3o. CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS EMPOLGOU 13 MUNICÍPIOS
"A América Latina Somos Todos Nós", no ECLB, deu início ao grandioso evento
O Circuito Cultural Arte Entre Povos, em sua 3a. edição, percorreu 13 municípios de três estados: RJ, MG e ES, alcançando enorme sucesso por onde passou. "A América Latina Somos Todos Nós", no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), abriu o Circuito em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), no dia 12 de agosto, que teve o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura.
Mesas-redondas, exposição sobre o poeta chileno Pablo Neruda e shows ocorreram pela manhã e à tarde.
À noite, o Circuito teve prosseguimento com atividades na Tenda Cultural, localizada no Parque de Exposições da Cooperativa Agrária do Vale do Itabaopana (CAVIL), onde ocorreram os festejos do município, e que teve a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A Tenda Cultural, que foi palco da 7a. Exposição Internacional e da 3a. Feira de Livros, contou também com a apresentação de shows, teatro e balé. Entre os expositores constaram Adela Hilda Figueroa e Francisco Rivero, de Cuba, Neumar Monteiro (neumarmonteiro.blogspot.com), Giulian, Roulien Boechat, Gerson Carlota de Oliveira, Marília Maiolino, Paulo de Souza Dias, Mateus de O. Martins, Everaldo Provalero, Gilma Pascoal, Verônica Zanardi, Renan Machado Tiradentes, Jamile Tannus, Mary Kay, Renan Machado Tiradentes e Roçarte Cerâmica, entre outros.
Na Feira de Livros marcaram presença a Academia Bonjesuense de Letras, com stand organizado pela acadêmica Vera Viana, a Editora Inverta, do Rio de Janeiro, o professor e livreiro Bolívar Almeida, do Rio Grande do Sul, além de livros da Livraria do Péricles, de Bom Jesus do Itabapoana, e de Cuba.
Do estado do Rio de Janeiro participaram do Circuito Cultural os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Porciúncula, Varre-Sai e Laje do Muriaé. De Minas Gerais,marcaram presença os municípios de Itambacuri, Conceição de Ipanema e Manhuaçu. Do estado do Espírito Santo, participaram os municípios de Guaçuí, Vargem Alta, São José do Calçado, Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim.
Integraram a comitiva do Circuito Cultural Arte Entre Povos os trovadores argentinos Gabo Sequeira e Pablo Fernandez, o trovador chileno Felipe Aranda, a cantora cubana Ilén de la Cruz, os artistas plásticos cubanos Adela Hilda Figueroa Gutiérrez e Francisco Rivero, o professor gaúcho Bolívar Almeida, a Editora Inverta, a Cia de Teatro América Latina e o fotógrafo Cimar Pinheiro. Todos se integraram com artistas e pensadores dos municípios por onde passavem.
Exposições de obras de artes, feiras de livros, palestras sobre a América Latina e a arte de ler, oficinas de artes plásticas, de dança, de iniciação à língua espanhola, de fotografia e de violão, realização de murais, mesas-redondas e espetáculos empolgaram os municípios integrantes do Circuito, constituindo uma prova inequívoca de que o povo brasileiro anseia por uma autêntica cultura que valoriza o ser humano, e que dá provas de ser portador de uma fé em sua capacidade de construir um mundo diferente.
Mais notícias sobre o "A América Latina Somos Todos Nós" e o Circuito Cultural podem ser encontradas no blog www.espacoculturallucianobastos.blogspot.com, https://docs.google.com/file/d/0B_w52doRYj6PYlNuNWNRbDZTaTg/edit?pli=1 e http://www.manhuacu.com/artigo/ler/ee_de_sao_sebastiao_do_sacramento_recebe_artistas_latino-americanos.
As TVs GAZETA (ES) e INTERTV (RJ) fizeram reportagens, que podem ser vistas em http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=27841
e http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/sul-do-espirito-santo/v/estudantes-de-marataizes-es-participam-de-projeto-que-estreita-lacos-de-povos-da-america/2136436/
BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ)
A AMÉRICA LATINA SOMOS TODOS NÓS, no ECLB
1a. mesa-redonda:
"Eu vejo o outro em mim". Da esquerda para a direita: Bolívar Almeida,
professor de História do Rio Grande do Sul, Francisco Rivero, artista
plástico cubano, Gustavo Lopes, professor de História do IFF, Carlos
Pronzato, cineasta argentino, e Pablo Fernandez, trovador argentino
Na 2a. mesa-redonda:
"A língua de Camões e Cervantes também nos une", participaram Adela Figueroa, artesã e poetisa cubana, Felipe Aranda,
trovador chileno, Maria Célia, professora de espanhol do IFF Campus
Itaperuna, Gabo Sequeira, trovador argentino e Ilén de la Cruz, cantora
cubana
O poeta campista Artur Gomes emocionou o público e produziu um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sKV8bSqJ0d8&list=UU3d8xoVqrdTDFZ2dKIfRanQ&index=1&feature=plcp |
Paula Aparecida Martins Borges Bastos, do ECLB, e Lucienne Figueiredo, Assessora-Chefe da Superintendência de Museus da Secretaria Estadual de Cultura
Público no auditório do ECLB
Pedro Salim, um dos organizadores do evento |
Obras de Francisco Rivero |
A arte de Adela Figueroa |
Exposição sobre Pablo Neruda na Biblioteca. Ao fundo, obra de Helga Berlt |
Alunos marcaram presença na Sala de Exposições do ECLB |
Bolívar
Almeida recebeu certificado de participação por parte de João Pedro, 7
anos, a quem iniciou no gosto pelos livros, há três anos atrás |
Nenhum comentário:
Postar um comentário