foi subdelegado de Carabuçu por 8 anos e se recorda da Fazenda do Jacó e do "malungo Lourinho. A fazenda possuía gado e plantava milho e arroz. Já a fazenda dos turcos, localizada mais para cima, era café puro. Os turcos Quirino e Jorge, inicialmente, vendiam roupas. Ganharam dinheiro com esta atividade e depois compraram esta fazenda. Meu sogro foi trabalhar lá", assinala.

Alcebíades se recorda do Padre Mello, personagem histórico, que chegou em Bom Jesus em 1899: "Era um padre extraordinário. Era brincalhão e costumava caçoar a gente. Gostava de fazer amigos e conversava com todos, mas era sério quando se fazia  necessário. Era também muito culto. Lembro-me que, certa vez, ele me mostrou um revólver bonito que ele guardava em sua casa". Alcebíades também se recorda de dona Carmita: "Foi a mulher mais direita e com consciência que já conheci".

Nilo Soares de Souza, por sua vez, foi casado com Kilda Dias de Souza, com quem teve 6 filhos: Ercília, Robério, Enilda, Rômulo, Rosemberg e Sebastião. Possui 9 netos, 2 bisnetos e 1 tataraneto. É viúvo há 15 anos.

Nilo já passou por 8 propriedades e atualmente fixou residência na Fazenda da Providência em Bom Jesus do Norte (ES).

Nilo conta que o Pau Ferro, árvore símbolo da principal praça da cidade, a Governador Portela, "foi plantada por Padre Mello, segundo o comentário geral". Todos os seus filhos estudaram no Grupo Escolar Marcílio Dias. "Em Bom Jesus do Itabapoana, foram estudar no Colégio Agrícola e no Zélia Gisner", salienta.

Como mensagem para as novas gerações, Alcebíades aconselha: "estudem e sejam corretos". Já Nilo recomenda: "sejam direitos e cumpram com os seus deveres".
Cercados pelo carinho dos familiares, Alcebíades e Nilo se encontraram na casa do primeiro e relembraram os tempos de antanho, onde o carinho dos familiares também sempre acompanharam suas vidas.
Alcebíades e o malungo João Albino, em foto tirada em Carabuçu em 1935

Nenhum comentário:

Postar um comentário