terça-feira, 1 de janeiro de 2013


66 ANOS DE O NORTE FLUMINENSE




No dia 25 de dezembro de 1946, Ésio Bastos fundou O NORTE FLUMINENSE, sendo seu diretor e redator até o dia 24 de agosto de 2003, quando ocorreu seu passamento. Seu irmão, Luciano Bastos, assumiu a direção do jornal, exercendo-a até o seu falecimento, no dia 2 de fevereiro de 2011. O filho deste, Gino Martins Borges Bastos, e o diretor comercial João Batista Assad Tavares, que compõe os quadros do jornal ao longo de sua trajetória, dão prosseguimento aos ideais que sempre nortearam o jornal.


Nesta oportunidade, O NORTE FLUMINENSE agradece ao imprescindível apoio da comunidade, dos assinantes, leitores,  articulistas e anunciadores, desejando a todos um Natal de paz e um 2013 de realizações.

Ésio e Luciano Bastos presentes!




Noite memorável pereniza o nome de LUCIANO BASTOS
(publicada na edição de junho de 2011)
Heloisa Crespo homenageou Luciano Bastos em verso


A noite do dia 13 de maio passado constituiu-se num marco na história de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), diante da concorrida e emocionante homenagem prestada pelo ILA (Instituto de Letras e Artes Dr.José Ronaldo do Canto Cyrillo) a Luciano Augusto Bastos, advogado, diretor do Colégio Rio Branco e editor de O Norte Fluminense por vários anos.

Presidida pela dra. Nisia Campos Teixeira, a solenidade foi realizada no salão da Câmara Municipal, gentilmente cedido pelo vereador Samuel Júnior, afilhado do homenageado, e que abriu  o recinto da Câmara  para as homenagens preparadas, disponibilizando os funcionários e toda a sua equipe de trabalho, além de ofertar um coquetel após a cerimônia.

Em seguida às falas de abertura por parte da presidenta do ILA, a mesma convidou os filhos de Luciano Bastos, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, Claudia Martins Bastos e Gino Martins Borges Bastos para tomarem assento  à direita da mesa  diretora. Estiveram presentes, ainda, outros familiares do homenageado: os sobrinhos Maria Célia Bastos e Paulo Guerra, a cunhada Ercília Tavares Borges e Taís Borges do Carmo.

 Ato contínuo,  um atirador do Tiro de Guerra adentrou ao recinto levando solenemente a bandeira do Brasil, após o que foram  entoados o Hino Nacional e o Hino à Bandeira. Utilizou então  da palavra o Sargento Olimar Auler representando o Exército Brasileiro, que leu a "ficha do atirador" do homenageado. Ali foi salientado que Luciano Bastos integrou um grupo de 70 atiradores, no ano de 1945, ocasião em que residia na rua Buarque de Nazareth. Em 2009, Luciano Bastos foi agraciado como Colaborador Emérito do Exército.

Prosseguindo, o  Desembargador Dr. Antonio Izaias da Costa Abreu realizou um comovente  discurso laudatório. O palestrante, que se deslocou especialmente do Rio de Janeiro para proferir o necrológio de Luciano Bastos, esteve acompanhado de sua esposa Penha Abreu. A exposição do orador está reproduzida à página 02 desta edição.

A escritora e poetisa Heloisa Crespo, representando a centenária Academia Campista de Letras e a Academia Pedralva de Letras e Artes, ambas de Campos dos Goytacazes (RJ), versejou a história de Luciano Bastos no  poema que transcrevemos abaixo.

LUCIANO AUGUSTO BASTOS

O ILA solenemente
promove uma homenagem
ao filho que já se foi
na data que é só mensagem
de luta, libertação,
sonho, fé e coragem.

A data é 13 de maio
que faz parte da história*(1)
e, hoje é aqui consagrada,
através da oratória
do insigne doutor*(2),
relatando a vida e a glória

do confrade Luciano,
membro, sim, correspondente
da Academia Predalva.
Como sempre um agente
da cultura onde passou.
Um verdadeiro expoente.
 

Mineiro de nacimento.
Ele é um carangolense
de coração, não há dúvida,
é mesmo bonjesuense.
De sangue um pouco campista
e na formação forense.

Campista porque ele é filho,
sobrinho, neto e bisneto
de uma família de Campos,
com parentesco direto
e indireto à nobreza.
E Luciano discreto

Nada fala, nada diz
que Vivaldina Martins,
sua mãe, era parente
de Claudinier Martins *(3)
o "Príncipe dos Poetas"
e de parentes afins

que se distinguem por méritos:
escritores, desenhistas,
farmacêuticos, políticos,
militares, humoristas,
delegados de polícia,
filólogos,sonetistas,
  
Ilustradores, chargistas,
jornalistas, professores,
acadêmicos, poetas,
repórteres, oradores,
autores de vários livros,
advogados, pintores,

Como foi o Segisnando,
João, o Justiniano...
Claudinier e outros mais,
até chegar Luciano,
Leny, os filhos e netos.
Hoje ele vive em outro plano.

Dr. Luciano Bastos,
também deixou seu legado,
através das suas obras,
dos seus filhos tão amados.
Orgulho de Bom Jesus,
em verso e prosa cantado!

 Heloisa Crespo
13/05/2011

*(1)   13 de maio de 1888
*(2)   Desembargador Antônio Izaias da Costa Abreu, em 13 de maio de 2011
*(3)  Claudinier Pinto Martins


O Dr. Nilton Serpa Kelly,  Presidente do Rotary Club de Bom Jesus, por sua vez, utilizou  da palavra, e informou que a entidade instituiu a Comenda de Honra ao Mérito Rotário Luciano Augusto Bastos, para homenagear pessoas que prestarem relevantes serviços ao Rotary e ao país, consituindo um meio também de perpetuar o nome do homenageado.

 A Prefeita Municipal Branca Motta se fez presente ao evento, entregando placa de reconhecimento aos filhos de Luciano Bastos.

O Dr. Luiz Marques, Presidente da 17ª Subseção da OAB/RJ, em sua homenagem, ressaltou, entre outras coisas, a atuação de Luciano Bastos na criação da entidade em Bom Jesus.

O Dr. Augusto César, respresentando o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, salientou as contribuições de Luciano Bastos ao nosocômio.

O Jornal A Voz do Povo, por intermédio da secretária e tesoureira do Jornal, Regina Lucia Alves Goulart Marques, assinalou que Luciano Bastos foi assinante do jornal por mais de 50 anos.

O Olympico F.C. foi  representado pelo gerente de projetos do clube, Rafael Messias, que lembrou das realizações do homenageado quando esteve à frente do Clube de seu coração

Representando a FAESP (Fundação de Apoio ao Ensino Superior ),  Geraldo Antonio Theodoro Lima  lembrou das importantes atividades de Luciano Bastos quando este presidiu a entidade.

O ILAC (Instituto de Letras e Artes de Carabauçu) esteve representado pela professora Dorcas de Paula Vieira,  por quem Luciano Bastos nutria grande respeito e admiração. Ela foi professora do Desembargador Costa Abreu em Carabuçu.

O Dr. José Antonio de Almeida Rangel, representando o Lions Club, salientou ainda o cunho também pessoal da homenagem, uma vez que, por vários anos foi vizinho de Luciano Bastos.

O Professor Cléverson Rufino Araújo, Presidente do Diretório local do PMDB, acompanhado dos integrantes do Diretório do Partido, Martins de Paula e  Roberto da Veiga, realizou um discurso enaltecendo as qualidades de Luciano Bastos, que foi presidente da entidade por vários anos, sendo presidente de honra da agremiação política.

Os Correios estiveram presentes através do funcionário Juvenal, ressaltando  que Luciano Bastos era um dos que possuía uma das caixas-postais mais antigas do município.

 O jovem Kalisto,  representando a família de Martins de Paula, ex-vereador e membro do diretório do PMDB, entregou aos familiares de Luciano Bastos um desenho de rosto por ele produzido especialmente para a solenidade.

A última inspetora escolar estadual que atuou no Colégio Rio Branco, Patrícia Fonseca da Rocha, também se fez presente, levando sua homenagem.
Jussara Miranda, Diretora do CAPS, igualmente usou da palavra, lembrando da trajetória de Luciano Bastos.

Estiveram presentes, ainda na solenidade, o Dr. Luiz Alberto Nunes da Silva, Juiz de Direito da Comarca local, o Padre Vicente Osmar Batista Coelho, representando o Centro Educacional Santa Rita de Cássia, o Dr. Carlos Augusto Galo, advogado e Promotor de Justiça aposentado, o Dr. Cinézio Salles, presidente da JCI de Campos e advogado atuante, Anízio Pimentel, representando a JEMAJ Musical,  Ebenezer Campos, filho do saudoso Pastor Onésimo Gerar da Silva, representando o jornal O Repórter, as diretoras do Colégio Estadual Padre Mello, Luciana Bello e Meryane Giacomine, Profa. Maria Apparecida Viestel, Sra. Eliane Chalhoub, o professor Héliton Dias Pimentel, o dr. José Cabral de Melo entre outros.

Foram vários os telegramas e manifestações de pessoas e personalidades que justificaram a ausência à cerimônia.

 A programação cultural consubstanciou-se, ainda, em um momento de louvor, com emotiva interpretação de Marisa Valinho acompanhada do violonista Amilcar Abreu Gonçalves, conhecido como o "Mão de Ouro do Violão" que, em seguida, realizou uma  homenagem ao amigo de infância, acompanhado da talentosa Martha Lucia Figueiredo Salim Almeida, Diretora de Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, no órgão. Uma composição de lamento e de saudade do amigo, seguida da música  intitulada "Torna Sorriento", encheram de emoção o próprio consagrado violonista, assim como os demais presentes.

O dr. Gino Martins Borges Bastos agradeceu a homenagem em nome da família.

Ao final, o poeta Onofre Nunes apresentou ao público o soneto intitulado "DOUTOR LUCIANO":

    DOUTOR LUCIANO

Atleta... político...educador...
Amou com devoção a terra em que viveu.
Bom conselheiro, foi também doutor
que na área do Direito floresceu.

Usando a verve de historiador
alguns dados de história escreveu
demonstrando com isso um grande amor
pelo solo que pisou e que foi seu.

Aos lhanos honrou, com a presença,
transmitindo, o bom senso de quem pensa
no progresso cultural do nosso povo.

E a sua ausência, como foi sentida!
Mas, partindo elevou-se além da vida
na busca do esplendor de um mundo novo


E a memorável noite de homenagens se findou, havendo unanimidade a respeito do grande legado deixado às gerações futuras por Luciano Augusto Bastos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário